Uma batata chips crocante vai bem com tudo. Funciona com a carne do churrasco, com o acompanhamento do almoço e até com um lanche no meio do dia. Mas e quando você prepara a chips bem fininha com todo o cuidado e ela ainda acaba ficando murcha? Uma tristeza, não é? Mas existe um truque simples com ingredientes caseiros que deixa ela supercrocante, bem sequinha e ainda dura bastante tempo. Descubra no TudoGostoso o segredo dessa batata chips perfeita!
Confira o truque para deixar a batata chips crocante e sequinha
A sua batata chips nunca mais vai ficar murcha com esse truque
Qual o segredo da batata chips crocante?
O ingrediente secreto para deixar a batata chips crocante e sequinha é o amido de milho, popularmente conhecido como maisena. Passar o amido na batata antes de fritá-la cria uma camada que garante aquela mordida barulhenta todas as vezes que comer. Mas por que isso acontece?
Você já se perguntou o motivo da batata ficar crocante ao fritar sem precisar empanar? A resposta está na amilose, um dos componentes do amido que as batatas também possuem. Por causa da variação dos tipos de batata e do processo de lavá-las e cozinhá-las antes de fritar, parte desse amido se perde.
Em comparação, o amido de milho é composto de quase 30% de amilose, o que “devolve” essa característica para a batata. Além disso, ele tem a capacidade de absorver a água do alimento e as moléculas hidratadas se movem no óleo quente até formar uma rede porosa, quebradiça e deliciosa na fritura. Por isso que o amido de milho consegue deixar a batata chips, e outras frituras, bem mais sequinhas e crocantes.
Qual batata usar para fazer chips?
O truque do amido de milho funciona com a chips de qualquer tipo de batata, mas, para frituras, é indicado escolher uma variações com maior concentração de amido. Por causa disso, a ideal para usar é a batata asterix, que tem uma casca rosada e um interior bem claro, para fazer batata chips ou batata frita.
Para não ter erro na fritura, prefira a batata asterix para a sua batata chips
Como fazer a batata chips crocante e sequinha?
Não tem muito mistério. Você precisa cortar as batatas em lascas bem finas. Se tiver um fatiador com medidas, escolha a espessura de 1mm. Disponha as fatias em uma assadeira, papel-manteiga ou outra superfície lisa, separando uma da outra, e cubra com amido de milho. Não tem quantidade certa e você pode usar um pincel culinário para espalhar por cima. Frite normalmente no óleo quente.
Quer dar um toque a mais? Existe uma receita incrível de batata chips que deixa elas estufadinhas e com uma casquinha supercrocante. Nesse caso, você vai precisar fazer um “sanduíche” de batata chips com mais dois ingredientes: amido de milho e clara de ovo! Coloque as fatias com tamanhos similares lado a lado. Em uma batata, passe o amido de milho por cima. Em outra, passe a clara de ovo.
Coloque uma chips sobre a outra e aperte delicadamente. A combinação de clara e amido de milho cria uma “cola” que deixa elas juntas. Bote para fritar e você verá que elas vão sair estufadas como almofadinhas. Mas, se você apertá-las, elas quebram em farelos crocantes e aerados. Uma delícia! O melhor é que elas duram bem mais, então você pode fazer uma quantidade maior, deixar esfriar e guardar em um saquinho ou pote para comer quando quiser igual aos snacks de batata industrializados, só que muito mais saudável.
O amido de milho também deixa a batata frita crocante?
Sim! O amido de milho funciona para deixar qualquer fritura mais sequinha e com uma casca crocante. Se estiver fazendo uma batata frita caseira do tipo palito, coloque o amido nas batatas cortadas e misture com as mãos para que ele grude em todas elas. Para funcionar ainda melhor, prepare com antecedência e leve ao congelador. Desta maneira elas ficarão bem parecidas com as batatas fritas industrializadas. Frite normalmente e pronto!
Mais receitas de chips variadas para servir de acompanhamento
A batata-doce substitui a batata comum em praticamente qualquer preparo, ainda mais na batata chips
A batata-doce é um tipo de batata diferente e, como o nome diz, é mais adocicada que as batatas que usamos nas receitas mais tradicionais. Para quebrar esse doce, o indicado é temperos como pimenta e páprica. Por ser assada, ela ainda é mais saudável do que a chips mais comum.
A mandioca, ou aipim ou macaxeira dependendo da região do país, é um dos principais substitutos da batata. O tubérculo cortado em fatias fininhas rende uma porção de chips douradinhas como as batatas. O sabor da chips de mandioca fica ainda melhor quando temperada com pimenta-do-reino.
Essa receita de chips de abobrinha também é preparada no forno para aproveitar os nutrientes e ter um lanche leve. É bem fácil de preparar. Use seu fatiador de legumes para conseguir as lascas finas, coloque em uma assadeira regada com azeite e polvilhada com um pouco de sal. Tenha em mente que ao secar a abobrinha encolhe e os temperos ficam mais concentrados, então não exagere.
O inhame é um ingrediente que veio da África e fez sucesso no Brasil como mais um substituto saudável e saboroso da batata. Assim como ela, um pouco de sal é o bastante para temperar. Em alguns lugares, também é chamado de cará chips.
Não existem só chips de tubérculos e legumes. A banana pode ser fatiada fininha e frita para virar uma chips saudável perfeita para quando bate aquela fome fora de hora. A banana chips não é uma receita salgada e fica melhor com a clássica mistura de canela e açúcar.
Veja mais:
Impressione convidados com uma cestinha de batata: receita é fácil de fazer e deixa o almoço muito mais gostoso
É bom comer casca de batata? Descubra benefícios e receitas com essa parte do alimento
Como salvar batata frita murcha na airfryer, na frigideira e no forno