• Entrar
  • Cadastrar
Champagne e espumante são a mesma coisa? Descubra como escolher a bebida certa para as festas de fim de ano!

Será que champagne e espumante é a mesma coisa? TudoGostoso esclarece essa dúvida de uma vez por todas! 

Entenda quais são as diferenças entre champagne e espumante! (Créditos: TudoGostoso)

O TudoGostoso já entrou no clima das festas de final de ano! Com a chegada de dezembro, é necessário decidir o que comprar para o Natal e o Ano-Novo. Para te ajudar nesse momento, nós já separamos receitas perfeitas para as ceias como o salpicão de bacalhau, o arroz com lentilha, o pavê de nozes e muito mais. Hoje nós vamos falar de um assunto que está sempre em alta nessa época do ano: afinal, champagne e espumante são a mesma coisa? Vem que vamos te contar!

Champagne e espumante são a mesma coisa? TudoGostoso explica!

Se tem uma dúvida que surge sempre perto das festas de fim de ano é se champagne e espumante são a mesma coisa, e estamos aqui para dizer que não! Para simplificar, todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne. É um pouco parecido com a cachaça e a aguardente.

Na prática, champagne se refere apenas aos espumantes feitos na região da França que possui o mesmo nome. Se é produzido em qualquer outro lugar do mundo, só pode ser chamado de espumante. Isso porque a nomenclatura “champagne” é protegida por lei; e vale ressaltar que a legislação francesa sobre vinhos é extremamente severa!

Pensa que acabou? Nada disso! Além de precisar ser feito em Champagne, o espumante, para ser considerado como um champagne, só pode ser feito usando três uvas diferentes: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Depois, ainda existe regra para a segunda fermentação do espumante, que deve ser feita na garrafa em que ele será comercializado. Esse último processo possui até um nome: champenoise, que é a forma tradicional de preparo.

Como escolher a bebida certa para as festas de fim de ano?

É muito provável que você não consiga nem encontrar champagne de verdade à venda com facilidade. E não vamos nem falar dos preços, que são bem altos e fogem da realidade da maioria dos brasileiros. Mas isso não quer dizer que você não pode desfrutar de um bom espumante, viu? E diversas marcas muito famosas e gostosas possuem um ótimo custo-benefício.

Veja mais:

Clericot ou sangria de vinho branco? Aprenda como fazer essa bebida refrescante para as festas de fim de ano
Champagne do Brasil: conheça a região do país com espumantes de qualidade que competem até com a França

Temas relacionados