• Entrar
  • Cadastrar
Saco de frutos do mar é a nova moda do Tiktok: vem entender a trend e por que (não) fazer em casa!

Nova trend do Tiktok mostra influenciadores devorando um saco de frutos do mar

Saco de frutos do mar é a nova moda do Tiktok: vem entender a trend e por que (não) fazer em casa!

Entenda a nova trend do Tiktok de servir frutos no mar em um saco plástico (Créditos: Reprodução/Tiktok @feathonthese)

Não é incomum nos depararmos com comidas exóticas nas redes sociais, mas a nova trend está deixando todo mundo de cara. Recentemente, o saco de frutos do mar viralizou no Tiktok e muita gente correu para provar, seja indo em restaurantes ou tentando fazer em casa. O TudoGostoso foi atrás de entender como surgiu o prato e agora vamos te contar!

Saco de frutos do mar: o que é a nova trend do Tiktok?

Um prato típico americano viralizou nas redes sociais quando uma brasileira foi experimentá-lo. Trata-se de um cozido de frutos do mar ao estilo cajun que é preparado e servido em um saco plástico próprio para cozimento.

O cozido pode ser feito com diversos frutos do mar diferentes, e fica a gosto do freguês a escolha. Caranguejo-real, siri, camarão e lagostim são algumas das opções, além de batata, milho-verde e salsicha. Os clientes usam luvas e babadores para degustar os alimentos sem fazer sujeira, porque a refeição é para ser comida com a mão.

Cozido de frutos do mar ao estilo Cajun: entenda a origem

Antes de explicarmos a origem do prato, precisamos explicar um pouquinho sobre os cajuns. Os cajuns são um grupo de colonizadores descendentes da Acádia que se estabeleceram na Louisiana, sul dos Estados Unidos, depois de serem exilados do norte do continente americano.

A cultura cajun é uma fusão das culturas francesa, africana, espanhola e nativa americana, e isso se reflete na culinária também. Tradicionalmente, os temperos da comida cajun são bem fortes e marcantes, com o uso de pimenta caiena, páprica, alho em pó, cebola em pó e várias outras ervas e especiarias.

Quando os cajuns se instalaram no sul dos Estados Unidos, eles precisaram adaptar a comida para os ingredientes que tinham em abundância no local como milho, batata, camarão, siri e caranguejo. Aliás, esses dois últimos substituíram o consumo da lagosta, que não era encontrada com tanta facilidade.

Por que servir os frutos do mar em um saco?

O cozido de frutos do mar ao estilo cajun surgiu como parte de eventos comunitários, sendo associado pela população com grandes celebrações. Ao longo do tempo, o cozido cajun foi evoluindo e, conforme as pessoas migraram pelo país, o prato também foi saindo. Ele deixou de ser servido apenas em datas específicas, podendo ser degustado a qualquer momento.

Em uma dessas mudanças, surgiu o saco de frutos do mar ao estilo cajun: uma jeito de preparar o prato de forma individual. Os frutos do mar e outros ingredientes são adicionados neste saco junto com os temperos. Ele fica marinando por algum tempo e depois é cozido ou assado dentro do saco.

Também é tradicional comer frutos do mar com as mãos, já que pode ser difícil com o uso de talheres. Uma maneira de servir que também ficou bastante popular e despejando o cozido na mesa do restaurante, como a chef Vanessa Vagnotti, do restaurante Yallah Cozinha Plural faz.

Por que não fazer o saco de frutos do mar em casa?

Em casa, se você for preparar um cozido de frutos do mar, mesmo que seja em quantidade pequena, você pode fazer direto na panela. Sem contar que pode ser difícil achar o saco certo dependendo do lugar em que você mora. Além disso, o que importa mais não é o cozimento no prato e, sim, o tipo de tempero utilizado.

Algumas pessoas nas redes sociais estão preparando o cozido na panela e transferindo para o saco plástico para imitar o lúdico da trend, mas vai dar no mesmo se você servir em um prato.

Veja mais:

Treta no Tiktok: por que o bolo de cenoura não leva leite? TudoGostoso explica se ingrediente faz ou não diferença

Temas relacionados