Nem toda viagem precisa ser programada com meses de antecedência e apenas para os períodos das esperadas férias. Em apenas um final de semana você pode fugir da mesmice e conhecer ótimos destinos em uma viagem curta de bate e volta em cidades perto da sua. Para quem mora na capital de São Paulo e redondezas são inúmeras as possibilidades, desde os dias de sol na praia até a viagem com vinho e comida quentinha na serra. Confira no TudoGostoso destinos imperdíveis para um bate e volta de São Paulo.
São Roque
Quem gosta de um bom vinho precisa conhecer São Roque. A cidade fica à oeste da capital paulista, a apenas 60 km da capital. Depois de cerca de uma hora de carro subindo a serra você chega na cidade e pode visitar vinícolas e provar do vinho premiado da região. A principal atração é a Estrada do Vinho, um caminho de 10 km pelas principais vinícolas da cidade que você pode fazer tranquilamente em um dia.
Dependendo da época da viagem pode até pegar o São Paulo Wine Fest na cidade. Algumas degustações ainda incluem queijos e chocolates que harmonizam com vinho para ter a experiência completa. Mas nada de beber e dirigir, viu! Vale a pena passar a noite em hospedagens próximas às vinícolas e no dia da volta fazer apenas passeios gastronômicos nos restaurantes italianos da região ou dar uma volta tranquila pela natureza das montanhas.
São José dos Campos
Para quem gosta de viagens mais culturais ou de se reconectar com a natureza, São José dos Campos é um bom destino. A cidade que fica a cerca de 90 km a leste da capital paulista é fácil de chegar em cerca de 1 hora e meia de viagem e tem sugestões de programas de todos os tipos.
O Parque Vicentino Aranha encanta quem se interessa pela botânica de árvores centenárias e pela arquitetura dos enormes casarões. Mas o forte da cidade são as atrações voltadas para a aeronáutica. O Parque Santos Dumont é ótimo para passear pelas trilhas e ver réplicas como a do 14 BIS e o Memorial Aeroespacial Brasileiro tem protótipos e maquetes de aeronaves e outros objetos da aviação.
Campos do Jordão
Campos do Jordão é muito procurado durante o inverno para comer um chocolate suíço ou um fondue de queijo tradicional, ainda mais no festival gastronômico na serra. Mas a cidade é um excelente destino em qualquer época do ano, até para passar o Natal. A viagem é um pouco mais longa, mas os 180 km podem ser percorridos em pouco mais de 2 horas e meia e o passeio no fim de semana vale a pena.
A região da Vila Capivari é o principal lugar para se hospedar e ir para o almoço e jantar em restaurantes com arquitetura bem tradicional suíça. O Parque Amantikir é um passeio pela natureza em jardins únicos e o teleférico do Morro do Elefante dá vista para a Serra da Mantiqueira. Para os mais aventureiros, o Parque Tarundu tem diversas atrações a céu aberto, como tirolesa, escalada, arco e flecha, patinação no gelo, passeio a cavalo e mais.
Santos
Santos é o destino clássico dos paulistas e paulistanos que querem pegar um sol na praia. A distância de 80 km leva pouco mais de uma hora para chegar, mas como é um destino popular deve considerar o trânsito. Em feriados prolongados é quando a cidade fica mais concorrida, por isso fazer bate e volta fora da alta temporada e de feriados é uma boa ideia para conhecer a cidade.
Passar o dia em uma das praias de Santos é o principal programa de quem visita a cidade, mas tem mais atrações que você pode aproveitar. O Centro Histórico de Santos é conhecido pelo Museu do Café, o Porto de Santos é o maior do Brasil e a simples caminhada na orla de Santos pode ser um bom passeio. Quem gosta mesmo do mar ainda pode pegar uma escuna e mergulhar nas águas cristalinas mais afastadas da praia.
