• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do figo: fruta tem ação antioxidante e controla a diabetes

Os figos são frutas deliciosas e nutritivas que oferecem uma variedade de benefícios à saúde. 

Benefícios do figo: fruta tem ação antioxidante e controla a diabetes

Conheça os benefícios associados ao consumo de figos. (créditos: Shutterstock)

O figo é uma fruta que vem da figueira, uma árvore que tem origem na região do Mediterrâneo. Ela possui um formato semelhante ao de uma pera, porém um pouco menor, e pode ser consumido in natura ou adicionado a pratos como saladas, sobremesas, bolos, sorvetes, molhos e outras receitas. O que muita gente não sabe é que o figo é um poderoso antioxidante e fonte de vitaminas e minerais importantes para a nossa saúde. Por isso, não faltam motivos para incluir o alimento na dieta. O melhor de tudo é que ele é facilmente encontrado em feiras e supermercados e por um preço bem acessível.

Conheça os principais benefícios do figo para a saúde e maneiras de incluir a fruta na alimentação.

Figo: benefícios da fruta auxiliam na saúde cardiovascular e controle da diabetes

Previne e controla a diabetes

O figo tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a manter estáveis os níveis de glicose no sangue. Já o teor de fibras e a presença de carboidratos complexos na fruta fazem com que o seu açúcar seja liberado aos poucos na corrente sanguínea, evitando picos de insulina. Por isso, o alimento atua tanto na prevenção como no controle da diabetes.

Controla a pressão arterial

As fibras solúveis do figo também reduzem a absorção de gorduras e controlam os níveis de LDL (colesterol "ruim"). A fruta ainda tem ação diurética, devido a alta concentração de potássio, ajudando a regular a pressão arterial e diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Rico em nutrientes

Os figos são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, vitamina K, vitamina B6, niacina, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e cobre.

É rico em antioxidantes

O figo é rico em antioxidantes do tipo flavonóide que desempenham um papel fundamental no combate aos radicais livres. Outro antioxidante presente no figo é a vitamina C, que entre tantos benefícios podemos destacar sua ação contra o envelhecimento precoce e melhora da absorção de ferro pelo organismo.

Auxilia na saúde óssea

O cálcio e o fósforo nos figos são essenciais para a saúde dos ossos e dentes. Ambos atuam no metabolismo da osteocalcina, um componente que atua na formação do tecido ósseo e auxilia na prevenção de fraturas.

Reduz a constipação intestinal

Assim como qualquer alimento rico em fibras, o figo também é benéfico para a saúde intestinal. A fruta tem ação diurética e laxante, que auxiliam no bom funcionamento do trânsito do intestino e eliminam as toxinas do organismo.

Ajuda no controle do peso

O figo é um dos alimentos que prolongam a sensação de saciedade e, consequentemente, controla o apetite. A fruta também possui poucas calorias e tem uma boa proporção de água, contribuindo para a hidratação do corpo.

Como consumir figo?

A melhor forma de consumir figo é in natura. Ele também pode ser adicionado em saladas, assados ou como ingrediente em receitas de sobremesas e pratos salgados. Outra maneira de aproveitar os benefícios do figo é por meio de sucos e vitaminas.

Os figos também podem ser encontrados na versão desidratada. Eles são uma ótima opção de lanche e também podem ser usados em receitas de bolos, pães e biscoitos. Por serem naturalmente doces, os figos secos podem ser usados como adoçante natural em certos preparos, substituindo açúcares refinados.

Veja também:

Inclua esses alimentos na sua dieta e garanta mais saúde. Confira a lista!
Alimentos ricos em ferro: saiba o que comer para garantir bons níveis do mineral no organismo

Temas relacionados