• Entrar
  • Cadastrar
Alimentos ricos em potássio: confira opções para prevenir a pressão alta e regular o metabolismo

Confira uma lista de alimentos ricos em potássio para garantir uma dieta variada e saudável! 

Confira opções de alimentos ricos em potássio para incluir na sua dieta! (Créditos: Shutterstock)

Você conhece os benefícios do potássio? O nutriente garante um sistema cardiovascular mais saudável, ajudando a controlar a pressão arterial e a manutenção do ritmo cardíaco. Ele também fortalece os ossos, ajuda a aliviar dores e auxilia o funcionamento do sistema nervoso.

Uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de garantir uma boa quantidade de mineral no organismo e felizmente a lista de alimentos ricos em potássio é muito variada! Para ajudar você na escolha, fizemos uma lista com diversas opções que vão garantir um cardápio variado e muito saudável no dia a dia. Confira!

Banana

Banana é sempre o primeiro alimento que vem à mente quando pensamos em fontes de potássio. A fruta é rica no nutriente e ainda tem diversos outros benefícios para a saúde. A fruta também é rica em magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina C. A banana também contém triptofano, um aminoácido que contribui para a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.

Abacate

Além de ser uma ótima fonte de potássio, o abacate é muito conhecido como uma fonte de gorduras boas. O consumo está associado a melhora nos índices de colesterol, pressão arterial e ganho de massa muscular. A vitamina C presente no alimento tem importante ação antioxidante e as fibras na composição são importantes para regular o funcionamento do intestino.

Uva-passa

A versão da fruta obtida da desidratação da uva fresca é rica em potássio e cheia de fibras que ajudam o trânsito intestinal. O consumo de uva-passa também está relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico, efeito energético e prevenção contra doenças cardiovasculares.

Semente de abóbora

Esse tipo de semente favorece o relaxamento por conta da presença de magnésio e triptofano. É um alimento com uma boa quantidade de fibras, capaz de diminuir inflamações, regular os níveis de açúcar no sangue e até melhorar a saúde do coração.

Farinha de linhaça

Além de ser fonte de potássio, a farinha de linhaça tem um bom teor de ômega 3, ótimo para a saúde do coração. O alimento também tem substâncias que ajudam no controle dos hormônios. O alimento também é rico em fibras e ajuda a prevenir processos inflamatórios no organismo.

Feijão-preto

Feijão-preto é um clássico da cozinha brasileira, reconhecido como um alimento com mil e um benefícios. A leguminosa diminui os níveis de colesterol ruim, fortalece a imunidade, previne anemia e até evita a osteoporose, os pequenos grãos também fornecem proteína de excelente qualidade para o organismo e garantem saciedade.

Veja mais
Existe açúcar saudável? Descubra se a simples troca do refinado é garantia de mais saúde
Tem problema comer alimento enlatado? Entenda se é saudável e se pode comer sem moderação

Temas relacionados