• Entrar
  • Cadastrar
Como pururucar pernil: aprenda segredo de chef para a pele do porco ficar bem crocante

Temos a melhor dica para com que você consiga pururucar o pernil da forma certa! Veja no TudoGostoso!

Você precisa provar o pernil pururucado! (Créditos: Shutterstock)

O pernil é um dos pratos mais clássicos do Natal, sendo uma das comidas obrigatórias na maioria das ceias. Visando dar um toque extra, muitas pessoas optam por pururucar o pernil, mas não vá pensando que basta jogar óleo quente por cima! Existe um segredo de chefe que o TudoGostoso descobriu e você precisa aprender para arrasar no preparo desse prato e arrasar, garantindo elogios de todos à mesa! Venha conferir agora e não erre!

Qual o segredo para pururucar o pernil?

Pururucar o pernil consiste no processo de transformar o couro borrachudo do porco numa pele crocante e atrativa. Para conseguir esse resultado, precisa despejar o óleo quente por cima da pele do porco, mas o que poucos sabem é que existe um passo que deve ser feito antes disso! Esse método é considerado um segredo de chef, mas iremos dividir com você! Para conseguir um ótimo pernil pururucado, antes de mais nada você precisa secar bem a pele da carne suína. Utilize um papel-toalha para realizar esse processo. Isso deve ser feito tanto antes da carne ir ao forno, quanto após, assim que estiver no ponto do seu agrado. Quanto mais seca a pele estiver, mais o óleo vai poder penetrar e dar aquele toque especial da pururuca, deixando ainda mais crocante e atrativo para quem deseja comer.

Como pururucar o pernil

Faltando pouco para o pernil ficar pronto, coloque uma quantidade suficiente de óleo de cozinha em uma panela funda para despejar sobre a carne para pururucar. Aqueça em fogo médio-alto. Lembre-se de ter cuidado ao lidar com óleo quente para evitar queimaduras. Para verificar se ele está quente o suficiente, você pode verificar se algumas bolhas começaram a surgir na superfície. Retire o pernil do forno e de preferência coloque ele em uma grade em cima da assadeira para evitar com que o líquido quente fique acumulado na parte de baixo da carne. Vire a parte da pele do porco para cima e despeje o óleo por cima, com muito cuidado para não se queimar, e prontinho! O seu pernil pururucado estará no ponto certo! Recomendamos servir a carne de porco pururucada imediatamente, enquanto está quente e crocante.

Por que pururucar o pernil?

O processo de pururucar cria uma camada crocante na superfície da carne, adicionando uma textura agradável, que faz contraste à maciez da carne de porco e sabor, já que quando temperada adequadamente, a pururuca pode realçar o gosto da carne de porco. Além de melhorar a textura e o paladar, essa técnica pode ser uma maneira de aproveitar integralmente a carne suína, garantindo que até mesmo a pele seja deliciosa e aproveitada na culinária, já que geralmente a parte do couro é uma parte mais dura.

Veja mais

Lombo de Natal macio e suculento: essas são as dicas que você precisa seguir para fazer um prato de chef!
Natal 40 graus: já é verão e você precisa dessas dicas pra uma noite feliz de verdade
Natal no Brasil tem até pastel! Veja receita especial com recheio de tender para fazer nas festas

Temas relacionados