• Entrar
  • Cadastrar
Essas tendências de viagem para 2024 vão inspirar o roteiro das suas próximas férias; descubra destinos!

Descubra quais são as novidades do turismo mundial e como você pode aproveitar na hora de montar o seu próximo roteiro de viagem

Novos estilos de viagem em destinos populares são destaque nas tendências do turismo (Créditos: Shutterstock)

Qual vai ser o seu próximo destino de férias? Vai repetir um roteiro antigo que deu certo ou quer se aventurar em uma viagemdiferente? Já tem gente fazendo as malas e saindo de viagem no verão, mas ainda tem um ano inteiro para planejar as aventuras pelo Brasil e pelo mundo. Na virada do ano, especialistas e empresas do ramo de viagem soltam seus estudos com tendências de viagem para os próximos 365 dias.

Essas informações ajudam quem trabalha com isso a se preparar, mas também serve de inspiração para quem colocou “viajar mais” nas promessas de Ano-Novo e ainda não decidiu o que fazer ou para onde ir. O TudoGostoso compilou os destaques dessas pesquisas e revela as principais tendências de viagem e destinos em alta para 2024.

Ecoturismo

O ecoturismo começou a crescer em 2023 e especialistas destacam que essa tendência vai continuar em 2024. Essa modalidade de viagem fala especialmente sobre roteiros que se preocupam em conhecer um novo lugar sem afetar a vida e o meio-ambiente nativo. É viajar sem deixar marcas.

Além de procurar destinos de viagens sustentáveis e mais conectados com a natureza, a própria organização das viagens pelo mundo deve ser mais pensada no meio ambiente. Meios de transporte menos poluentes, companhias aéreas que fazem compensação de carbono, restaurantes com alimentos orgânicos e opções mais ecológicas como um todo serão preferência de muitos turistas.

Foz do Iguaçu é um destino que cresceu com o ecoturismo (Créditos: Paula Araripe/TudoGostoso)

Roteiros mistos

Uma tendência relativamente nova que ganhou força para 2024 é o blended travel, uma espécie de roteiro ou viagem mista. Em vez de procurar um destino por um motivo específico, as pessoas fazem mais de um tipo de viagem em um mesmo local. É viajar para um evento esportivo, mas incluir no roteiro também um passeio cultural pelos museus da cidade. Ou então viajar para um destino de praia, mas procurar shows de artistas locais.

Um fator que vai impulsionar o blended travel em 2024 é a quantidade de eventos esportivos pelo mundo, como as Olimpíadas em Paris e a Copa América nos Estados Unidos, e de shows de artistas internacionais, como o da Taylor Swift em 2023. Esse ano um número maior de pessoas deve estender o período de viagem nesses casos para poder aproveitar outros lados das cidades que sediam esses eventos.

Turismo do sono e bem-estar

As férias são períodos feitos para descansar do trabalho feito no resto do ano. Mas viagens podem ser cansativas com todo o planejamento, roteiros atarefados para conhecer cada ponto turístico e muita caminhada entre um mirante e outro. Voltar de férias intensas assim pode fazer parecer que você não relaxou nada. Por isso, muita gente tem ido na contramão e procurado o turismo de sono e viagens voltadas para o bem-estar físico e mental.

São roteiros que levam para lugares mais tranquilos, priorizam uma boa hospedagem e seguem atividades menos aceleradas e mais leves. Spas, massagens e meditações podem estar incluídas ou não, mas uma cama confortável e quarto silencioso para ter uma boa noite de sono sem se preocupar com despertador são fundamentais. A ideia é, independentemente do destino, conseguir relaxar, desestressar e desacelerar da rotina que tem normalmente.

Descansar e dormir bem são prioridades no turismo do sono (Créditos: Shutterstock)

Tecnologia em todas as etapas

Como é de se esperar, a tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas e não deixa de ser assim durante as viagens. Mesmo quem pretende fazer uma excursão longe da cidade para se desligar da tecnologia e viver na natureza ainda utiliza essas tecnologias durante o planejamento.