Praia Grande
Praia Grande é um destino praieiro que sempre bomba no verão e por um bom motivo! A 75 km da capital e do lado de Santos, é para lá que os paulistanos fogem da rotina em dias de sol. Muito procurado durante as férias de dezembro e janeiro, vale a pena dar um pulinho lá em um final de semana de clima bom.
A viagem de carro dura pouco mais de 1 hora então é perfeito para um bate-volta de um dia sem precisar se planejar muito. A cidade tem esse nome por sua enorme orla de 23 km divididos em 11 praias, ou seja, tem areia para todo mundo que topar o passeio. Além das praias, ainda tem ciclovia, parque de skate, feiras de artesanato e praças de lazer.
Ubatuba
O litoral de São Paulo não é limitado a um ou dois destinos. Mais afastado do destino de bate e volta mais comuns, Ubatuba é uma cidade com praias paradisíacas que vale a viagem de 200 km e quase 3 horas de carro. Por ser mais afastado da capital, Ubatuba fica mais interessante para paulistanos em feriados prolongados, mas ainda é uma opção para fugir do óbvio.
As muitas praias atendem tanto quem gosta de águas tranquilas, comuns na Praia da Almada, quanto quem gosta de pegar ondas, com as da agitada Praia Vermelha do Norte. Além do mar, as cachoeiras são ótimas para famílias que querem se refrescar em águas doces e até brincar no escorregador natural de pedras da Cachoeira do Prumirim. Fora da água, você pode visitar a unidade do Projeto Tamar e conhecer de perto o cuidado com as tartarugas.
Campinas
Por causa do aeroporto, Campinas recebe turistas de várias partes do Brasil, mas a cidade também pode muito bem ser visitada por paulistanos buscando novos ares em uma viagem de fim de semana. O trajeto de 90 km que pode ser percorrido em 1 hora e meia dá acesso a parques, catedrais e atrações culturais e históricas do estado.
A principal sugestão de programa na cidade é o passeio de Maria Fumaça. O trem original restaurado parte da cidade e segue ao norte até a cidade de Jaguariúna. O trajeto é curto e a ida e a volta, incluindo duas paradas no caminho, leva três horas ao todo e é apenas feio nos fins de semana e feriados. A vista para as florestas e montanhas ao redor e para as seis estações antigas no caminho rendem boas fotos e contam um pouco da história ferroviária do Brasil.
Holambra
Holambra é a cidade das flores e por um bom motivo. O município próximo de Campinas é o principal produtor de flores do país e isso é visível a cada lado que olha. Com um nome que é a mistura entre Holanda, América e Brasil, Holambra foi formada por uma colônia de imigrantes holandeses que trouxeram consigo não apenas a expertise nas flores quanto a arquitetura de casas estreitas e coloridas e os moinhos de vento.
Quem fizer o caminho de 2 horas percorrendo 130 km que separam a cidade de São Paulo e Holambra vai encontrar uma versão brasileira da cidade europeia. Lá, é possível conhecer os campos de girassóis e os orquidários que parecem pinturas de tão lindas e coloridas. Os passeios são sempre guiados para garantir a preservação desse produto tão delicado. Por causa dos descendentes de holandeses, vai também encontrar muito restaurante de comida holandesa e não estamos falando da torta holandesa que é, na verdade, bem brasileira.
Santo André
Para quem está na capital não é preciso ir muito longe para fazer um ótimo passeio. A cidade de Santo André, no ABC paulista, fica a 20 km da capital e tem um polo gastronômico à parte. Em 50 minutos de carro você tem acesso ao centro com inúmeros restaurantes de qualidade e com diferenciais como o rodízio de costela.
Para não ficar apenas na comida, Santo André tem passeios históricos e culturais. Para digerir o almoço, que tal uma caminhada pelas florestas de parques como o Parque Celso Daniel, o Parque Central Santo André ou o Parque Antônio Pezzolo. Outra ideia é o Planetário Johannes Kepler, que traz fatos curiosos sobre o espaço tanto para crianças quanto para adultos.
