A indústria do entretenimento coreana está, cada vez mais, alcançando diferentes tipos de pessoas. Não só a música como também as novelas coreanas, popularmente conhecidas como doramas, têm ganhado muitos fãs no mundo inteiro. O Brasil, inclusive, é o terceiro país que mais consome k-dramas, ficando atrás apenas da Malásia e Tailândia. Através do k-pop e dos k-dramas, os brasileiros tiveram mais contato com a cultura coreana, e isso inclui a culinária local. Afinal, muitas iguarias diferentes aparecem nas novelas e, vamos combinar, despertam a nossa curiosidade. Hoje vamos falar de comida de dorama e apresentar alguns pratos diferentes que aparecem nas novelas coreanas. Confira!
Soondae, tteokbokki e kimbap são pratos típicos coreanos
Comidas que sempre aparecem nos k-dramas
1. Kimchi
Quando falamos em comida coreana, o kimchi é o primeiro prato que vem à cabeça. Se você, assim como a gente, adora maratonar um dorama, com certeza já viu muito esse acompanhamento por aí. Ele é consumido em praticamente todas as refeições pelos coreanos e também é usado para fazer outros pratos, como sopas e massas.
Apesar de muitas pessoas chamarem o kimchi de conserva, ele não é, e nós explicamos por quê: a acelga, que é o vegetal mais usado para fazer esse prato, passa por um processo de fermentação que muda completamente seu sabor e sua textura; e esse processo de preparo do kimchi também não possui a finalidade de conservar os vegetais, já que o sabor vai alterando quanto mais o tempo passa. Já as conservas, que são normalmente feitas à base de vinagre, possuem o intuito de fazer com que aqueles alimentos durem mais, sem que o sabor altere com o passar do tempo. Exemplos de conservas são os picles, palmito e champignon que encontramos nos mercados.
Fazer kimchi em casa pode ser um pouco trabalhoso, mas os passos são fáceis. Você só precisa comprar dois ingredientes coreanos: gochugaru e gochujang, que podem ser encontrados a venda pela internet ou em mercados orientais. Ambos são feitos com pimenta coreana, o primeiro sendo a pimenta em pó e o segundo a pimenta em pasta. A pasta possui um cheiro e sabor muito intenso, então se você não gosta de comida apimentada é melhor colocar pouco.
O kimchi é um processo trabalhoso, mas no final fica uma delícia
2. Tteokbokki
Assim como no Brasil, as comidas de rua têm uma importância cultural muito grande na Coreia, e é normal assistir os nossos personagens favoritos sempre comendo em uma barraquinha. Uma comida de rua de respeito é o tteokbokki, um bolinho feito de arroz que lembra um nhoque e que pode ser visto nos k-dramas como Oh Minha Vênus e Fight For My Way. Ele pode ser servido de diferentes maneiras, mas a forma mais comum é mergulhado em um molho picante e agridoce.
Quem prova o tteokbokki pela primeira vez acha a textura um pouco esquisita, porque não se dissolve como massa de nhoque; na verdade, a massa lembra um pouco chiclete. Porém, vale a pena insistir porque é uma questão de se acostumar com a textura. Já o sabor do bolinho em si é bem neutro, o que o torna delicioso são os temperos e ingredientes usados no molho.
Os bolinhos de arroz também são vendidos em mercearias orientais e são bem fáceis de preparar, basta adicionar ao molho quente e esperar alguns minutos para que ele cozinhe bem. Ah, e os coreanos adoram colocar queijo por cima, experimente!
O tteokbokki, os bolinhos de arroz, é uma comida de rua muito famosa na Coreia
3. Mandu
Muito parecido com as gyozas, o mandu é um bolinho de massa bem fina que pode ser recheado com porco e kimchi. A maneira mais comum de encontrar o mandu é cozido no vapor (e particularmente a minha favorita), mas ele também pode ser feito frito. Quem aí lembra daquele mandu grandão que a protagonista de Hotel Del Luna come?
Uma curiosidade sobre o mandu é que ele era originalmente uma comida da realeza, mas que aos poucos foi se tornando parte da vida e cultura de todos os coreanos. Sendo assim, os formatos e sabores mudam de acordo com a região da Coreia em que é feito.
