• Entrar
  • Cadastrar
Esses são os segredos para a sua batata ficar crocante e sequinha que nem a de restaurante chique

Separamos as melhores dicas para fazer uma batata frita digna de restaurante caro! Veja como é fácil fazer em casa!

Essa é a batata mais crocante de todas! (Créditos: Shutterstock)

A batata frita é uma das receitas mais fáceis de ser feita em casa, mas por vezes acaba desmanchando ou absorvendo óleo demais. Mas calma! Temos a solução para você conseguir fazer a batata frita perfeita e ela ficar crocante e sequinha que nem a de restaurante chique. Confira como é fácil e corra para pôr em prática!

Deixe as batatas de molho com vinagre

Em um recipiente com água, adicione a quantidade de batatas que irá fritar. Adicione uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água utilizado. Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois retire essa água com a ajuda de um escorredor. Esse ingrediente é responsável por promover mais firmeza na textura da batata graças à sua acidez natural, deixando-as mais difíceis de desmancharem. Além disso, o vinagre também ajuda a realçar o sabor.

Seque bem as batatas

Após essa etapa, seque as batatas com um papel-toalha ou com um pano limpo. Isso serve para diminuir o excesso de umidade presente no alimento. Depois, corte as batata do jeito que preferir, seja no formato da batata palito ou da canoa. Seque mais uma vez só para garantir. Quando as batatas são deixadas de molho e são devidamente secas logo depois, parte do amido é removido. Isso diminui a quantidade de óleo que elas absorvem durante a fritura, tornando-as menos gordurosas e moles.

Frite a batata em altas temperaturas

Se você deseja batatas crocantes e quer utilizar a airfryer pela praticidade, basta preaquecer por 5 minutos a 200°. Ao fazer isso, evita-se que a batata fique murcha ou esfarelenta. Depois de esperar a fritadeira elétrica aquecer, distribua as batatas pelo cesto, evitando deixá-las uma por cima da outra. Depende da potência de cada fritadeira, mas geralmente o tempo certo para o alimento fritar por completo é de 15 a 20 minutos a 200°. A temperatura alta e o tempo de cozimento ajudam a deixar o alimento mais crocante e seco. Assim, caso queira optar por uma batata mais sequinha, espere esse tempo passar e finalize ajustando a airfryer a 160° durante mais 5 minutos. Isso dará umas crocância extra e esse tempo é o suficiente para o alimento não queimar. Se for fritar em óleo de cozinha, coloque óleo suficiente para cobrir as batatas por completo. Espere o óleo esquentar por no mínimo 2 minutos, para depois poder adicioná-las.


Veja mais

Pão de batata de frigideira com 2 ingredientes é a receita perfeita para um lanche diferenciado!
Qual a melhor batata para comer: inglesa, baroa ou batata-doce? Nutricionista responde e cita o inhame
Batata no combate ao câncer: cientistas apontam efeitos surpreendentes

Temas relacionados