São cada vez mais ferramentas online e aplicativos que ajudam a organizar férias, inclusive algumas que utilizam inteligência artificial para se adequar às necessidades de cada usuário. Influenciadores de viagem e mais informações disponíveis online ajudam os turistas a escolherem destinos fora dos mais populares. Em 2024, mais viajantes vão depender de tecnologias durante as viagens, com carteiras digitais, aplicativos de tradução de áudio e imagem e mais.

Roteiros personalizados

Os destinos mais badalados do turismo mundial nunca saem de moda, mas a procura por roteiros personalizados vai crescer em 2024. A preferência global é por viajar por conta própria para ter a liberdade de escolher onde ir em vez de seguir pacotes de agências de viagem. Mesmo aqueles que viajam com agências querem opções com mais flexibilidade para alterar planos.

Está em alta também a procura por experiências únicas e com conexões verdadeiras com os moradores locais e a cultura de onde estão. Especialistas afirmam que os roteiros personalizados e mais informais são preferência de muitos viajantes em 2024, substituindo as visitas a pontos turísticos. Sair do roteiro tradicional também é uma forma de fazer uma viagem mais econômica, fugindo das “ciladas para turistas” que cobram mais e procurando atividades autênticas que, muitas vezes, são mais baratas.

Lugares frescos

No verão você vai para onde? Uma cidade bem quente para aproveitar praias e parques aquáticos? A tendência esse ano vai pelo caminho oposto, especialmente no Brasil. Por causa das ondas de calor com temperaturas praticamente insuportáveis ao ar livre, turistas brasileiros estão procurando lugares mais frescos para passar o verão.

No Brasil, isso pode significar deixar o litoral e o nordeste para trás e visitar Gramado e o sul do país nas épocas mais quentes do ano. Também é uma oportunidade de visitar regiões montanhosas durante verão ou então conhecer o inverno no hemisfério norte, em particular aqueles mais perto do equador, já que o frio por lá também é mais rigoroso.

Destinos com temperaturas amenas como Gramado são tendências nos períodos quentes (Créditos: Shutterstock)

Destinos em alta de 2024

Quais são os principais destinos de viagem para 2024? A resposta é uma mistura de figurinhas carimbadas do turismo pelo mundo e novidades que estão chamando mais atenção recentemente. Paris é destaque como um dos principais destinos, algo que não surpreende quem quer conhecer o Louvre e a Torre Eiffel e provar a alta gastronomia francesa com muitos croissants. As Olimpíadas de Paris 2024 devem intensificar esse movimento pela capital francesa em julho e agosto.

Ao mesmo tempo, muitos viajantes estão procurando destinos fora do óbvio. O Japão é um dos países em alta que vai receber mais turistas esse ano, com muitos indo ao país asiático pela primeira vez. Especialistas indicaram Egito, Índia e cidades menos visitadas de países europeus, como a Sardenha na Itália, como apostas para novos roteiros populares em 2024.

Para brasileiros, as viagens nacionais por terra sempre foram as mais procuradas e esse ano as distâncias devem aumentar com turistas mais dispostos e interessados em ir para longe. Rio de Janeiro é o queridinho, mas vai encontrar cidades de interior mais afastadas de um bate e volta de São Paulo como Olímpia e destinos ecoturísticos como Foz do Iguaçu e Manaus na lista. A procura por países na América Latina como Argentina e Chile ainda é uma tendência em alta entre brasileiros esse ano.

Veja mais:
Vinho e viagem: descubra destinos do Brasil para degustar a bebida e viajar nas histórias das vinícolas
O que tem nessa praia que está entre as mais bonitas do mundo e fica no Brasil?
Evite problemas na viagem e fuja desses 4 alimentos quando comer no hotel (alerta de nutricionista!)

Temas relacionados