• Entrar
  • Cadastrar
Ovo cozido explode? Descubra o que pode causar o acidente perigoso que virou trend no TikTok

Ovo cozido explode e pode causar danos graves! Veja como se proteger e evitar acidentes na cozinha

Ovo cozido explode quando preparado de maneira errada. Veja como evitar esse problema! (Créditos: Shutterstock)

Vídeos de ovos cozidos explodindo após serem cortados se tornaram virais nas redes sociais. Além de desperdiçar o alimento, esse tipo de situação pode ser bem perigosa. Quando o ovo cozido explode, ele se parte em pedaços bem pequenos e quentes que podem causar queimaduras sérias quando entram em contato com a pele.

Um dos vídeos virais mostrando o acidente foi compartilhado pela influenciadora Rafa Uccman há duas semanas. Ela não informou se havia esquentado o alimento no micro-ondas, mas, de forma geral, essa é a causa do problema nos vídeos que mostram essa situação.

Ovos explodindo viraram até trend do TikTok, identificada com a hashtag #microwaveaeggs. Pessoas do mundo inteiro gravam vídeos delas mesmas cortando o alimento ou surpreendendo outras com a explosão. Há até quem se afaste um pouco do prato achando que está protegido, mas a verdade é que não é possível ter certeza da distância que será percorrida pelos pedaços da comida. Além disso, qualquer contato do alimento quente com a pele pode machucar.

O ovo cozido explode após passar pelo micro-ondas por que a gema pode atingir temperaturas de até 100 °C dentro do aparelho, o ponto de ebulição da água. O processo de cozinhar o ovo cria pequenas bolsas de água dentro do alimento que são inofensivas se você comê-lo normalmente depois do preparo tradicional, esperando esfriar um pouquinho para colocar no prato. Quando o alimento é aquecido, porém, a temperatura da gema dispara, e esses minúsculos bolsões começam a ferver, o que pode levar à explosão. O nosso conselho é: não tente fazer isso em casa. Os danos para a saúde não compensam um vídeo viral.

Por que o ovo estoura quando cozinha?

Outro problema comum na hora de cozinhar ovos é ter que lidar com o alimento que estourou ainda dentro da panela, antes de ficar pronto. Essa situação é muito comum por conta da diferença de temperatura da água e do ovo. Se o seu ovo é guardado na geladeira, ele provavelmente vai quebrar se for mergulhado na água fervendo. Nesse caso, talvez seja melhor colocar o ovo na água fria para esquentar os dois juntos. Caso o ovo esteja em temperatura ambiente, ferva o líquido antes.

Outros truques que podem ajudar são acrescentar um pouco de vinagre ou suco de limão na água e até fazer um furinho na base do ovo antes de cozinhar. Importante colocar o alimento com delicadeza na panela, isso também evita rachaduras.

Veja mais
Ovo pochê PERFEITO é mais fácil de fazer do que você imagina! Aprenda o truque com um item que você já tem em casa
Que tal fazer bolo com 1 ovo? Aprenda essa receita fácil, gostosa e muito ECONÔMICA!

Temas relacionados