• Entrar
  • Cadastrar
Quais são as frutas do outono? Veja lista da estação conforme o mês

O outono é uma das melhores estações para consumir frutas. Época é marcada por grandes colheitas devido o clima ameno e poucas chuvas. 

Kiwi é uma das frutas do outono que tende a ficar mais barata durante a estação. (créditos: Shutterstock)

O outono é uma estação propícia para o cultivo de muitas frutas. O período que vai de de 20 de março a 21 de junho aqui no Brasil é marcado por um clima fresco e menos úmido, perfeito para quem não curte o calorzão do verão nem o frio do inverno. Justamente por conta das temperaturas mais amenas que essa é a melhor época do ano para o consumo de frutas. Além de estarem mais saborosas e baratas, elas também estão mais nutritivas e saudáveis, já que os produtores usam menos agrotóxicos e outros aditivos químicos nas plantações.

Conheça as principais frutas do outono, seus benefícios e como incluí-las na sua alimentação.

Frutas do outono: março

Caqui

O caqui é uma fruta rica em vitaminas A e C e fibras solúveis. O alimento também é fonte de betacaroteno, um composto com ação antioxidante que combate os radicais livres, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde da pele, cabelos e unhas. Já as suas fibras são grandes aliadas do intestino, fortalecendo a flora intestinal e prevenindo a constipação.

O caqui é uma ótima escolha para sobremesas, pois tem um sabor doce que ajuda a mascarar o desejo por açúcar após as refeições. A fruta também pode ser adicionada no preparo de sucos e receitas de bolos, geleias, molhos e até sorvete caseiro.

Coco seco

O coco seco é uma fruta rica em fibras solúveis e gorduras boas. Seu consumo aumenta a sensação de saciedade, regula o trânsito intestinal e ajuda a hidratar o bolo fecal, o que é ótimo para quem tem problemas de constipação.

O coco seco pode ser consumido de diversas maneiras. Uma dica é cortar a fruta em pedaços pequenos e consumir como um petisco entre as refeições. Além disso, você também pode incluir o alimento em inúmeras receitas de doces e salgadas.

Figo

O figo é rico em vitamina C e ficina, uma enzima que favorece a digestão de proteínas e gorduras. O consumo da fruta também auxilia no combate dos radicais livres, fortalece a imunidade e ajuda no tratamento da anemia, já que a vitamina C potencializa a absorção de ferro presente nos alimentos que ingerimos. O alimento ainda é uma boa fonte de cálcio e potássio, dois minerais importantes para a saúde óssea e muscular.

O figo pode ser consumido sozinho in natura ou em saladas, geleias, sobremesas, patês, molhos e outras preparações. A fruta é muito benéfica para os idosos por conta do cálcio e da vitamina C.

Frutas do outono: abril

Graviola

Graviola também é uma excelente fonte de vitamina C. Na verdade, a fruta tem um valor nutricional muito alto, já que é rica em fitoquímicos, antioxidantes, fibras e potássio. A graviola também possui propriedades relaxantes que agem no sistema nervoso central e reduzem os sintomas de estresse e ansiedade.

A graviola pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, vitaminas e smoothies. Você também pode preparar diversas sobremesas com a fruta, como sorvete caseiro, mousses, tortas e bolos.

Kiwi

Kiwi é fonte de vitamina C e tem baixo índice glicêmico. A fruta também é pobre em calorias e possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Normalmente, o kiwi aqui no Brasil costuma ser um pouco caro, portanto, o outono é a melhor época para investir na fruta e aproveitar todos os seus benefícios.

O kiwi é uma delícia e tem um sabor cítrico e refrescante. Ele pode ser consumido in natura ou na forma de sucos, picolés caseiros, mousses, bolos e até pavês.

Banana

A banana é a fruta mais consumida pelos brasileiros. Ela é uma das principais fontes de potássio e carboidratos na alimentação, além de ser rica em vitaminas do complexo B. A banana também é fonte de fibras, magnésio e triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina.

A melhor forma de consumi-la é in natura no café da manhã ou antes da prática de atividades físicas. A fruta ainda pode ser incluída em receitas de bolos, sobremesas, vitaminas e muitos outros preparos doces e salgados, como no caso da deliciosa farofa de banana.

Mamão

Mamão é uma ótima fruta para quem lida com problemas de prisão de frente. Ele é rico em fibras solúveis, que ajudam a regular o trânsito intestinal e hidratar as fezes. O alimento também é fonte das vitaminas A, C e E, além de algumas do complexo B.

O mamão é uma ótima opção para o café da manhã, pois dá sustância, melhora o fluxo intestinal e fortifica o sistema imunológico. Você pode consumi-lo in natura ou na forma de sucos, vitaminas ou adicionado a saladas de frutas.

Frutas do outono: maio

Pera

A pera tem vitamina A, magnésio, potássio, fósforo e fibras. Outra vantagem da fruta é que ela é rica em água, o que a torna uma grande aliada da hidratação diária. Também é uma fruta que favorece a digestão e estimula a circulação sanguínea, sendo uma boa escolha para quem tem problemas de retenção de líquido.

A pera pode ser consumida a qualquer horário do dia, inclusive de noite após a janta. A fruta também combina com diversas receitas de sucos, doces, bolos e geleias.

Manga

Mangas são ricas em fibras e nutrientes como as vitaminas A, B9, C, E e K. A fruta tem ação antioxidante, anti-inflamatória e ainda ajuda no controle glicêmico. Porém, mesmo com muitos benefícios, é importante consumi-la com moderação porque ela pode soltar demais o intestino. A ingestão diária recomendada é de, no máximo, 2 unidades.

Mangas podem ser consumidas na sua forma natural ou em receitas de sucos, geleias, vitaminas, saladas, molhos, doces e outras diversas receitas. É uma das frutas mais versáteis e suas cascas também podem ser aproveitadas no preparo de chás e sorvete.

Frutas do outono: junho

Tangerina

A tangerina é rica em vitamina C e fitoquímicos com poder antioxidante e anti-inflamatório. Por isso, a fruta melhora a resposta imunológica e ajuda na recuperação de infecções como gripes e resfriados. A tangerina também é fonte de potássio, cálcio, ferro e magnésio.

A tangerina pode ser consumida após as refeições ou como lanche ao longo do dia. Além de ser uma delícia, ela é um alimento que hidrata o corpo. Você ainda pode utilizar a fruta para preparar sucos, vitaminas, chás e saladas.

Veja também:

Você já ouviu falar em tanghulu? Esse espetinho de frutas chinês irresistível viralizou no Tiktok e todo mundo precisa provar!
Frutas secas ou frutas cristalizadas atrapalham a dieta? Saiba como evitar algumas ciladas de Natal!

Temas relacionados