
A pitaya apresenta benefícios para diferentes partes do corpo (Foto: Freepik)
Exótica e cada vez mais popular no Brasil, a pitaya é originária do México e vem ganhando mais fãs na culinária por sua aparência vibrante e sabor doce e suave. No entanto, a pitaya não apenas encanta os sentidos: ela também oferece uma variedade de benefícios à saúde.
Apelidada de fruta do dragão pelos chineses - por conta da aparência, similar às escamas do animal -, ela tem três diferentes variações de acordo com a cor da polpa. São elas: pitaya vermelha, com coloração rosa na polpa e na casca; pitaya amarela, com casca nessa cor e branca internamente; e pitaya branca, com casca rosa e branca na polpa.
E tem mais: apesar de todas apresentarem diferentes benefícios, a quantidade de antioxidantes varia de acordo com a coloração da fruta, de modo similar ao que acontece com as uvas. Mais colorida, a pitaya vermelha contém maior quantidade de antioxidantes que a amarela ou branca.
Quais são os benefícios da pitaya se ingerir a fruta diariamente?
Que tal saber então o que acontece no seu corpo diante do consumo regular de pitaya? O TudoGostoso te conta na lista a seguir!
Pele mais saudável
A pitaya é uma potência antioxidante, contendo uma variedade de compostos como flavonoides, betacianinas e vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres no corpo. A pitaya branca é a que tem mais vitamina C: são 13 mg pra cada 100g do alimento. Junto com os demais antioxidantes, ela ajudam a reduzir o estresse oxidativo, protegendo as células dos danos e contribuindo para uma pele mais saudável e jovem.
Saúde cardíaca em dia
Essa fruta também promove a saúde do coração: ela é rica em fibras e baixa em colesterol, o que vai ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue.
Além disso, os antioxidantes presentes na pitaya, já mencionados anteriormente, também ajudam a proteger o coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Imunidade em alta
Graças ao seu teor significativo de vitamina C, a pitaya é uma excelente aliada para fortalecer o sistema imunológico. Essa vitamina é essencial para a produção de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções e doenças. Ao consumir pitaya regularmente pode ajudar a reduzir o risco de resfriados, gripes e outras doenças infecciosas.
Adeus aos problemas de digestão
A pitaya é uma boa fonte de fibras dietéticas, essenciais para manter um sistema digestivo saudável. Elas ajudam a promover a regularidade intestinal, prevenir a constipação e melhorar a saúde geral do trato gastrointestinal.
Além disso, a ciência descobriu recentemente que a pitaya tem atuação como um alimento prebiótico: isto é, suas fibras não são digeridas no intestino, mas passam por um processo de fermentação capaz de aumentar as bactérias boas que fazem parte da macrobiota do intestino e também sua atividade.
Perda de peso é favorecida
A pitaya é uma fruta baixa em calorias: em suas três variações, 100g não têm mais de 50 calorias. Outro benefício dela para quem quer emagrecer são as fibras, que ajudam a promover a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e evitando excessos na alimentação.
Níveis de açúcar no sangue regulados
Apesar do sabor doce, a pitaya tem um baixo índice glicêmico, o que significa que ela não causa picos de açúcar no sangue após o consumo. Isso a torna uma ótima opção para pessoas que precisam controlar seus níveis de glicose no sangue, como aquelas com diabetes ou resistência à insulina. Além disso, as fibras presentes na pitaya ajudam a regular a absorção de açúcar no sangue, contribuindo para um melhor controle glicêmico a longo prazo.
A pitaya é, por tudo isso, uma fruta versátil e deliciosa que pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, de modo geral: ao incorporar essa fruta exótica em sua dieta, é possível colher diferentes benefícios nutricionais.
Veja mais:
- Fruta do milagre, sapota preta e mais: veja 5 frutas inusitadas que você provavelmente nunca ouviu falar