• Entrar
  • Cadastrar
Pipoca doce igual de cinema: fica crocante e caramelizada com essa receita sensacional

A sua sessão de cinema em casa vai ficar mais deliciosa com essa pipoca doce com o caramelizado perfeito

Seu cinema em casa fica mais gostoso com essa pipoca doce (Créditos: Shutterstock)

Fazer uma noite de cinema em casa pode ser um programa divertido para curtir um filme novo na TV com a família, os amigos ou mesmo sozinho em uma noite tranquila. Qualquer filme fica ainda mais gostoso com uma pipoca junto. Mas ela nunca fica igual a do cinema… Ou será que fica? Pode parecer mágica, mas fazer pipoca de cinema em casa é possível com alguns truques que valem até para a pipoca doce com aquele caramelo irresistível. Confira no TudoGostoso como fazer uma receita de pipoca doce igual de cinema, bem caramelizada, crocante e soltinha.

Qual o segredo da pipoca de cinema?

Tem gente que acha que a pipoca de cinema é aquela cheia de manteiga, mas curiosamente o segredo é o oposto! A pipoca de cinema é feita com óleo de canola ou óleo de coco, que são mais indicadas para a receita. O primeiro truque para ficar com aquele aroma de manteiga são algumas gotas de aromatizante artificial sabor manteiga. É só misturar um pouco no óleo na hora de estourar que fica com o cheiro e sabor de pipoca de cinema. No caso das pipocas salgadas, é comum usarem ainda a manteiga clarificada feita de gordura vegetal por cima que tem mais gosto e não deixa ela murcha.

O cinema também usa um milho premium ou até a gourmet, dependendo do lugar. Esse tipo de milho de pipoca estoura com mais facilidade e ficam maiores do que a pipoca comum. Pois é, milho pode parecer tudo igual, mas não é. Já ficou pensando como alguns lugares vendem uma pipoca toda redondinha que parece um cogumelo? Não tem nenhum truque de preparo, o que eles usam é o milho mushroom, um tipo próprio que estoura daquela forma e é perfeito para ficar com mais calda de caramelo.

Quais são os truques da pipoca doce de cinema perfeita?

Para fazer a pipoca doce perfeita e crocante de cinema, o mais indicado é estourar primeiro a pipoca e depois passar no caramelo, assim você garante que vai caramelizar bem. O caramelo é um simples açúcar derretido, mas tem uma dica a mais: adicionar vinagre de vinho. Isso mesmo. Um pouco de vinagre de vinho branco ou vinagre de vinho tinto vai deixar o caramelo um pouco mais clarinho, mas as pipocas vão ficar douradinhas no final e vão durar mais tempo crocantes. Elas não ficam tão doces mesmo com muito açúcar, tirando o doce enjoativo que muita gente sente e deixando um gostinho de quero mais!

Por causa do caramelo é comum a pipoca ficar toda grudada quando esfria. Nesse caso a dica é, assim que estiver pronta, despejar a pipoca em uma assadeira grande, deixando o mais separado possível. Assim fica mais fácil soltá-las depois inteirinhas. Essa pipoca fica muito crocante, mas ainda temos um truque final para salvar a pipoca murcha. Pipoca doce é melhor fresca, mas se esperar muito tempo e ela murchar, bote em uma assadeira a 100ºC por 20 minutos. Depois tire do forno e espere esfriar em temperatura ambiente que ela volta a endurecer.

Com essas dicas a sua pipoca caseira fica perfeita (Créditos: Shutterstock)

Como fazer a pipoca doce de cinema?

Os ingredientes da pipoca caramelada são bem comuns, a maior diferença são nos detalhes do preparo.

Ingredientes

  • 1 xícara de milho para pipoca premium
  • 50ml de óleo de canola ou de coco
  • 2 xícaras de açúcar
  • 50ml de vinagre de vinho branco, de vinho tinto ou de álcool

Modo de preparo

  1. Coloque o óleo e o milho de pipoca em uma panela grande ou em uma pipoqueira.
  2. Deixe em fogo baixo e tampado até começar a ouvir os estouros. Quando começar a estourar, bote em fogo alto.
  3. Quando pararem os estouros, passe a pipoca pronta para outro recipiente e reserve.
  4. Para fazer o caramelo, coloque o açúcar e o vinagre em uma panela, de preferência grande e antiaderente. Pode ser a mesma panela que usou para a pipoca. Dica: caso a sua panela seja pequena, faça em partes, preparando metade do caramelo para metade das pipocas e depois o restante.
  5. Ligue o fogo em temperatura média e use uma espátula para mexer até o açúcar derreter e ficar líquido. 
  6. Deixe a calda ferver sem mexer. Ela fica borbulhando e vai aos poucos ganhando cor.
  7. Quando ficar bem dourado, dê uma mexida com a espátula para a cor ficar uniforme e já pode colocar a pipoca.
  8. Despeje a pipoca aos poucos, adicionando um pouco e misturando para começar a pegar o açúcar. Certifique-se de botar apenas as pipocas estouradas e deixar os milhos não estourados de fora.
  9. Quando todas as pipocas estiverem carameladas e não sobrar açúcar no fundo você pode passar para uma assadeira.
  10. Espere esfriar, quebre com as mãos o que ainda estiver grudado e já pode comer.


Veja mais:
Com essa dica simples você nunca mais vai estragar sua panela fazendo pipoca doce
5 receitas rápidas para uma noite de cinema em casa
Pipoca doce e salgada: 20 receitas perfeitas para fazer em casa

Temas relacionados