• Entrar
  • Cadastrar
4 cidades brasileiras entram em top 100 de ranking mundial de comida: descubra quais e veja os pratos que encantaram

Confira as cidades brasileiras que conquistaram o mundo pelos pratos típicos de qualidade

As comidas típicas fazem parte do charme de muitas cidades brasileiras (Créditos: Shutterstock)

Que o Brasil arrasa na cozinha não é surpresa para ninguém por aqui. Mas quando o reconhecimento chega nos enchemos de orgulho. O site Taste Atlas, o mesmo que coroou o queijo canastra como o melhor do mundo, divulgou o ranking das 100 melhores cidades do mundo para provar comida local. Longe de restaurantes chiques, estamos falando dos melhores lugares para comer aquela comida típica bem raíz. Quer saber quais foram as cidades escolhidas? O TudoGostoso conta para você e ainda mostra as receitas que encantaram o público. Confira!

Quais são as cidades brasileiras no ranking?

A gente concorda que todas as cidades do Brasil mereciam entrar no ranking, mas, diante de tanta concorrência pelo mundo, quatro lugares representaram o nosso país. O melhor colocado foi São Paulo, em 13º com nota de 4,58 de 5. O Taste Atlas ressaltou o encontro de culturas na cidade e os pratos com bastante sabor e muita carne. O sanduíche de mortadela do Mercado Municipal recebeu um destaque especial e o site citou coxinha, bauru, feijoada, beirute e mocotó como as comidas que todo mundo deve provar.

Dentro do top 50, a segunda cidade brasileira que apareceu foi o Rio de Janeiro, em 32º com nota de 4,48 de 5. A cidade turística ganhou destaque pela diversidade dos pratos e estabelecimentos, como quiosques à beira-mar, bares de sucos e restaurantes refinados. A recomendação do Taste Atlas para qualquer um que visite o Rio de Janeiro é comer uma feijoada perfeita em um boteco bem animado. Outras indicações locais foram churrasco, bolinho de bacalhau, açaí na tigela e sopa leão veloso.

Seguindo pelo top 100, a próxima cidade brasileira no ranking foi Recife. A capital pernambucana ficou em 67º lugar, com uma nota de 4,40 de 5. O bolo de rolo é um dos pratos mais típicos do local, mas o arrumadinho de charque, o sarapatel, a tapioca e o bolo Souza Leão também devem entrar no cardápio dos viajantes.

Apenas alguns pontinhos abaixo está a última cidade brasileira dessa realeza da gastronomia mundial: Belo Horizonte. A capital mineira configura em 78º lugar, com nota de 4,38 de 5. O pão de queijo é o prato indispensável na região, mas ninguém pode deixar de comer tutu à mineira, feijão tropeiro, frango com quiabo, leitão à pururuca e goiabada – melhor ainda com queijo minas no famoso Romeu e Julieta.

Feijão, farofa e carnes são comuns na gastronomia brasileira (Créditos: Shutterstock)

Qual foi o critério do ranking do TasteAtlas?

O Taste Atlas é um site que permite que pessoas do mundo inteiro avaliem pratos típicos de tudo quanto é lugar. Mesmo sendo aberto para qualquer um votar, eles buscam notas justas e eliminam bots e favoritismo de alguns usuários. Para eleger as 100 melhores cidades para comer comida local, o site combinou as notas médias das comidas típicas nas cidades, a média dos pratos nacionais servidos lá e ainda as notas do Google dos restaurantes nessas cidades. Por causa disso, as notas são bem próximas, variando apenas nos décimos.

Quais são as cidades com melhor comida local no mundo?

O topo do ranking do Taste Atlas foi dominado pela Itália. O primeiro lugar foi para Florença, capital da Toscana, no norte da Itália, com nota de 4,71. Em segundo lugar vem Roma, com 4,68. O pódio quebra a hegemonia italiana com a presença de Lima, capital do Peru, com 4,66. Confira abaixo o top 10 completo:

1º – Florença (Itália) – 4,71
2º – Roma (Itália) – 4,68
3º – Lima (Peru) – 4,66
4º – Nápoles (Itália) – 4,65
5º – Hong Kong – 4,63
6º – Cidade do México (México) – 4,61
7º – Nova Iorque (EUA) – 4,60
8º – Paris (França) – 4,60
9º – Tóquio (Japão) – 4,59
10º – Milão (Itália) – 4,59

Veja mais:
Cultura brasileira à mesa: 20 pratos típicos do Brasil para se deliciar
Comidas que são patrimônio cultural brasileiro: veja quais delícias marcaram história no país
Vinho e viagem: descubra destinos do Brasil para degustar a bebida e viajar nas histórias das vinícolas

Temas relacionados