• Entrar
  • Cadastrar
O que tem no kimchi? Prato típico coreano é um acompanhamento de sabor marcante que vai surpreender seus convidados, veja como fazer!

O kimchi é um dos pratos mais tradicionais da cultura coreana! Veja como prepará-lo!

Você precisa experimentar essa receita de kimchi! (Créditos: Shutterstock)

O kimchi é um dos pratos típicos da culinária asiática! Ele consiste na fermentação da acelga, adicionando um toque picante e cheio de sabor para esse vegetal que é visto por muitos até como sem gosto. Esse vegetal é temperado junto com outros ingredientes base como o gengibre, a pimenta, o suco de maçã e o molho de peixe. O kimchi pode ser servido acompanhado do arroz ou até mesmo com proteínas como a carne de porco ou o frango. Venha descobrir como prepará-lo e faça em casa!

Como fazer o kimchi: confira receita

Essa receita tradicional pode ser feita de uma maneira muito fácil. O kimchi tem diversos modos de preparo, no qual algumas vezes é utilizado o molho de peixe, enquanto outras conta com o molho de camarão. O único ingrediente que é obrigatório é a acelga, enquanto o gengibre, o alho, o mel, o rabanete, a cebola, o suco de maçã e entre outros, podem ser considerados opcionais. Foi pensando nessa diversidade que separamos uma receita que ao mesmo tempo que se mantém fiel a versão original, ainda é fácil de ser feita com ingredientes encontrados no Brasil! Então prepare em casa e delicie-se com essa maravilha que é uma verdadeira explosão de sabores para o paladar.

Ingredientes

  • 2 acelgas
  • 5 xícaras de água
  • 4 dentes de alho
  • ½ xícara de sal
  • 1 colher (sopa) de gengibre
  • 3 colheres de molho de peixe
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) pimenta em pó
  • 2 colheres (sopa) de suco de maçã
  • 2 colheres (sopa) de gergelim torrado
  • 2 pimentas vermelhas fatiadas

Modo de preparo

  1. Corte os talos da acelga e depois corte as folhas na vertical.
  2. Em uma panela, misture as 5 xícaras de água e o sal. Mexa bem e assim que começar a ferver, desligue o fogo e espere esfriar por 5 minutos.
  3. Dentro de um recipiente fundo, despeje essa mistura por cima da acelga e deixe de molho por 10 minutos. Passado esse tempo, vire as folhas da acelga de lado e deixe por mais 10 minutos.
  4. Retire a acelga dessa água salgada e escorra por um tempo até que ela fique seca.
  5. Misture o alho batido, o gengibre, a cebola picada e o molho de peixe.
  6. Acrescente o açúcar, a pimenta em pó, as pimentas vermelhas fatiadas e o suco de maçã. Mexa bem.
  7. Em um recipiente fundo, misture a acelga nesse molho. Utilize as mãos para garantir que todas as partes do vegetal fiquem bem temperadas.
  8. Deixe fermentando por no mínimo duas horas.
  9. Quando for consumir, coloque o gergelim torrado por cima.
  10. Sirva-se à vontade!

Benefícios do kimchi

Não pense que essa receita se destaca apenas pelo seu gosto acentuado pelos temperos. O que poucos sabem é que o kimchi pode fazer bem para a saúde! Por ter a pimenta entre os ingredientes, ele possui propriedades antioxidantes, como os flavonoides, que ajudam a reduzir os radicais livres. Ele também pode fortalecer o sistema imunológico, já que o gengibre é rico em vitamina C. Além disso, o kimchi possui nutrientes como as vitaminas do complexo B e minerais como o fósforo, o cálcio e o potássio. Ufa! Quanta coisa, né? Não é à toa que essa é uma receita que existe durante muitos séculos e é uma das mais tradicionais da culinária oriental.


Veja mais


O que é tucumã, qual o sabor e o que significa? Entenda a gíria de Isabelle no BBB 24 em discussão com Bin Laden
Benefícios de comer melancia todos os dias: o que acontece com o seu corpo quando você ingere a fruta com frequência
Sobremesa afetiva: com apenas outros 2 ingredientes, você transforma a uva em doce com gostinho de infância

Temas relacionados