Mandu pode ser cozido no vapor, grelhado ou frito
4. Bibimbap e kimbap
Bap significa arroz em coreano, e é o ingrediente principal desses dois pratos. O bibimbap ganhou fama no mundo inteiro junto com Descendentes do Sol, dorama no qual o casal de protagonistas comiam tigelas desse preparo. O nome do prato significa literalmente misturado de arroz e consiste em arroz branco (mas do tipo japonês) junto com verduras, legumes e carnes. Uma forma muito comum de servir é na panela de pedra vulcânica e, por cima da mistura, um ovo frito com a gema mole, para estourar e misturar tudo.
O kimbap é conhecido como o sushi coreano, mas a diferença está no fato de que o prato coreano não utiliza peixe cru. Enroladinho em alga como um makimono, o kimbap é feito de arroz, legumes e salsicha. Muitos especialistas dizem que o kimbap é um prato com forte influência japonesa, por conta da dominação que aconteceu na Coreia no início do século passado.
A prática é que tanto o bibimbap quanto o kimbap sejam feitos com sobras de comidas, sendo pratos rápidos de preparar mas altamente saborosos e nutritivos.
O bibimbap é uma ótima maneira de reaproveitar as sobras de comidas
5. Ramyeon e suas variações
O ramyeon é o lámen ou rámen coreano, que consiste em um macarrão feito à base de trigo de origem chinesa. Nos dramas coreanos, o ramyeon aparece em muitas variações: seja como macarrão instantâneo nas lojas de conveniência, seja como o delicioso jajangmyeon, macarrão com molho preto à base de feijão e carne de porco.
O jajangmyeon aparece muito sendo entregue por serviços de delivery nos doramas e, quando chega, os coreanos misturam todo o molho à massa. O molho feito à base de feijão é um pouco adocicado e muito gostoso, com sabor leve e pouquíssimo apimentado. Ele aparece em doramas como Parceiro Suspeito e Wok do Amor.
O ramyeon pode ter muitos sabores, já que ele depende do tipo de molho usado. Os instantâneos típicos coreanos podem ser encontrado em mercearias asiáticas, mas fique longe dos apimentados se você não curte picância, porque eles são muito apimentados de verdade. Na novela Encontro, a protagonista diz que o melhor lugar para comer ramyeon são nas lojas de conveniência de beira de estrada.
O jajangmyeon é um prato e de macarrão com molho de feijão e carne de porco
6. Chikin - Frango frito ao estilo coreano
O icônico frango frito coreano, sempre servido com chope ou cerveja, é um clássico dos novelas coreanas. Aparece em Pousando no Amor, na Fada do Levantamento de Peso e muitos outros. Porém, esse aperitivo não é exatamente de origem coreana. Foi graças aos estadunidenses no final da Guerra das Coreias que o frango frito chegou ao país. No entanto, foi apenas na década de 70 que ele se tornou tão popular, e o motivo é bem simples: é barato. A carne de frango era uma das proteínas mais baratas do mercado, e o óleo também tinha um preço muito bom. Logo, diversos restaurantes começaram a servir frango frito, mas cada um com um segredo na receita.
Ele também é a estrela de pratos como o kkanpunggi, um prato de frango frito ao molho agridoce e apimentado com bastante alho e outros vegetais. Alguns dos acompanhamentos que eles servem junto são arroz e kimchi.
7. Soondae
Apesar do nome parecido, não estamos falando da sobremesa feita com sorvete. O soondae é uma típica comida de rua, muitas vezes sendo servida junto com tteokbokki. Trata-se de uma linguiça feita com vísceras e muito sanguede porco, escura e com sabor forte e marcante. Também aparece em Fight For My Way, e é o que o treinador vende no seu trailer. Esse tipo de linguiça de sangue é feita e consumida no país há mais de mil anos, e era uma iguaria apreciada apenas em datas especiais.
8. Soju
Entrando no mundo das bebidas, os coreanos possuem muitas bebidas típicas e isso inclui, claro, as alcoólicas. O soju, destilado coreano feito à base de arroz, aparece em praticamente todo dorama e um exemplo é Itaewon Class. Ele pode ser servido puro ou até mesmo com cerveja, criando o drink chamado soju bomb, onde um copo shot de soju é derrubado dentro do copo de cerveja.
Quem acha que o soju é parecido com a nossa cachaça se engana: apesar de também ser um destilado transparente, ele possui um sabor mais amargo, embora seja muito mais leve que a cachaça. Se você está acostumado a beber cachaça, com certeza irá achar o soju aguado.
Soju bomb: uma bebida que mistura soju e cerveja