• Entrar
  • Cadastrar
Cupuaçu: conheça os benefícios de comer a fruta todos os dias

Com sabor ácido e comumente utilizada em receitas de sucos e sorvetes, o cupuaçu é uma fruta nutritiva rica em fibras e antioxidantes. Saiba mais sobre seus benefícios e como consumir. 

Cupuaçu: conheça os benefícios de comer a fruta todos os dias

Conheça os benefícios do cupuaçu e como incluir a fruta na sua alimentação. (créditos: Shutterstock)

O cupuaçu é uma fruta nativa da Amazônia conhecida pelo seu sabor ácido e aroma doce. Ela é muito consumida pela população local não só por ser deliciosa, mas também pelas suas inúmeras propriedades medicinais, como ação antioxidante e anti-inflamatória. Rica em fibras e vitamina C, a fruta é fonte de uma série de nutrientes essenciais, como ferro, cálcio e proteínas. Por isso, o seu consumo regular pode oferecer uma série de benefícios à saúde.

Conheça as vantagens de incluir o cupuaçu na sua alimentação e os impactos do consumo da fruta na sua saúde.

Benefícios do cupuaçu: por que consumir a fruta com mais frequência?

Fortalece a imunidade

O cupuaçu é uma fruta com alto potencial antioxidante. Ela é rica em vitamina C, uma substância que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres e ainda fortalece as células de defesa do organismo.

Previne o envelhecimento precoce

A vitamina C presente no cupuaçu também estimula a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Assim, o consumo da fruta pode contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce.

Melhora o funcionamento do intestino

O cupuaçu tem alto teor de fibras, nutrientes que melhoram o trânsito intestinal e fortalece a microbiota do intestino. Por isso, a fruta é muito benéfica para quem lida com prisão de ventre e outros problemas de origem gastrointestinal.

É fonte de energia

O cupuaçu contém teobromina, uma substâncias com efeito estimulante parecido com a cafeína. Ela atua no sistema nervoso central e deixa o organismo mais ativo e em alerta. Aliás, a fruta é uma ótima escolha para refeições pré-treino. No entanto, seu consumo à noite deve ser evitado para não prejudicar o sono.

Combate a anemia

O cupuaçu é rico em ferro, um nutriente que estimula a produção de glóbulos vermelhos. A deficiência dessas células é causa de anemia e problemas como fraqueza, palidez e falta de ar. Além disso, a vitamina C é uma substância que potencializa a absorção de ferro pelo organismo. Portanto, o cupuaçu é um grande aliado no tratamento e prevenção da anemia.

Controla o índice glicêmico

Por ser rica em fibras, a fruta retarda o esvaziamento gástrico e controla os níveis de glicose no sangue. Por isso, o cupuaçu pode ser consumido por diabéticos e pessoas que precisam controlar as taxas de açúcar no organismo. As fibras também prolongam a sensação de saciedade e controlam o apetite, principalmente a vontade de comer doces e carboidratos.

Contribui para a saúde do coração

A teobromina do cupuaçu também auxilia na saúde cardiovascular. Ela tem efeito vasodilatador e anti-inflamatório, facilitando a circulação de sangue. Esse efeito é muito positivo para pessoas hipertensas e ainda ajuda na prevenção de doenças como AVC e infarto.

Cupuaçu engorda? Veja os impactos do consumo diário da fruta na saúde

O cupuaçu é uma fruta com baixo teor calórico e fonte de fibras. Sendo assim, o consumo diário não engorda, desde que a fruta seja consumida com moderação. Como todo alimento, o excesso de cupuaçu pode levar ao peso, principalmente se você já não mantém uma alimentação equilibrada. Além disso, algumas preparações com o fruto podem ser mais calóricas e gordurosas, como no caso de doces, sorvetes e outras sobremesas de cupuaçu. Portanto, prefira comer a fruta in natura ou em receitas saudáveis, como sucos, vitaminas, saladas e iogurtes.

A ingestão diária recomendada de cupuaçu é de até 240 g por dia, o que dá em torno de 2 xícaras cheias com pedaços da fruta. Não há muitas contraindicações ao consumo de cupuaçu, porém, quem tem problemas como gastrite, refluxo, esofagite e úlceras devem evitar comer a fruta em períodos de crise devido à sua acidez.

Veja também:

Benefícios e malefícios do inhame: entenda por que você deve (ou não) comer o alimento

Temas relacionados