Você já ouviu falar em tteokbokki? É uma comida coreana feita com bolinhos de farinha de arroz, chamados de tteok, cobertos por um molho apimentado e levemente doce. O tteok parece um nhoque mas com uma textura mais chiclete. É uma comida muito famosa nas ruas da Coreia que tem ficado cada vez mais famosa no mundo inteiro graças aos doramas (novelas coreanas). Para você que é apaixonado pela cultura e deseja experimentar essa delícia em casa, vem que o TudoGostoso vai te ensinar como fazer tteokbokki!
Receita de tteokbokki: veja como fazer o nhoque de arroz coreano dos doramas!
Ingredientes:
Para a massa:
- 1 xícara (chá) de farinha de arroz
- 3/4 xícara (chá) de arroz moti
- 1 xícara (chá) de água fervente
- 1 colher (chá) de sal
Para o molho:
- 300 ml de água
- 1 colher (sopa) de molho shoyu
- 2 colheres (sopa) de gojuchang (pasta de pimenta coreana)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de mel
Modo de preparo:
O primeiro passo para fazer essa receita coreana é preparar o tteok, que é o nhoque de arroz. Você consegue encontrá-lo pronto em mercearias e mercados asiáticos, principalmente se você for das grandes capitais do país como São Paulo e Rio de Janeiro. Contudo, você também pode prepará-lo em casa, porque é bem fácil de fazer. Você só precisará de um ingrediente mais diferente, que você também encontra nesses locais ou pela internet: o arroz moti.
O arroz moti é um tipo de arroz mais glutinoso que, depois de cozido, fica mais macio e grudadinho, bem parecido com o tradicional arroz japonês para sushi. Nessa receita, você usará apenas a farinha, então, caso você só encontre o grão, você pode moer em casa ainda cru para obtê-la. O mesmo pode ser feito para a farinha de arroz comum.
Com os ingredientes em mãos, é hora de colocar a mão na massa. Misture todos os ingredientes secos da massa. Em seguida, adicione a água quente aos poucos, misturando com ajuda de uma colher. Quando não der mais para misturar com a colher e a massa não estiver tão quente, use as mãos para amassar bem até obter uma massa lisa, homogênea e redonda.
Corte a massa ao meio e cada metade em oito. Modele em formato cilíndrico (como na foto). Leve para cozinhar em água fervente até que todos os bolinhos comecem a boiar. À parte, é hora de preparar o molho! Coloque a água para ferver, junte o shoyu e o gojuchang e misture bem. Quando levantar fervura, adicione o mel e o açúcar, misture e deixe ferver por mais 5 minutos para dar uma leve reduzida. Desligue o fogo, adicione o tteok, misture tudo e sirva ainda quente! Se quiser, pode adicionar algumas fatias de queijo!