• Entrar
  • Cadastrar
Comer palito de dente frito é a nova trend do Tiktok: entenda o motivo e por que você NÃO deve fazer em casa!

Você não leu errado: comer palito de dente frito é a nova moda entre os jovens nas redes sociais

Usuários do Tiktok viralizaram postando vídeos comendo palito de dente frito, entenda mais sobre o caso! (Créditos: Shutterstock/Twitter @hee_2458)

Comer palito de dente frito é a nova trend do Tiktok. Sim, você não leu errado! Recentemente, diversos internautas postaram vídeos na rede social fritando palitos de dente biodegradáveis e adicionando ingredientes como queijo e molhos. Se você é como a gente, também ficou sem entender nada, porque parece algo tirado de filme! Por isso, o TudoGostoso correu para entender o que está rolando e abaixo iremos explicar melhor sobre a trend de comer palito de dente frito!

Como surgiu a trend de comer palito de dente frito?

A trend de comer palito de dente frito que aparece em vídeos do Tiktok aconteceu na Coreia do Sul. Por lá, os palitos de dente são diferentes do Brasil; por aqui, eles são feitos de madeira, enquanto na Coreia, os palitos são biodegradáveis e feitos de amido (que está presente em alimentos como arroz, batata e mandioca).

Nos vídeos publicados na rede social, os influenciadores aparecem fritando em óleo os palitos de dente e adicionando alguns complementos como queijo e molhos para deixá-lo ainda mais “gostoso”. Tem até quem cozinha em água quente e depois passa no açúcar, como sobremesa.

A maioria das publicações foram feitas por aqueles que praticam o mukbang, onde os internautas aparecem consumindo grandes quantidades de alimentos, muitas vezes usando técnicas de ASMR.

Governo da Coreia do Sul alerta população para não comer palito de dente frito

A repercussão dos vídeos foi tanta que o governo da Coreia do Sul precisou emitir um alerta para a população. Através da rede social X (antigo Twitter), eles publicaram:

“Recentemente, vídeos de palitos de amido, produtos higiênicos, fritos em óleo e consumidos como comida estão em alta nas redes sociais! Os palitos de amido são ‘produtos de higiene’, não alimentos. Os produtos sanitários são fabricados de acordo com os padrões e especificações de ingrediente, método de fabricação e uso pretendido. Embora a segurança seja gerida, a sua segurança como alimento não foi verificada. Não coma!”

Especialistas explicam por que palito de dente biodegradável não pode ser comido

Em entrevistas para os jornais coreanos, diversos engenheiros alimentares explicaram que, ainda que o produto seja feito a partir de um alimento, ele não é próprio para consumo. As etapas de segurança são diferentes entre produtos alimentares e os demais; e, no caso dos palitos de dente, não há nenhuma fonte que confirme que eles podem ser comidos.

Outro detalhe importante que os especialistas trazem à tona é que pode até ser que o palito não seja tóxico em pequenas quantidades e em curto prazo, mas que não se sabe como o organismo reagiria a um consumo a longo prazo e em grandes quantidades. Alguns dos indivíduos que postaram os vídeos chegaram a comer uma caixa inteira de palitos fritos!

É importante destacar que isso vale para qualquer produto biodegradável, viu? No Brasil, usamos o palito de madeira, que todo mundo sabe que não pode ser ingerido. Porém, outros itens biodegradáveis, como papel de chiclete, nunca devem ser ingeridos, a não ser que a marca especifique que é comestível!

Veja mais:

Ovo cozido explode? Descubra o que pode causar o acidente perigoso que virou trend no TikTok

Temas relacionados