• Entrar
  • Cadastrar
Você já ouviu falar em tanghulu? Esse espetinho de frutas chinês irresistível viralizou no Tiktok e todo mundo precisa provar!

Aprenda como fazer um clássico tanghulu chinês com o TudoGostoso! 

Surpreenda-se com o sabor do tanghulu, o espetinho de fruta caramelizado chinês! (Créditos: Shutterstock)

Não é nenhuma novidade que as novelas, as músicas e a comida asiática estejam em alta no mundo todo, e TudoGostoso não poderia ficar de fora da onda. Chegamos para provar que nós também amamos a culinária asiática! O país da vez é a China, que possui uma gastronomia muito rica, com pratos que são de dar água na boca! Uma das iguarias que tem feito muito sucesso é o tanghulu, ou espetinho de frutas caramelizadas chinês. O melhor é que para você provar essa delícia, você precisa de poucos ingredientes. Veja abaixo a receita de tanghulu!

Receita de tanghulu: aprenda como fazer o espetinho de frutas caramelizadas chinês

Ingredientes:

  • frutas de sua preferência
  • espeto de churrasco
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

O espetinho de fruta caramelizada chinês é uma iguaria superfácil de fazer e que a família inteira vai adorar! Ele é superversátil e pode ser feito com pedaços de fruta que você quiser, como manga, morango, maçã, uva, kiwi e abacaxi.

  1. Para preparar o tanghulu, o primeiro passo é fazer os espetinhos. Comece espetando as frutas que você escolheu e reserve.
  2. Encha uma panela grande com água bem gelada (pode usar gelo) e reserve.
  3. Em outra panela grande, coloque o açúcar e a água e misture bem.
  4. Leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a calda engrossar levemente e ficar com leve tom amarelado.
  5. Para saber se a calda está no ponto, basta jogar um pouquinho dentro da água gelada. Se endurecer na mesma hora, está pronta e pode desligar o fogo!
  6. Banhe os espetinhos de fruta nessa calda, se certificando de cobrir todas as frutas.
  7. Transfira o espetinho para a água gelada para endurecer a calda imediatamente.
  8. E está pronto o seu tanghulu! Inacreditável como é fácil, né?

Qual a origem do tanghulu?

O tanghulu é um doce tradicional chinês muito popular e que nasceu há mais de mil anos. Ele é feito de frutas espetadas em palitos de bambu que são mergulhadas na calda de açúcar, formando uma casca brilhante e crocante. Para os brasileiros, ele é muito semelhante com a maçã do amor, embora a casca seja mais fina do que a utilizada no tradicional doce junino.

No início, a fruta usada para fazer o tanghulu era a amora chinesa, mas isso mudou nos últimos tempos, e os espetinhos com tangerina, morango e uva estão se popularizando cada vez mais.

Receitas chinesas: mais opções deliciosas para você experimentar na sua casa!

Ficou com vontade de experimentar outras comidas chinesas sem gastar uma fortuna? Então vem que o TudoGostoso vai te ensinar algumas receitas chinesas deliciosas. Confira!

Lámen

Você sabia que a origem do lámen é na China? Apesar de o Japão ter popularizado o prato pelo mundo, o tradicional lámen surgiu do país vizinho, e pode ser preparado de muitas maneiras diferentes. Veja a receita do lámen.

Guioza

As guiozas, originalmente chamadas de jiaozi, também fazem parte da culinária chinesa, sendo bastante consumida no país. Ela pode ser comida pura ou em sopas, e também pode ser preparada frita, grelhada ou no vapor. Confira a receita de guioza.

Frango ao molho de laranja chinês

A culinária chinesa tem muitos pratos agridoces, e é uma ótima opção para quem gosta dessa combinação nas refeições! Veja a receita do frango ao molho de laranja chinês.

Veja mais:

Qual a diferença entre yakisoba e lámen? TudoGostoso te ajuda a escolher qual dos pratos asiáticos você vai gostar mais!

Temas relacionados