O brasileiro ama festa junina. Afinal, como não amar? Tem brincadeira, música e, a melhor parte, as comidas típicas. Com certeza você já deve ter percebido que aqui no TudoGostoso a gente adora essa época do ano, né? Para contagiar todo mundo, a gente já ensinou comidas salgadas de festa junina, bebidas para festa junina e até como ganhar uma renda extra com festa junina! Mas você sabe como a festa junina surgiu? E por que usamos fogueiras e bandeirolas? Calma que hoje você vai ficar sabendo! Confira curiosidades sobre a festa junina que você provavelmente não sabia!
Você sabia que as bandeirinhas das festas juninas tiveram uma criação interessante?
Curiosidades sobre a festa junina
Ainda que a festa junina seja muito popular no Brasil, a verdade é que ela não teve sua origem por aqui. Apesar disso, logo foi adaptada para os costumes brasileiros de música e comida, e por isso pode ser considerada tão típica atualmente.
Origem da festa junina
A festa junina teve origem na Europa da Idade Média e chegou ao Brasil por conta da colonização portuguesa, lá no século XVII. No entanto, logo passou por adaptações culturais, chegando até a incorporar costumes e tradições brasileiras.
Em Portugal, a festa junina era chamada de festa Joanina por conta de São João Batista. Essas festas eram realizadas em comemoração a chegada do verão europeu, porque eles consideravam que começava um novo ciclo a cada nova estação. Essa festividade ainda ocorre em diversos países europeus como a Alemanha, Finlândia, França e Portugal.
Apesar de ter sido trazida de Portugal, os povos indígenas que habitavam o Brasil já comemoram a agricultura em rituais com muita música e dança. Com isso, a festa junina começou a carregar uma bagagem cultural brasileira bem grande. Uma dessas adaptações foi a escolha do milho como o ingrediente principal das festas juninas brasileiras!
Maior festa junina do mundo é nossa!
Essa curiosidade já é mais comum, mas é claro que a gente não poderia deixar de fora. Para quem não está sabendo, o maior arraiá do mundo é o de Campina Grande, na Paraíba. Ele atrai multidões de turistas para a cidade, que costuma receber mais de 100 mil pessoas durante as festividades de São João.
Além dessa, também existe a grande festa de São João de Caruaru, em Pernambuco. Aliás, as duas competem constantemente pelo título de maior arraiá do mundo!
As comidas típicas das festas juninas são uma das partes favoritas do pessoal
O Nordeste é a região que mais comemora a festa junina
Bom, depois das maiores festas juninas ficarem na Paraíba e em Pernambuco, já até ficou claro que a região adora um arraiá, né? Não é à toa que diversas comidas típicas dessa festividade são comidas do nordeste do país como a canjica e o munguzá. Além das comidas típicas nordestinas, as músicas de Luiz Gonzaga, o querido “rei do Baião”, são as mais tocadas nas festas.
Quadrilhas, bandeirinhas e vestimentas possuem significados interessantes
A dança de quadrilha, tão conhecida pelo seu destaque nas festas juninas do país, surgiu como uma maneira de agradecer os três santos católicos, São João, Santo Antônio e São Pedro, pelas colheitas do ano.
As bandeirinhas também possuem sua origem nos três santos: antigamente, a imagem deles eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelas festas. Com o passar do tempo, no entanto, elas foram transformadas nas bandeirinhas. Atualmente, a tradição de pintar os santos não é mais tão utilizada, mas as bandeirinhas permanecem como símbolo de decoração do arraial.
Já as roupas temáticas têm uma explicação bem simples: elas remetem às roupas utilizadas pelos habitantes da zona rural de tempos atrás.
As bandeirinhas não podem faltar na decoração da festa junina
Uma fogueira diferente para cada santo
A fogueira, a princípio, é uma tradição de origem pagã: elas eram usadas para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte. No entanto, atualmente, há diferentes tipos de fogueiras nas festas juninas, e cada uma delas possui um significado diferente!
A fogueira em formato quadrado é uma homenagem a Santo Antônio. Já a fogueira em formato redondo homenageia São João. E, claro, São Pedro não poderia ficar de fora, e sua fogueira é triangular.
E aí, qual dessas curiosidades você já sabia? Conta pra gente!
Veja mais:
Comida de festa junina: o que não pode faltar no seu arraial + receitas imperdíveis
Receitas veganas para sua Festa Junina: divirta-se com pratos sem ingredientes de origem animal