As festas de fim de ano se aproximam: com elas, chegam também as mais variadas delícias no cardápio, desde os tradicionais pratos salgados das ceias até as irresistíveis sobremesas. Ah, e muitas pessoas também acabam consumindo mais bebidas alcoólicas do que o habitual.
Por conta disso, é comum que muitos optem por uma dieta mais restritiva no pré-festas, com o objetivo de emagrecer a tempo de tais comemorações. No entanto, a busca pelo emagrecimento nesse período pode trazer consigo alguns equívocos. Quem contou os três principais deles foi o nutricionista Fernando Rocha. Confira abaixo:
1 - Fazer mudanças radicais para perder peso rápido
A urgência por perder quilos e enxugar medidas acaba se tornando um combustível de atitudes nada saudáveis para algumas pessoas.
“Muitas vezes, você quer algo rápido e acaba cortando o carboidrato, passa a comer só alface com frango, faz uma dieta muito radical para perder esse peso em menos de um mês. Se você fizer isso, a chance de você desenvolver compulsão nas festas de fim de ano”, indicou o especialista.
2 - Ingerir remédios para emagrecer sem orientação médica
Com o avanço da tecnologia, o acesso a medicamentos para emagrecer, muitas vezes até mesmo sem orientação especializada, acabou sendo banalizado.
O nutricionista explicou que tais remédios podem até reduzir seu apetite, mas são muito prejudiciais à saúde. “Você vai reduzir a fome, mas ainda não aprendeu a emagrecer, como comer e o que combinar. E, muitas vezes, além da medicação, a pessoa faz uma dieta radical”, revela.
3 - Mentalidade errada sobre emagrecimento
Fernando também afirmou que outro erro muito comum está diretamente ligado àquelas pessoas que “desistem” de perder medidas no começo do ano. “Quando você espera o ano novo, você acaba engordando muito mais no fim de ano. Mas assim você está se prejudicando, porque a energia que você vai precisar colocar vai ser muito maior e a motivação, muito menor”, opinou.
“Se você consegue reduzir dois ou três quilos nesse primeiro mês, já pode dar uma diferença na roupa e reduzir medidas. E o principal: te dá mais energia para continuar no próximo ano”, afirmou o nutricionista. Você já se viu cometendo algum desses erros? Lembre-se que, acima de tudo, o equilíbrio deve ser a palavra-chave para uma boa relação com a comida, até mesmo nas festas de fim de ano.
Veja mais:
- Falsa bacalhoada: conheça essa receita perfeita para quem deseja economizar nas ceias de fim de ano;
- O que é o chocolate Noel? Esse doce natalino é muito simples de fazer e ainda vai enfeitar a mesa da ceia.