Quem não saliva só de lembrar do gosto de um bife acebolado bem suculento e com uma crosta crocante? Esse prato é perfeito para compor uma refeição simples e deliciosa. Se você quer aprender como fazer bife acebolado macio e suculento, leia as dicas que selecionamos para você se deliciar ainda mais com esse prato.
Veja dicas de como fazer bife acebolado macio e suculento em casa
Como fazer bife acebolado macio e suculento: dicas
Primeiro, você precisa escolher como quer os bifes. Se você quer fazer um bife baixinho, as carnes mais indicadas são alcatra e fraldinha. Para fazer um bife mais alto, miolo de alcatra é uma boa pedida. O filé mignon e o contrafilé funcionam muito bem para os dois casos.
Temperando o bife
A primeira dica é apenas temperar a carne com sal e pimenta-do-reino enquanto a frigideira estiver esquentando ou depois. Use pouco tempero, pois será possível corrigi-los depois, o que não é possível caso fique muito temperado. Adicionar outros temperos é opcional, mas não é necessário.
A hora da frigideira
Você pode usar uma frigideira de ferro ou uma antiaderente, que é a mais indicada para quem está começando na cozinha. Use manteiga e azeite em partes iguais suficientes para besuntar a frigideira, pois como o a temperatura do azeite demora mais a subir, a manteiga não queimará. Mas atenção: só adicione-os quando a panela estiver bem quente.
Use a maior boca do fogão na temperatura mais alta e só coloque o bife na frigideira quando a gordura estiver bem aquecida. Esse é o segredo para fazer a crosta do bife e deixá-lo bem suculento.
Depois que a carne estiver na frigideira, não a mova ou fure. Isso evitará que ela seque e perca toda a suculência. Se o bife for alto, espere até que ele adquira uma cor amarronzada para virá-lo com uma espátula. Dourar as laterais da carne também é importante, se ela for muito grossa. Se o bife for fino, não é necessário esperar tanto.
Para obter uma carne bem passada, você pode levá-la ao forno por cerca de 5 minutos depois de passá-la. Por fim, deixe a carne descansar por mais ou menos 1 minuto, apenas para que o sabor se assente e o bife fique mais gostoso. Acerte os temperos, se necessário.
As cebolas do bife
As cebolas são a parte mais fácil da receita! Faça o seu corte favorito, use a mesma frigideira em que passou os bifes (sem lavar!) para que adquiram um pouco do sabor da carne. Adicione a proporção de 1/2 xícara de água para cada 2 cebolas.
Adicione as cebolas apenas quando a frigideira estiver quente e refogue-as até que fiquem transparentes. Nessa hora, você deve adicionar um pouquinho de vinagre.
Coloque a água e misture as cebolas com tudo o que soltar da frigideira e coloque uma pitada de sal. Depois, é só servir o seu bife suculento com as deliciosas cebolas que fez!