• Entrar
  • Cadastrar
Mamão além da prisão de ventre: descubra outros benefícios da fruta para a sua saúde

Conheça os benefícios do mamão para a saúde e veja formas criativas de incluí-lo na sua alimentação. 

Mamão é um fruta repleta de nutrientes que promovem diversos benefícios para a saúde. (créditos: Shutterstock) 

O mamão é uma fruta conhecida por contribuir para o bom funcionamento do intestino. No entanto, os seus benefícios vão além do combate à prisão de ventre. Rica em vitaminas e antioxidantes, o mamão é altamente nutritivo e contém propriedades que auxiliam em diversas funções do organismo. Além disso, a fruta possui mais de 80% de água em sua composição, o que a torna uma grande aliada na manutenção do metabolismo e na eliminação de toxinas.

O TudoGostoso reuniu os principais motivos para incluir o mamão na sua dieta.

Mamão: benefícios da fruta incluem ação anti-inflamatória e detox

O mamão é uma fruta rica em fibras insolúveis, um tipo de fibra que facilita a liberação das fezes e combate a constipação. Ela também é uma poderosa fonte de vitamina A, vitamina C e carotenoides, três importantes antioxidantes que fortalecem a imunidade e combatem os radicais livres, moléculas instáveis que aceleram o envelhecimento e causam doenças degenerativas.

Outros nutrientes presentes no mamão são as vitaminas do complexo B. Esse grupo tem um papel muito importante no funcionamento do sistema nervoso central e das atividades cognitivas como memória e aprendizado.

O consumo de mamão ainda pode ser um apoio no tratamento de anemia. Isso porque a vitamina C melhora a absorção de ferro pelo organismo, aumentando a concentração de hemoglobina no sangue.

Pode comer mamão todo dia?

Por ser uma fruta rica em fibras, o mamão tem propriedades laxativas. Portanto, o consumo excessivo solta demais o intestino e pode causar até mesmo diarreia. A recomendação diária é de, no máximo, 200 gramas por dia. Uma dica é comer pequenas porções no café da manhã para prolongar a saciedade ao longo do dia.

O mamão pode ser consumido puro, em vitaminas ou misturado com iogurte. Você também pode usar a fruta em preparações de doces, sucos, bolos, pudins e saladas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há problema nenhum em comer as sementes do mamão. O ingrediente, inclusive, é bastante benéfico para nosso corpo. As únicas contraindicações são mulheres grávidas e pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

Veja também:

Mamão formosa ou papaia? Não importa o tipo, o que vale é comer a fruta todos os dias!
Não jogue mais as cascas do mamão fora, faça essa receita e economize!

Temas relacionados