• Entrar
  • Cadastrar
Comida coreana: receitas, dicas e curiosidades sobre a culinária asiática

Comida coreana fácil de fazer existe e é um ótimo jeito de experimentar essas delícias em casa. Veja dicas de receitas e curiosidades sobre os principais pratos da culinária coreana.

Dá para aprender muito sobre um país com base na sua culinária. No caso da comida coreana, séculos de história estão por trás dos seus pratos mais típicos. Não importa se você já aprecia a culinária coreana ou se quer começar a experimentar essas iguarias agora, o TudoGostoso tem receitas para você preparar pratos típicos de lá aqui no Brasil. Descubra receitas, dicas e curiosidades sobre a comida coreana.

Comida coreana: uma tigela de pedra com bibimbap, um arroz colorido com vegetais, carne e ovo por cima O bibimbap é um dos pratos típicos da comida coreana

O que os coreanos comem no dia a dia?

O que os coreanos comem hoje tem uma forte herança de séculos de história. A maioria dos pratos mais típicos foi criada durante o período imperial da península. Por causa disso, tanto a Coreia do Sul quanto a Coreia do Norte possuem hábitos alimentares bem próximos.

Uma refeição coreana típica tem mesa farta com um ou dois pratos individuais e várias tigelas com acompanhamentos chamados de banchan. Cada pessoa recebe sua própria porção de arroz e de sopa. Os banchans são dispostos na mesa em tigelas pequenas de uma variedade de alimentos, como verduras, carne, macarrão e molhos.

A quantidade de banchans pode ir de 3 a 12, dependendo da ocasião, com eventos formais e comemorações pedindo por mais acompanhamentos. As pessoas então se servem das guarnições com seus talheres e colocam no arroz ou na sopa para fazer uma mistura deliciosa.

Assim, arroz, sopa, macarrão, vegetais e carnes de boi e de porco são os alimentos que os coreanos mais comem no dia a dia. Frutos do mar, frango e ovo também são adicionados em alguns pratos. A influência internacional trouxe mais pratos de outros países para a Coreia do Sul, então hoje em dia os sul-coreanos nem sempre comem as comidas tradicionais.

Kimchi: a principal comida coreana

O kimchi é a comida coreana mais característica da península. Ele não é um prato só, mas o nome dado para condimentos de vegetais fermentados que servem de acompanhamento. O kimchi é tão usado na culinária coreana que pode ser usado nas três refeições, café, almoço e jantar, e muitas famílias sempre tem uma porção guardada na cozinha.

O kimchi mais tradicional é feito de acelga, embora possa ser feito com outros vegetais. O preparo envolve deixar a verdura bem coberta em uma mistura que tem principalmente pimenta, sal, alho, gengibre e cebolinha. Uma dica de preparo de acelga e outras hortaliças é separar as folhas e passar a pasta em cada uma delas para absorverem bem.

Depois de pronto, o kimchi pode ser comido na hora, mas ele fica melhor depois de fermentado por alguns dias. Afinal, essa própria receita foi inventada para conservar os vegetais por meses durante o inverno, então ele dura bastante. O kimchi é tão importante que o seu preparo entrou na lista da UNESCO de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Comida coreana: pote preto com kimchi, uma acelga com pasta de pimenta, com palitos no lado e acelga no fundo O kimchi é um condimento versátil que cai bem com vários pratos

Quais os pratos de comida coreana mais populares?

Não faltam pratos diferentes e saborosos de comida coreana. O bibimbap é um dos mais conhecidos e é composto por uma tigela de pedra quente com arroz coberto de legumes, carnes, pasta de pimenta e óleo de gergelim, com um ovo por cima para finalizar. Outro popular é o gimbap, um rolinho de arroz com vegetais e peixe no meio e envolto de alga marinha, parecido com o sushi japonês.

Os pratos com macarrão feito de trigo sarraceno, tipicamente servido em uma sopa, são bem comuns. O jjajangmyeon é feito com uma pasta de feijão preto e carne de porco. O naengmyeon é um macarrão bem longo e servido frio com pepino, rabanete, pera, ovo cozido e um molho de mostarda ou vinagre.

Feito de outro ingrediente popular na Coreia, o arroz, o tteok é um bolinho de arroz cilíndrico que serve para várias receitas. O tteokbokki é uma porção do bolinho frito com molho apimentado e muito apreciado como comida de rua. Já o tteokguk é uma sopa com fatias finas do tal bolinho. Ou seja, versatilidade não falta nesse ingrediente. A comida coreana tem pratos com carne, mas o preparo mais comum para as carnes é através do churrasco coreano.

O que tem no churrasco coreano?

No chamado churrasco coreano, a carne é grelhada na hora em uma chapa na mesa. A chapa quente fica no meio da mesa, cercada de carnes já temperadas ou marinadas dispostas em fatias superfinas. Cada pessoa pega uma fatia a sua escolha e coloca na grelha para preparar a carne. Entre as carnes mais comuns temos o bulgogi, o dalbi, o dak galbi e o samgyeopsal.

O bulgogi é feito de tira de lombo marinado com alho, molho de soja, gengibre, cebola e açúcar. O galbi é feito de fatias maiores de costela de porco ou boi desossado e marinado. O dak galbi é similar, mas de frango. Já o samgyeopsal é a barriga de porco sem pele e sem tempero. Os banchans também entram no churrasco coreano, com uma seleção de vegetais e molhos para servir junto.

Comida coreana: churrasco coreano com uma grelha redonda na mesa com carne em cima e vários potes pequenos em volta com vegetais, sopas, molhos e carnes No churrasco coreano, cada pessoa prepara a sua carne

Porque a comida coreana é apimentada?

A comida coreana muitas vezes leva gochujang, uma pasta de pimenta vermelha bem forte. Esta pasta é responsável pela fama da comida apimentada da Coreia. O gochujang é usado no kimchi, no tteokbokki e no frango frito coreano, para citar alguns.

Essa pimenta é muito usada por ter um toque levemente doce e o seu ardido ajudar a aliviar o estresse, perfeito para se recuperar de um dia de trabalho exaustivo. Além disso, seu preço baixo na região é outro motivo para ser um condimento tão usado.

Existe comida coreana doce?

A península coreana não tem o mesmo hábito ocidental de comer sobremesa após uma refeição. Mas os coreanos têm seus próprios doces para comer como um lanche rápido ou para acompanhar um chá.

O hotteok é um tipo de panqueca recheada com uma pasta doce de açúcar, mel ou canela vendido nas barracas de rua e ótimo para aquecer no inverno. O dasik é um pequeno biscoito de semente de gergelim ou matcha (chá verde) que acompanha uma boa xícara de chá. Já o songpyeon é feito com a massa de tteok recheado de pasta doce e servido tradicionalmente no festival de outono Chuseok. Doces apetitosos para várias ocasiões.

Comida coreana: receitas para fazer em casa e experimentar

Kimchi

O kimchi é uma comida coreana fácil de fazer e que combina até com pratos bem brasileiros.

Cheese Buldak

Buldak é um frango grelhado bem apimentado que fica uma delícia coberto de queijo.

Dalgona candy

O dalgona é um biscoito simples de açúcar e bicarbonato de sódio vendido nas ruas coreanas e que ficou popular pelo mundo por causa da série Round 6.

Comida coreana: doce dalgona em formado de círculo com um desenho de rosto feliz O doce dalgona é bem fácil de fazer e você pode se divertir com desenhos diferentes

Dalgona coffee

Gosta de um café gelado diferente? O café dalgona é uma bebida gelada com leite e um creme de café por cima que ganhou esse nome por causa da cor que lembrava o doce.

Bife acebolado à Coreia

O bife acebolado não é um prato da comida coreana, mas usa o molho de pimenta gochujang no preparo e kimchi de acompanhamento para dar aquele gostinho da Coreia neste prato adaptado.

Veja também:

Comida japonesa em mês olímpico: veja os pratos mais gostosos do país

Diferentes maneiras de utilizar macarrão instantâneo

Temas relacionados