• Entrar
  • Cadastrar
Palavra do chef: essa é a melhor forma de fazer batata frita crocante em casa

Veja as dicas desse ex-participante do Masterchef para deixar suas batatas fritas caseiras MUITO crocantes!

É só seguir esse passo a passo SUPERFÁCIL para ter batatas fritas sequinhas e crocantes (Crédito: Shutterstock)

Poucas iguarias são tão simples e saborosas como a batata frita, né? Uma porçãozinha vai bem com vários pratos, petiscos e bebidas, sendo uma das preferidas de bares e restaurantes.

Fazer em casa também é uma opção, mas, para um resultado perfeito, é melhor evitar aquelas do pacotinho congelado e usar batatas frescas!

Com essa dica do chef Rafael Barbosa você vai aprender o passo a passo para fazer uma batata frita crocante em casa e não ter que apelar para o delivery. Vem ver como fazer!

Batata frita MUITO crocante

O chef Rafael Barbosa, que participou do programa Masterchef Brasil, publicou em sua conta no TikTok um vídeo com seus segredos para fazer uma batata frita crocante em casa. Depois de ver esse passo a passo você nunca mais vai querer fazer batata frita de outro jeito!

Preparando a batata para fritar

O primeiro passo importante passa pela escolha da batata. O chef recomenda a batata asterix, rica em amido que, segundo o especialista, vai proporcionar uma crosta mais grossa e crocante na batata frita.

Depois de lavar as batatas, corte, com casca mesmo, em tiras longas e finas e coloque os palitinhos em uma tigela com água, o que evita que oxidem e fiquem amarronzadas.

Feito isso, deixe-as descansar na água e encha uma panela grande com água, sal e vinagre. Então, coloque as batatas dentro da panela e leve ao fogo, deixando cozinhar por 10 minutos depois que levar fervura. Esse passo é muito importante, já que vai cozinhar a batata por dentro, enquanto o vinagre vai ajudar a manter a estrutura firme da batata.

Depois que esperar o tempo certo indicado da fervura, retire as batatas da panela e coloque para escorrer em um recipiente adequado, secando-as bem com um papel-toalha ou guardanapo. Elas precisam estar bem sequinhas já que óleo e água não combinam!

Hora de fritar!

Encha uma panela com óleo e leve ao fogo até esquentar bem (aproximadamente 150°C). Essa vai ser a primeira fritura (isso mesmo, você vai fritar mais de uma vez!) e é importante mexer as batatas para que não grudem.

Depois que fritarem um pouco (mas não muito), retire as batatas do óleo e deixe escorrer em temperatura ambiente. Agora vem o pulo do gato: depois que esfriarem, leve as batatas ao freezer, o que vai ajudar a evaporar toda a água antes da segunda fritura, deixando o interior macio e o exterior crocante.

Hora de fritar de novo. Retire-as do congelador e leve ao óleo bem quente (aproximadamente 200°C). Quando estiverem levemente douradas e crocantes, retire -as do óleo e coloque-as para escorrer no papel toalha. Tempere com sal assim que tirá-las do óleo, o que vai fazer com que a batata absorva melhor o sal.

O resultado é surpreendente, extremamente crocante por fora e macia por dentro. Bora testar?

Benefícios da batata inglesa: o que acontece com o seu corpo de acordo com o modo de preparo (frita, assada, cozida ou ao vapor)
Aprenda a fazer o omelete de batata
mais incrível da sua vida, igual ao da minha vó!

Temas relacionados