• Entrar
  • Cadastrar
Você comeria tomate COM ADOÇANTE?! Pois é isso que os coreanos estão fazendo! Entenda o motivo dessa prática curiosa!

Chamados de "tomangos", os tomates injetados com adoçante natural são a nova comida da moda na Coreia do Sul

Você comeria tomate COM ADOÇANTE?! Pois é isso que os coreanos estão fazendo! Entenda o motivo dessa prática curiosa!

Entenda por que os agricultores estão fazendo tomate injetado com adoçante natural! (Créditos: Shutterstock)

As comidas coreanas estão fazendo cada vez mais sucesso no Brasil, junto com as roupas, as maquiagens, as músicas e os doramas. Por isso, a busca por receitas coreanas e costumes do país estão aumentando muito. Aqui mesmo no TudoGostoso, você encontra várias opções de comidas tradicionais como o kimchi, o bibimbap e o tteokbokki. Porém, hoje vamos falar de uma prática que está se tornando popular na Coreia e que pode parecer estranha para nós: tomate injetado com adoçante.

Não, você não leu errado, os coreanos estão comprando tomates adoçados artificialmente, e eles são vendidos em mercados comuns espalhados pelo país. Para você entender um pouco melhor o que está acontecendo, o TudoGostoso foi atrás de saber mais sobre os “tomango”, como são chamados os tomates injetados com stévia para ficar mais doce. Vem que a gente vai te explicar tudo!

Conheça o "tomango", tomate injetado com stévia é a nova moda da Coreia do Sul

Pode acreditar, os tomates injetados com stévia, um tipo de adoçante natural, estão se tornando uma das frutas mais populares da Coreia do Sul. O produto chegou às prateleiras dos supermercados apenas em 2023, mas parece ter agradado e muito o paladar dos sul-coreanos.

Esses tomates são chamados de “tomangos” por serem tão doces quanto mangas. Basicamente, essa injeção de adoçante natural serve apenas para deixá-los mais doces e mais palatáveis para os consumidores locais. Dessa forma, todos os benefícios do tomate conseguem ser aproveitados por eles.

Como são feitos os “tomangos”?

Tomates injetados com stévia vendidos em supermercados sul-coreanos (Créditos: TudoGostoso/Dalila Florião)

Tomates injetados com stévia vendidos em supermercados sul-coreanos (Créditos: TudoGostoso/Dalila Florião)

Apesar dos tomangos serem recentes, a prática de utilizar stévia na agricultura coreana não é de agora. Segundo Kang, vice-diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Stévia da Coreia, tornou-se comum usar um concentrado de folhas e caules de stévia não tratados quimicamente para pulverizar as plantações e os solos, sendo usado como fertilizante desde a hora que os alimentos são semeados até a colheita.

A verdade é que esse processo começou no Japão, mas logo foi aderido na Coreia do Sul, já que ele ajuda a enriquecer o solo que produz os vegetais, além de aumentar o frescor dos produtos e deixá-los levemente mais doces.

O processo de produção do tomango, contudo, é diferente. O concentrado de stévia é injetado já no tomate colhido. Apesar da popularidade e dos aparentes benefícios do tomate injetado com stévia, Kang expressa preocupações quanto à validade do produto. O tomate comum tem validade de 1 a 2 semanas, enquanto o tomango tem validade de 4 dias no máximo.

Benefícios dos “tomangos”, os tomates injetados com stévia

Muitas figuras públicas e celebridades estão falando sobre como o tomango é o segredo para emagrecer sem sofrimento. Acontece que esse tipo de tomate possui baixíssimas calorias, mesmo sendo tão doces.

A stévia é um adoçante natural com poucas calorias, mas sendo até 200 vezes mais doces do que o açúcar tradicional. Nas embalagens dos tomangos, a informação é de que cada fruto contém 0,01% de stévia tratada.

Existem muitos estudos que comprovam os benefícios da stévia como adoçante, e eles incluem a perda de peso e até mesmo o controle da diabetes. Isso ocorre porque esse adoçante natural não tem efeito sobre o índice glicêmico ou sobre a insulina da mesma maneira que outros tipos de adoçante tem, como é o caso do açúcar refinado. Sendo isso, usá-lo como substituto do açúcar é uma ótima maneira de manter a dieta sem sacrificar o sabor adocicado.

Porém, é importante destacar que a stévia pode ser prejudicial, sim, se ela for consumida em grandes quantidades, acima daquelas recomendadas diariamente. Como a maioria dos alimentos, o ideal é manter o equilíbrio e não exagerar.

Agora o TudoGostoso quer saber: você experimentaria tomate adoçado artificialmente? Nós ficamos curiosos e, não vamos negar, nós provaríamos para ter uma opinião concreta sobre o produto! E se você gostou deste conteúdo, continue acessando o nosso site para mais novidades!

Veja mais:

Conheça 3 sucos de fruta que são uma 'bomba glicêmica' para quem tem diabetes

Temas relacionados