Uma das vitaminas mais conhecidas e estudadas pela ciência é a vitamina C. Com propriedades antioxidantes contra os radicais livres, ela é capaz de produzir colágeno, uma das proteínas mais necessárias para a cicatrização.
A vitamina C também é essencial para a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal e contribui para o sistema imunológico. Além disso, vários estudos demonstraram seu importante papel na melhoria de nossa saúde mental e dos sintomas de depressão.
E quando pensamos nessa vitamina, há um alimento que nos vem diretamente à mente: a laranja. Ela é, sem dúvida, uma boa fonte de vitamina C e a tradicional aliada contra gripes e resfriados.
O mamão, por sua vez, é outra fruta muito comum no café da manhã dos brasileiros e é conhecido por sua grande quantidade de vitamina C: são 60,9 mg para cada 100g da fruta, mais até do que a laranja, que traz 50 mg, em média, pela mesma porção.
No entanto, poucos sabem que uma fruta menor que a laranja e que o mamão carrega mais vitamina C que os dois: o kiwi. A ingestão recomendada para adultos é de 100mg por dia e 100g de kiwi podem oferecer cerca de 92,7mg, praticamente quase toda a dose diária da vitamina.
É bom para saúde comer kiwi?
O kiwi, além de conter grandes quantidades de vitamina C, se destaca ainda por seu teor de potássio, o que o coloca em pé de igualdade com outra fruta muito conhecida por ser fonte deste principal mineral: a banana.
Ele também fornece uma grande quantidade de fibras e ácido fólico, razão pela qual é sempre recomendado que seja consumido cru. Outras vitaminas que são abundantes nessa fruta são a vitamina E e K. O kiwi ainda pode ser considerado um aliado do bom sono, graças aos flavonoides que contém e que induzem o sono.
Kiwi também tem impacto positivo no humor
Um estudo recente da Universidade Complutense de Madri destacou uma função essencial da fruta que nunca havíamos considerado antes: ela melhora o humor. Isso ocorre porque a falta de vitamina C está relacionada a sintomas depressivos, fadiga e irritabilidade.
Pesquisas demonstraram que comer 2 kiwis por dia se associa diretamente a uma produção mais efetiva de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor.
Como comer o kiwi no dia a dia?
Com sabor levemente ácido e bem marcante, o kiwi pode ser comido após uma refeição como sobremesa ou cortado e utilizado em saladas com queijo fresco, espinafre e nozes, por exemplo. Fazer smoothies e vitaminas com a fruta também é uma opção apreciada por muitos. Como você gosta de comer kiwi?
No TudoGostoso, você acompanha diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem estar.
Veja mais: