• Entrar
  • Cadastrar
Fruta do dragão: conheça os benefícios da pitaya e a origem do apelido curioso

De coloração marcante, a pitaya é uma fruta muito nutritiva, rica em fibras e com poucas calorias; saiba tudo sobre ela!

A pitaya pode ser consumida de diversas formas e vai muito bem até em drinks

Sabe aquela frase de efeito dita por nutricionistas sobre uma refeição equilibrada ser bem colorida? Então pegue o conselho, inclua a pitaya na sua alimentação e presenteie seu organismo com nutrientes poderosos. Mas o primeiro passo é conhecer a fruta.

Você sabe de onde vem a pitaya?

A pitaya nada mais é que o fruto de dois gêneros de cactos: o Hylocereus e o Selenicereus, nativas da América Central e México. Apesar disso, o fruto também é cultivado no Brasil e em países como Israel e China.

A pitaya tem sabor suave e adocicado, foi batizada com um nome alternativo bastante curioso: fruto do dragão. Mas o título não tem nada a ver com sua origem geográfica e sim com o seu formato. Há quem considere o aspecto físico da fruta muito parecido com o olho de um dragão. Você achou?

Quais os benefícios da pitaya?

A pitaya, assim como outras frutas, é uma ótima fonte de nutrientes. Rica em vitamina C, ela ajuda a turbinar o nosso organismo no combate a agentes invasores virais e bacterianos, como também a fortalecer os ossos. A fruta é rica em fibras e vai ajudar no bom funcionamento do trato digestivo. Para quem busca emagrecer, a pitaya pode ser uma mão amiga, afinal, tem baixa quantidade de calorias e ainda é muito leve e nutritiva.

Como comer pitaya?

A fruta costuma ser encontrada em hortifrutis mais diversificados, em forma de creme gelado em lojas de açaí, mas também como ingrediente principal de alguns sucos, vitaminas, smoothies e até mesmo drinks.

Apesar de possuir um tom de rosa avermelhado bem marcante, a pitaya tem variedade de tipos e até colorações diferentes. As mais consumidas são a pitaya amarela de polpa branca, a vermelha de polpa roxa e ainda a vermelha de polpa branca.

Como se a diversidade de cores de pitaya não fosse grande o suficiente, encontramos um outro tipo aqui no nosso país, a chamada mini pitaya Brasileira ou pitaya do cerrado. Esta é a queridinha de muita gente, uma vez que é considerada a versão mais saborosa de todas.

Veja mais:

Frutas brasileiras que você provavelmente não conhece, mas precisa experimentar

Faca? Descasque frutas e legumes com água quente, colher ou palito de dente

Receitas diferentes com salada de frutas para você inovar e se refrescar

Temas relacionados