• Entrar
  • Cadastrar
Banana é tudo igual? Conheça os diferentes tipos de descubra qual é a mais saudável

Prata, ouro, maçã, nanica e da terra. Saiba quais são as principais características de cada e qual é considerada a mais saldável. 

A banana é a fruta mais consumida no Brasil e oferece inúmeros benefícios para a saúde. (créditos: Shutterstock) 

A banana é a fruta mais consumida pelos brasileiros. Além de ser uma delícia, ela também é uma importante fonte de vitaminas e minerais essenciais para a saúde do organismo. Mas você sabia que a concentração de nutrientes do alimento varia de acordo com o tipo? Algumas bananas, por exemplo, são mais calóricas, enquanto outras possuem uma quantidade maior de potássio. Apesar das diferenças serem pequenas, elas influenciam no seu valor nutricional e nos benefícios que cada variedade oferece.

Conheça as principais diferenças entre cinco variedades de banana e descubra qual é a mais saudável.

Banana nanica é a menos calórica

A banana nanica é a que possui menos calorias. Cada unidade apresenta cerca de 45 kcal. Por isso, ela é uma ótima opção para pessoas que estão de dieta com foco em emagrecimento. A fruta também tem um alto teor de potássio e magnésio, dois nutrientes que desempenham um papel importante no sistema nervoso e na contração e relaxamento dos músculos.

Embora seja mais doce que as outras variedades da fruta, a banana nanica tem baixo índice glicêmico. Suas fibras reduzem a velocidade que o organismo absorve a glicose, fazendo com que o nível de açúcar no sangue fique estável. A nanica ainda é rica em vitaminas do complexo B, como as vitaminas B12, B1, B2 e B6.

Banana-prata é a mais rica em potássio

A banana-prata é a mais consumida entre os brasileiros e é a que contém mais potássio. Uma unidade possui, em média, 270 mg do nutriente. Ela também é rica em cálcio, zinco, manganês e vitaminas A, C e do complexo B. Outra vantagem da prata é que ela é uma poderosa fonte de fibras solúveis que são muito benéficas para o funcionamento do intestino.

Para quem pratica atividades físicas, a banana-prata é uma ótima opção para o pré-treino. Ela é rica em carboidratos, logo fornece bastante energia durante o exercício.

Banana-maçã tem mais fibras e proteínas

A banana maçã é a campeã na categoria fibras. Por isso, ela é a melhor para o sistema gastrointestinal, pois melhora a digestão e regula o trânsito do intestino. Suas fibras solúveis ainda controlam o apetite e aumentam a sensação de saciedade, o que é muito benéfico para quem quer perder peso. Essa variedade também tem a vantagem de ser menos calórica. Uma unidade contém cerca de 48 Kcal.

A banana-maçã é mais rica em proteínas e com maior teor de manganês e fósforo, dois nutrientes essenciais para a saúde dos ossos e dentes.

Banana-ouro é a com maior concentração de vitamina C

A banana-ouro é conhecida por ser a menor variedade. Ela costuma ter, no máximo, 10 centímetros. Mas não se engane pelo tamanho pois ela é uma das mais nutritivas. A fruta é a que tem maior concentração de vitamina C. O nutriente é um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico, estimula a produção de colágeno e aumenta a absorção de ferro pelo organismo.

A banana-ouro é do time das mais calóricas. A cada 100 g tem cerca de 112 kcal. A fruta também é rica em açúcar e carboidratos. Por isso, ela não é uma boa opção para os adeptos de uma dieta low carb.

Banana-da-terra é a maior fonte de carboidratos

A banana-da-terra é a maior espécie do país. Uma unidade pode chegar a ter 26 cm de comprimento e pesar até meio quilo. Ela também é a com maior quantidade de carboidratos e calorias, cerca de 192 kcal cada unidade. Por isso, o ideal é evitar o consumo in natura, pois ela é mais difícil de digerir. Procure sempre comer a fruta cozida ou assada.

Mesmo sendo muito calórica, a banana-da-terra não deixa de ser nutritiva. A fruta é rica em vitamina B1, nutriente envolvido no ciclo de produção de energia do organismo.

Qual banana é a mais saudável de todas?

Todas as bananas são consideradas saudáveis, independente da variedade. Elas são fonte de vitaminas, fibras e minerais, além de serem livres de gordura e colesterol. Do ponto de vista nutricional, a prata e a nanica são ótimas escolhas, pois são as mais ricas em potássio e magnésio. Porém, a banana-maçã não fica atrás, pois é uma poderosa fonte de proteínas, fibras e zinco.

A banana-ouro é calórica, por outro lado, é rica em vitamina C. Sendo assim, seu consumo também oferece benefícios para a saúde. No final das contas, a banana mais saudável depende das necessidades de cada pessoa. O mais importante é consumir a fruta com moderação dentro de uma alimentação equilibrada.

Veja também:



O que acontece se eu comer batata todo dia? É assim que o corpo reage quando você ingere o alimento com frequência
O que acontece se comer o 'fiapo da banana'? Você nunca mais vai descartar depois que descobrir

Temas relacionados