Paranapiacaba
Paranapiacaba não é uma cidade, mas um distrito dentro de Santo André, mas afastado do centro urbano da cidade. Paranapiacaba é um canto único em São Paulo que se destaca pelos trens antigos e arquitetura inglesa, estabelecida quando uma companhia de trens inglesa abriu negócio na cidade. Tem até uma versão do relógio Big Ben por lá. A névoa, muito comum por lá, deixa o ar da cidade ainda mais misterioso.
Os trens que antes transportavam cargas hoje são atrações para quem quer fazer uma viagem no tempo e no espaço. O mais interessante é que aos domingos pode ir direto da capital até o vilarejo com o Expresso Turístico da CPTM, com partida pela manhã e retorno no fim da tarde, dando o dia inteiro para passear pelas redondezas.
Embu das Artes
Embu das Artes é tão conhecida pelo seu artesanato que está até no nome na cidade. A 30 km de São Paulo, Embu é um bom destino para uma viagem curta e dá para aproveitar bem em um dia só. A cidade é bem tranquila e o local mais movimentado é na feirinha, onde barracas se instalam na ladeira com calçamento de pedras. Cada uma das barracas tem a sua especialidade.
Tem acessórios, bonecos de panos, brinquedos de madeira, roupas artesanais, pedras preciosas e muito mais. E não se deixe distrair apenas pelas barraquinhas. As casas coloridas são um charme e a rua ainda esconde becos com arcos floridos que são ótimos para fotos ou para um passeio romântico. Quando bater a fome, é também nesses becos que encontrará os restaurantes com comida bem caseira e de sobremesa não pode deixar de comer os clássicos doces de vó vendidos nas barraquinhas da feira e próximas à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Pedra Bela
Para algumas pessoas viajar significa relaxar em um lugar tranquilo. Para outras, é se aventurar no desconhecido e sentir muita adrenalina. Se você se identifica com essa última frase, Pedra Bela é o destino ideal para sua fuga da cidade grande no final de semana. A cidade fica à norte da capital paulista, 120 km para sermos exatos, e leva cerca de 1 hora e 40 minutos para chegar.
Mas a aventura começa mesmo quando chega na cidade: a principal atração turística de Pedra Bela é nada mais, nada menos, do que a maior tirolesa do Brasil É do topo de um dos rochedos que explicam o nome da cidade que você pode descer em uma tirolesa com aproximadamente 2 km de extensão. A distância é percorrida em menos de 2 minutos e a velocidade pode chegar a 100 km/h. Haja emoção! A tirolesa permite até duas pessoas ao mesmo tempo, uma em cada cabo, tornando uma boa opção de passeio radical em família.
Socorro
Viajantes aventureiros podem encontrar o seu próprio refúgio em Socorro. Conhecida como cidade da aventura, Socorro fica a 130 km ao norte da capital e você consegue ter acesso a todas as atrações radicais e passeio ecológicos que o lugar oferece em pouco mais de 2 horas de viagem. O município tem seu artesanato que rende ótimos presentes e um centro com toda a cara de cidade histórica do interior. Mas o principal atrativo para os turistas são as atividades radicais.
Socorro fica na Serra da Mantiqueira e às margens do Rio do Peixe. E é nas águas dos rios que estão suas principais atrações. A Gruta dos Anjos é ótima para dar um mergulho ou andar de pedalinho em águas calmas com a luz do sol entrando pela fresta entre as paredes de pedra. O Parque Vale das Pedras tem trilhas bem variadas que levam para cachoeiras de águas de nascente. Para os mais corajosos, o famoso rafting descendo o Rio do Peixe não pode ficar de fora do itinerário.
Veja mais:
Não vá a Paraty sem ler essas dicas que vão transformar a sua viagem
4 cidades brasileiras entram em top 100 de ranking mundial de comida: descubra quais e veja os pratos que encantaram
Festival de vinhos brasileiros em São Paulo tem mais de 200 rótulos e promete experiência única no Parque Burle Marx