Quem gosta de beber um bom vinho e ama viajar pode unir duas paixões e fazer enoturismo com um roteiro pensado na bebida. Não pense que enoturismo é só viajar e beber uma taça de vinho. Esse tipo de viagem é um passeio completo para conhecer sobre as histórias das vinícolas, o processo de produção do começo ao fim e a cultura das cidades famosas pela bebida.
E se muita gente acredita em mitos sobre vinho e acha que só vinho importado é bom, o enoturismo brasileiro prova o contrário e ainda leva a conhecer os melhores vinhos nacionais. Descubra o seu próximo destino no TudoGostoso com a nossa lista de cinco cidades e regiões do Brasil para visitar se você ama vinho.
O Vale dos Vinhedos produz vinhos de alta qualidade com selo de Indicação de Procedência
Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul
Com um nome como Vale dos Vinhedos, a microrregião de 80km² na Serra Gaúcha entra facilmente na lista dos melhores destinos brasileiros para quem ama vinho. A região engloba três cidades, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi e fica a 120km de distância da capital Porto Alegre. A tradição de vinhos é antiga e veio com os imigrantes italianos que chegaram em 1876.
Os vinhos desta região da Serra Gaúcha são os únicos do país que possuem selo de Indicação de Procedência, dado pela própria Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE). Isso garante a qualidade e a origem de todos os vinhos do Vale dos Vinhedos, o que aumenta seu valor no mercado da bebida.
Planalto Catarinense, Santa Catarina
Em Santa Catarina, o trio de cidades formado por Lages, Bom Retiro e São Joaquim é mais um destaque da produção de vinhos no sul do país. A região é chamada de Planalto Catarinense e é lar das vinícolas de maior altitude do país. A altura das montanhas variam de 800 até mais de 1500 metros, com clima bastante frio que pode chegar a 15ºC negativos e ter geadas e até neve.
As condições climáticas afetam diretamente o vinho e beneficiam a produção de vinhos finos de alta qualidade. Por causa disso, a maioria dos vinhos fabricados na região são exportados para outros países. Brasileiros que quiserem provar as bebidas refinadas podem degustar durante a sua parada no enoturismo. As comidas locais foram feitas para harmonizar com o vinho e com o clima frio, deixando a viagem ainda melhor.
As regiões que produzem vinho também são as melhores para encontrar pratos que harmonizam bem com a bebida
São Roque, São Paulo
A apenas 60km de distância da cidade de São Paulo, São Roque é um dos destinos do enoturismo mais populares. A região possui a Estrada do Vinho, um caminho de 10km que dá acesso às principais vinícolas da região. Os adeptos ao enoturismo podem fazer o famoso roteiro do vinho e degustar vinhos de vários produtores em um único dia.
A rota também é marcada pela gastronomia forte da região, com paradas em restaurantes variados para todos os gostos. São Roque possui eventos especiais na época da colheita da uva no começo do ano. A uva Cabernet Sauvignon, uma variedade francesa, é a especialidade da área, então você pode ter certeza de que os vinhos tintos da cidade têm boa qualidade.
Santa Teresa, Espírito Santo
Ainda no sudeste, os apaixonados por vinho não podem deixar de conhecer Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo. A cidade cresceu a partir da colonização de italianos, o que influenciou na produção de vinhos na área. A Festa do Imigrante Italiano e a Festa do Vinho e da Uva estão entre as mais tradicionais do calendário de Santa Teresa.
A cidade fica a apenas 1h30 de viagem de Vitória, perfeito para quem quiser fazer uma viagem de “bate e volta” partindo da capital do estado. Além do vinho, a região também produz a grappa, uma cachaça italiana feita com o bagaço da uva, aproveitando a fruta ao máximo.
Vale do São Francisco, Pernambuco e Bahia
As frias serras sulistas podem ser as mais conhecidas no enoturismo brasileiro, mas o clima árido do nordeste é responsável por 15% de todo o vinho produzido no Brasil. Geograficamente, o Vale do São Francisco passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Em relação ao enoturismo, as vinícolas de destaque estão entre a Bahia, com a cidade Casa Nova, e Pernambuco, com Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Nem mesmo os meses de seca atrapalham a produção, graças ao sistema de irrigação que usa as águas do rio São Francisco. O próprio sol dá uma característica especial para as uvas e rende vinhos com alto teor de açúcar, perfeito para quem gosta da bebida mais doce.
Veja mais:
Vinho, comida e turismo em 10 dias de evento no Rio de Janeiro: como será o 9º Rio Wine Food & Festival
Cozinhando com vinho: aposte na bebida alcoólica para dar um sabor único às receitas
Vinhos baratos: 8 boas opções entre tintos, secos, brancos e rosés para você experimentar até R$ 50