A pipoca é um lanche famoso no mundo inteirinho, conhecida por ser consumida no cinema na hora de assistir um bom filme. Porém, nós do TudoGostoso adoramos pipoca a qualquer hora! O melhor de tudo é que ela consegue agradar todo mundo porque pode ser feita em muitos sabores como pipoca salgada, pipoca doce com chocolate, pipoca doce caramelada e muito mais. Hoje nós vamos ensinar o truque da chef Rita Lobo para fazer pipoca doce caramelada crocante. Confira!
Pipoca doce da Rita Lobo: chef ensina truque para deixá-la sempre crocante mesmo no dia seguinte
Você adora pipoca doce, mas toda vez que faz ela fica murcha e nada parecida com a pipoca do pipoqueiro? Não tem problema, porque a chef Rita Lobo ensinou todos os truques e passos para fazer uma pipoca doce caramelada perfeita. Veja!
- Faça o caramelo separadamente: muita gente se engana achando que o certo é cozinhar o milho para pipoca junto com a calda de açúcar, mas isso não é verdade! Você deve preparar os dois de forma separada. Quando você faz junto, a pipoca automaticamente fica mais murcha.
- Ingrediente essencial para a calda de caramelo ficar perfeita: além do açúcar, a calda de caramelo da Rita Lobo também usa manteiga e um ingrediente que quase ninguém pensaria em usar, que é o bicarbonato de sódio. Ela explica que ele faz a calda espumar e contribui para que ela “grude” em todas as pipocas sem deixar melecado.
- Cuidado ao juntar a pipoca à calda de caramelo: na hora de unir a pipoca com a calda de caramelo é necessário se certificar de que todas as pipocas estão bem envoltas no doce, e essa mistura deve ser feita quando o fogo já estiver desligado. Depois de misturadas, elas devem ser espalhadas em uma assadeira, então é só quebrar e degustar!
Como fazer o caramelo perfeito para pipoca doce
Como falamos acima, a calda de caramelo da Rita Lobo é um pouquinho diferente e ela usa 3 ingredientes. O TudoGostoso testou e, diferente de alguns comentários, não sentimos gosto de bicarbonato na pipoca seguindo as medidas: 2 xícaras (chá) de açúcar para cada xícara (chá) de milho de pipoca, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.
Para fazer, você deve primeiro derreter todo o açúcar em fogo baixo, mexendo sem parar para dissolver todos os gruminhos, até ele atingir a cor âmbar. Em seguida, desligue o fogo e acrescente a manteiga ou margarina. Mexa bem. Por último, adicione o bicarbonato de sódio e misture novamente.
Agora é só preparar a pipoca como de costume em outra panela e, quando estiver pronta, juntá-la ao caramelo!
Dica do TudoGostoso: a calda de caramelo dá certo sem usar o bicarbonato, e a pipoca doce fica crocante na hora. Porém, no dia seguinte, ela já está murcha.
Como armazenar a pipoca doce para ficar crocante por muito tempo
Para garantir que a pipoca doce ficará crocante por alguns dias, é necessário guardá-la quando já estiver fria em um pote hermético ou que vede bem. O pote com a pipoca deve ser armazenado longe de umidade e de sol, podendo ser guardado dentro do armário de mantimentos. Porém, não esqueça que essa pipoca não possui conservantes, e não irá durar meses!
Veja mais:
Pipoca doce de leite em pó é aquele lanche que te abraça numa tarde triste; veja como fazer