• Entrar
  • Cadastrar
Como temperar pernil: esses são os temperos que combinam com a carne de porco

Confira as melhores dicas para temperar um pernil e deixá-lo suculento e saboroso. 

Veja como temperar o pernil da ceia de Natal e Ano-Novo e deixe a sua comemoração ainda mais gostosa. (créditos: Shutterstock)

 

O pernil é um corte suíno conhecido por ser suculento e muito versátil. Ele é perfeito para servir em ocasiões especiais, pois rende bastante e tem um gosto fácil de agradar. Por isso, o prato é uma das carnes mais populares nas ceias de Natal e Ano-Novo. Para deixá-lo ainda mais irresistível, é importante apostar nos temperos que mais combinam com a carne de porco. No caso do pernil, além do alho e da cebola, a dica é apostar em ingredientes e especiarias com sabores marcantes.

Para te ajudar nessa missão, o TudoGostoso separou as melhores combinações para temperar perfil e caprichar nas festas de fim de ano.

Tempero para pernil: carne de porco combina com temperos transitem entre o doce e o picante

O pernil é um corte que vem da parte traseira do porco. Ele é considerado uma das carnes suínas mais nobres, com pouca gordura e um sabor leve, porém marcante. A melhor forma de temperá-lo é com ervas aromáticas e combinações agridoces. Tomilho, cominho e pimenta-do-reino são ótimas escolhas. Ingredientes como laranja, mel e shoyu também ajudam a deixar a carne mais suculenta.

Para quem gosta de um sabor mais sofisticado, vale a pena investir em ingredientes com uma acidez levemente acentuada. O vinho branco e o limão possuem um toque adocicado e cítrico na medida certa para o pernil. Para deixar a carne mais gostosa, acrescente ervas aromáticas ou especiarias, como páprica, coentro e alecrim.

Marinada ajuda a deixar a carne macia e deliciosa

Além de escolher o melhor tempero para pernil, é importante preparar uma marinada para que a carne absorva bem os sabores. O processo não apenas ajuda o alimento a pegar gosto, como deixa sua textura mais macia. E você ainda pode aproveitar o líquido da marinada para preparar um molho especial.

O ideal é que o pernil fique na marinada de 8 a 12 horas dentro da geladeira. Espalhe bem os temperos na carne para que todos os lados peguem gosto. Uma dica infalível é fazer furinhos bem de leve para que os ingredientes cheguem na região interna da carne.

Depois de temperar o pernil, é só preparar a carne da maneira que preferir. Ele pode ser assado no forno - preparo mais tradicional - , na airfryer ou cozinhado na panela de pressão. Você também pode cortar a carne em cubinhos e refogar com cebola até ficar bem douradinho.

Veja também:

Receita de pernil refogado
Pernil na airfryer é fácil e rápido de fazer: é só temperar com essas dicas e colocar na fritadeira

Temas relacionados