• Entrar
  • Cadastrar
Frutas secas ou frutas cristalizadas atrapalham a dieta? Saiba como evitar algumas ciladas de Natal!

Antes de cair nas tentações da ceia de Natal e festas de fim de ano, descubra quais são os alimentos que podem ser uma armadilha para a sua dieta.

Frutas secas ou frutas cristalizadas atrapalham a dieta? Saiba como evitar algumas ciladas de Natal!

Frutas secas ou frutas cristalizadas: qual delas é a melhor opção para a dieta? (Foto: Shutterstock)

A noite de ceia de Natal é uma tentação. Não basta o jantar delicioso com pratos especiais que costumam ser marcantes nessa época do ano. As entradinhas são sempre convidativas para sair da dieta. E como resistir àquela bandeja açucarada com frutas secas e cristalizadas?

Não se engane! Para evitar essas ciladas de Natal, é bom já ficar ciente dos ingredientes por trás desses itens deliciosos e investir em boas estratégias para evitar o ganho de peso, como é o caso de incluir a lichia na sua ceia. E quando você se deparar com a bandeja, faça a melhor escolha para você. Só não exagere.

As frutas cristalizadas e as frutas secas podem atrapalhar a dieta?

Presentes nas ceias de Natal, as frutas secas e as cristalizadas podem atrapalhar a sua tentativa de manter o controle na dieta. Se você está em processo de emagrecimento e está tentando focar na sua perda de peso, é bom ficar atenta.

Apesar de as frutas serem opções saudáveis e necessárias na alimentação diária, o preparo para essas versões presentes na mesa das festas de fim de ano faz toda a diferença nas calorias finais.

  • As frutas secas são feitas a partir da desidratação das frutas frescas, na qual elas passam por um processo de perda da água. Devido a esta perda, elas ficam com mais nutrientes concentrados, como fibras, vitaminas e minerais, e por isso as frutas secas são benéficas para a saúde. Mas deve-se levar em conta que elas têm mais calorias ao comparar a mesma porção da fruta in natura.

  • As cristalizadas passa pelo mesmo processo, mas a diferença e que ainda vão ganhar uma camada de açúcar para ficar mais açucarada.

Frutas secas e frutas cristalizadas têm muitas calorias

Agora você já sabe que as duas opções são bastante calóricas. Mas ainda assim vale a pena considerar que as frutas secas são fontes de fibras e dão mais saciedade, o que pode ser um ganho para controlar mais o apetite durante a noite. O importante é ter controle para não comer grandes quantidades.

E se tiver opções de frutas fresca, como ameixa, uvas e cerejas, por exemplo, você pode alternar com os damascos e mais opções que tiver na ceia.

É bom lembrar que o conjunto das escolhas que são feitas, e não apenas um único alimento, é que podem atrapalhar o sucesso da sua dieta. Mas você não precisa passar a noite de Natal contando calorias dos alimentos, apenas opte pelo equilíbrio nas suas escolhas.

Veja mais!

Como impressionar na ceia de Natal: as melhores dicas de temperos, receitas fáceis e truques de chef!

Champagne e espumante são a mesma coisa? Escolha a bebida certa para as festas de fim de ano!

Temas relacionados