Se você tem o costume de usar a rede social Tiktok, com certeza já se deparou por aí com alguns gringos, principalmente estadunidenses e europeus, reclamando sobre a aparência e textura das frutas. Os vídeos que viralizaram se tornaram a ‘trend das frutas fakes’, exatamente por aparentarem estar extremamente emborrachadas. Mas, afinal, será que essas frutas são falsas mesmo ou existe alguma outra explicação para isso?
Trend das frutas fakes: alimentos com textura de borracha revolta gringos
As frutas que se tornaram alvo de reclamações, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, tinham a casca mole e o interior muito emborrachado. Diversos usuários da rede social gravaram vídeos mostrando e reclamando dessa situação. Um dos vídeos, que já conta com mais de 39 milhões de visualizações, mostra o aspecto de melancias e melões pela usuária e é possível perceber que a polpa parece mesmo feita de borracha.
E nada de achar que são apenas essas frutas, viu? A banana e o abacate também entraram na lista de reclamações, com consistências completamente discrepantes do que todos estão acostumados. As bananas foram descritas como “esponjosas”, enquanto os abacates estavam duros.
O que está acontecendo com as frutas na Europa e nos Estados Unidos?
Apesar de realmente parecerem falsas, o pesquisador Márcio Eduardo Canto Pereira, da Embrapa, explica que elas são aparentemente verdadeiras, e que o motivo para elas estarem com essa aparência e textura emborrachada é por causa das técnicas utilizadas para aumentar a vida útil da fruta quando ela é exportada.
Segundo ele, a banana dura de 7 a 10 dias, o que é inviável quando o assunto é exportação. Isso porque elas saem do Brasil de barco, e demoram cerca de duas semanas para chegar aos Estados Unidos e 21 dias para chegar à Europa, por exemplo. Nesses casos, é necessário utilizar técnicas que retardem o amadurecimento da fruta. A mais usada é a aplicação de produtos que inibem o funcionamento do etileno, que é um hormônio natural das frutas responsável pelo amadurecimento.
No entanto, essas técnicas não devem alterar a textura ou sabor da fruta e, quando isso acontece, é porque está sendo utilizada de forma inadequada. Márcio Eduardo ainda explica que o certo a se fazer é rastrear a origem dos produtos para entender o que está acontecendo e resolver o problema.
Veja mais:
Pode lavar frutas na lava-louças? Veja o que dizem os especialistas sobre o uso da máquina para higienizar alimentos