• Entrar
  • Cadastrar
Lombo de Natal macio e suculento: essas são as dicas que você precisa seguir para fazer um prato de chef!

Dê adeus à carne de porco ressecada e aprenda as dicas para fazer um lombo suíno suculento e macio! 

Veja as dicas para fazer um lombo suíno espetacular (Créditos: Shutterstock)

O lombo de porco é uma das carnes queridinhas do Natal, principalmente porque ele pode ser preparado de muitas maneiras diferentes, sendo capaz de agradar o paladar de todo mundo! No TudoGostoso, você encontra diversas receitas de lombo de porco, uma mais gostosa que a outra, como lombo ao molho de maracujá,lombo suíno assado na cerveja, lombo de porco ao molho de laranja e muito mais. Para hoje, nós vamos ensinar dicas para fazer o lombo de Natal perfeito. Ou seja, nada de receita, apenas os detalhes que você precisa saber se não quiser que o porco fique seco e sem sabor. Vem com a gente!

Dicas de chef para fazer o lombo de Natal perfeito, suculento e maravilhoso: confira!

Escolha peças menores

Antes mesmo de começar a cozinhar o lombo de porco, você precisa escolher a peça no mercado. Para garantir que ele ficará suculento, o ideal é escolher uma peça menor, que irá demorar menos tempo para ser assada por completo. Se a sua família for grande, dê preferência por comprar duas ou mais peças menores do que apenas uma grande.

Não remova a gordura

O lombo de porco já é uma carne com pouca gordura; por isso, a gordura que ela possui não deve ser removida antes ou durante o processo de cozimento. Isso porque ela ajuda a manter a suculência e a maciez da carne. Depois que já estiver no seu prato, você pode remover só essa parte.

Prepare uma marinada

Hoje em dia, é muito fácil encontrar lombo de porco já temperado, mas a gente aconselha que você prefira aqueles naturais e prepare uma marinada bem temperada em casa. A marinada ajuda a dar mais umidade e suculência à comida, além de contribuir para o sabor. Você pode fazer uma marinada com muitos ingredientes diferentes, como vinho, vinagre, molho shoyu, mostarda. Tudo isso diluído em um pouco de água filtrada.

Uma dica para deixar o lombo de porco supergostoso é assá-lo com um pouco da marinada. Depois de pronto, você pode retirar aquele líquido que ficou no fundo do refratário e preparar um molho para acompanhar, transferindo para uma panela, adicionando um pouco de amido de milho diluído em água e cozinhando até engrossar levemente.

Tenha paciência na hora do cozimento

Um dos maiores erros é ter pressa na hora de fazer a carne de porco. O lombo precisa ser feito em fogo baixo para poder cozinhar lentamente e garantir todos os sucos da carne. O fogo alto fará com que ele fique dourado por fora e cru por dentro; e se deixar mais tempo para assar por dentro, acabará ficando extremamente ressecado.

Não sabe quanto tempo assar? Não se preocupa, a gente tem a resposta! A cada meio quilo de carne, você deve assar por 45 minutos. Ou seja, se você escolher uma peça de um quilo, precisa deixar por 1h45min. É bem simples! Ah, e se você quiser assar duas peças de meio quilo juntas, saiba que é apenas 45 minutos, viu? O tempo muda de acordo com o tamanho das peças, e não com a quantidade.

Não fatie assim que retirar do forno

Por último mas não menos importante, a dica que serve para qualquer tipo de carne assada: nunca fatie o lombo assim que retirar do forno. Deixe descansando por cerca de 5 minutos antes de iniciar o corte. Esse tempo serve para que a água e os sucos presentes na carne assentem e não escapem.

Temas relacionados