As frutas são essenciais na rotina alimentar de quem quer uma vida mais saudável: o consumo regular delas apresenta benefícios para corpo e mente já estudados pela ciência. Algumas são mais conhecidas e populares, como é o caso da maçã e da banana, enquanto outras são muito pouco conhecidas: você já ouviu falar na mucua (ou mukua)?
Essa fruta tem 10 vezes mais fibras do que o kiwi, 7 vezes mais vitamina C do que a laranja e duas vezes mais cálcio do que o leite. Ela também é rica em ferro, potássio e antioxidantes: trata-se do fruto do baobá, uma árvore de origem africana.
Essa árvore pertence à família Malvaceae, especificamente à espécie Andansonia. São nativas da África subsaariana e da Austrália e é uma espécie rara e ameaçada de extinção. Quanto à fruta em si, ela é bastante semelhante ao coco, embora tenha formato mais oval, chegando a pesar até um quilo e meio.
Assim como o coco, o interessante dessa fruta não é seu exterior duro e áspero, mas sua polpa, que é seca e pulverulenta. Ela tem um sabor agridoce, que pode ser azedo ou doce, dependendo do ponto de maturação. Mas o que é realmente interessante nessa fruta não é seu formato nem seu sabor, mas seu perfil nutricional excepcional e os vários benefícios que oferece à saúde.
Assim como o coco, o interessante dessa fruta não é seu exterior duro e áspero, mas sua polpa, que é seca e pulverulenta. Ela tem um sabor agridoce, que pode ser azedo ou doce, dependendo do ponto de maturação. Mas o que é realmente interessante nessa fruta não é seu formato nem seu sabor, mas seu perfil nutricional excepcional e os vários benefícios que oferece à saúde.
Quais são os nutrientes presentes na mucua?
Também conhecida como pão de macaco, ela fornece grandes quantidades de vitamina C, fibras, cálcio e outros nutrientes essenciais. A mucua tem um teor extraordinário desse nutriente, chegando a 400 miligramas por 100 gramas de polpa. Isso é sete vezes mais do que uma laranja.
Em termos de fibra alimentar, cada 100 gramas de polpa de baobá fornece cerca de 50 gramas desse nutriente (solúvel e insolúvel). Essa contribuição é significativamente maior do que a da maioria das frutas e até excede as necessidades diárias de fibras de um adulto médio (entre 25 e 30 gramas por dia).
Mas isso não é tudo: essa fruta exótica também é rica em minerais. Para cada 100 gramas de polpa, obtemos 300 mg de cálcio (mais do que o leite de vaca), 2.000 mg de potássio, 200 mg de magnésio e 8 mgde ferro.
A tudo isso, devemos acrescentar que a mucua é uma fruta de baixa caloria. Em termos da quantidade indicada (100 gramas), ele fornece apenas 250 calorias. Isso, juntamente com a grande quantidade de antioxidantes que fornece (incluindo flavonoides e polifenóis), faz da fruta do baobá um superalimento perfeito para quem busca atender às suas necessidades nutricionais sem consumir calorias vazias.
Quais são os principais benefícios da mucua?
A mucua também está associada a uma digestão mais saudável. Graças à sua alta quantidade de fibras dietéticas, essa fruta pode ajudar a promover nesta quesito. Outra vantagem é que ela fortalece o sistema imunológico devido ao seu alto teor de vitamina C, ajudando o corpo a combater doenças e infecções.
A fruta pode ainda melhorar a pele, uma vez que os antioxidantes presentes nela combatem o estresse oxidativo e promovendo a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce. A mucua também é rica em cálcio, o que se traduz em uma melhor saúde óssea e dentária. O consumo regular pode ajudar a fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose.
Seu alto teor de fibras, aliado ao seu perfil de baixa caloria, torna o fruto do baobá um poderoso aliado no controle dos níveis de açúcar no sangue. E, por fim, o baobá ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, portanto, seu consumo regular pode ser muito positivo para quem sofre de doenças relacionadas à pressão arterial.
Já conhecia essa fruta? Confira mais conteúdos sobre alimentação e vida saudável no TudoGostoso.
Veja mais: