Tender é uma clássica receita de Natalque complementa qualquer ceia. A bolinha faz sucesso pela versatilidade, já que combina com diversos molhos e temperos e pode ser incluída em várias receitas de acompanhamentos típicos das festas de fim de ano, como arroz e farofa. Apesar de o preparo ser simples, o passo a passo para deixar o tender suculento e saboroso pode deixar muita gente com dúvidas. Por isso, reunimos dicas que vão facilitar esta tarefa! Confira a seguir como temperar, assar e até preparar um molho delicioso para servir essa carne suína.
Receita de Natal: aprenda a preparar um tender delicioso para as festas de fim de ano!
Tenter é um pernil suíno defumado que pode ser preparado com diversos molhos e acompanhamentos. Veja o passo a passo!
O que é a carne do tender?
Apesar do sucesso no Natal, muita gente nem sabe o que é tender. Trata-se de um pernil de porco cozido e defumado. O alimento é um embutido, parecido com o presunto, que pode ser usado em várias receitas ou servido sozinho, acompanhado de arroz e farofa. O alimento já costuma ser vendido temperado e pré-cozido, pronto para o consumo imediato, mas o mais comum é que ele seja incrementado com temperos e especiarias e levado ao forno para aguçar ainda mais o sabor.
Como temperar o tender?
O tender é um embutido suíno combina muito bem com sabores mais adocicados, como vinho, espumante, suco de laranja, limão, abacaxi, mel e os tradicionais cravos-da-índia, mas também é possível deixar o tender mais salgado. Para quem quer saber como fazer um tender simples, basta passar azeite e manteiga no alimento antes de assar.
Você pode deixar o tender marinando de um dia para o outro ou lambuzar a bolinha como preferir um pouco antes do preparo. No primeiro caso, a carne absorve mais sabores e tende a ficar mais suculenta. A dica é sempre fazer cortes quadriculados na superfície do tender para garantir que o tempero penetre com mais facilidade. Essa tarefa também facilita o processo de espetar os cravos na carne.
Tender assado é fácil de fazer e pode ser preparado com diversos molhos. Veja opções!
Como assar o tender?
A quantidade de tempo no forno vai depender do tamanho do seu tender, mas o período de 30 a 40 minutos costuma ser suficiente para preparar uma peça de 1 kg. Cobrir a assadeira com papel alumínio é uma boa pedida para evitar muita sujeira no forno se a carne estiver acompanhada de bastante caldo. Nos minutos finais da receita você pode retirar o papel e depois colocar o tender no forno por mais 10 minutos para terminar de dourar.
O ideal é assar o embutido em fogo médio ou baixo para não arriscar ressecar. Você pode aproveitar para colocar batatas e até rodelas de frutas como abacaxi e maçã forrando a assadeira para servir como acompanhamento.
Molho para tender
O molho pode fazer toda a diferença na hora de servir o tender e você pode usar até o caldo que sobrar da assadeira como base. Basta transferir o líquido para uma panela, acrescentar alguma bebida, como suco de laranja ou vinho branco, e os temperos que preferir. Depois é só mexer tudo até atingir a textura ideal. Se preferir, coe o molho antes de regar o tender com o acompanhamento.
O tender tem a vantagem de ser versátil e combinar com muitos sabores. Para quem gosta de receitas mais elaboradas, pode aproveitar a nossa lista com opções de molho para tender. Dá para soltar a criatividade e preparar acompanhamentos de maracujá, barbecue, mostarda e mel, alho e cebola, ameixa, abacaxi e até tamarindo e nozes.
Receitas de tender
O mel é uma ótima pedida para temperar o tender. No forno, o ingrediente fica caramelizado e deixa o alimento bem suculento!
Essa é a alternativa perfeita para quem não é muito fã dos sabores agridoces bem característicos do tender. A receita leva apenas manteiga, azeite e cebolinha.
Para os fãs do gosto azedinho do maracujá, essa é a receita perfeita. A fruta é usada tanto na assadeira quando no molho que finaliza o prato.
Veja mais
Tempero para chester de Natal: receitas que vão salvar a sua ceia
16 receitas de acompanhamentos de Natal rápidos e fáceis para não passar o dia na cozinha
Por que comemos panetone no Natal? Descubra a história e teste 4 receitas dessa clássica delícia natalina