Quem não fica com água na boca só de pensar em um bife acebolado, não é verdade? Perfeito para o almoço ou jantar, ele fica ainda melhor ao lado de uma boa porção de batata frita. O bife é uma das formas mais comuns de se fazer uma carne e embora muitos acreditem que o preparo seja um dos fatores mais importantes para ter um bife suculento, a escolha do corte também faz toda a diferença no resultado final.
Um dos cortes mais utilizados para fazer um bife é a alcatra, um corte de carne magra com um bom custo benefício, que costuma ser o destaque dos churrascos. No entanto, há outro corte bovino perfeito para fazer um bife acebolado delicioso: o coxão mole. Para conhecer melhor esse corte e descobrir porque você deveria comprá-lo da próxima vez que for ao mercado, confira a matéria completa!
Por que escolher o coxão mole para fazer o bife?
O coxão mole é um corte feito a partir da coxa do animal e costuma ser grande, podendo chegar até 10 quilos. Este é considerado um dos cortes mais macios de carne, isso por conta das fibras mais curtas dessa área, garantindo uma carne super macia, mais até do que o patinho, por exemplo, outro corte popular. O coxão mole também oferece um ótimo custo benefício, sendo uma opção para quem quer economizar um pouco, mas sem abrir mãe da qualidade e do sabor. Esse corte costuma ter umas partes de gordura no meio, perfeito para ter um bife não apenas macio, mas suculento também.
Como fazer um bife suculento e macio?
O preparo de um bife suculento e macio está nos detalhes. Primeiramente, se a carne estiver congelada, uma dica inicial muito importante é tirar do congelador com no mínimo 15 a 20 minutos de antecedência para garantir que a carne esteja em temperatura ambiente na hora de preparar.
O momento de temperar fica a seu critério, mas para garantir o sabor único da carne, evite exageros, colocando apenas um pouco de sal e pimenta a gosto antes de levar para a frigideira. Uma vez no fogo, evite ficar virando o bife o tempo todo, pois isso pode deixar a carne com aquela textura dura.
Coloque na frigideira e quando a carne começar a soltar água, apenas vire, sem mexer muito ou pressionar, dessa forma você obtém uma camada saborosa por fora e mantém os sucos internos da carne. Se tiver dificuldade para alcançar o ponto desejado do seu bife, aqui no TudoGostoso você encontrar dicas para não errar mais.
Veja mais:
5 dicas para fazer o bife perfeito e passar longe da textura borrachuda!
Mais macia que picanha, esse corte de carne bovina é o novo queridinho do momento, mas será que vale o preço?
20 receitas com carne de segunda fáceis de fazer, saborosas e econômicas