• Entrar
  • Cadastrar
Pipoca doce fantástica para lembrar os tempos de infância: detalhe faz a diferença nessa receita

Essa pipoca doce com gostinho de infância vai fazer você viajar no tempo a cada bocada

Com um detalhe simples você lembra os momentos da infância comendo pipoca doce nas barraquinhas (Créditos: Shutterstock e TudoGostoso/Bruna Aureliano Santos)

Passar do lado de uma barraquinha de rua com pipoca fresquinha é sentir o cheiro dessa delícia nostálgica. Mesmo quem não resiste a uma pipoca de vez em quando ainda tem memórias daqueles passeios em família ou ida ao cinema com parada obrigatória no pipoqueiro. Com tantas pipocas gourmet por aí hoje em dia, às vezes é até difícil chegar naquele sabor que te leva direto para a infância. Felizmente ainda dá para reproduzir a experiência da pipoca doce perfeita e crocante em casa e com um ingrediente aparentemente simples você mata toda a saudade de antigamente. Confira no TudoGostoso como fazer a receita de pipoca doce vermelha com o segredo dos pipoqueiros.

Como fazer uma receita de pipoca doce vermelha de pipoqueiro

Com essa receita prática você tem uma pipoca fresquinha digna de pipoqueiro em apenas 15 minutos.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de milho
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de corante alimentício em pó vermelho
  • 1 colher (sopa) de leite de coco (opcional)

Modo de preparo

  1. Se você tiver uma pipoqueira ou panela de pressão, coloque todos os ingredientes juntos em um recipiente e misture para chegar em todas as pipocas. Tome cuidado para colocar exatamente 1/2 xícara de água não deixe passar.
  2. Não precisa colocar o leite de coco, ele é opcional, usado para dar mais sabor digna de pipoqueiro.
  3. Bote em fogo baixo até parar de estourar.
  4. Se você não tiver pipoqueira ou panela de pressão, pode usar uma panela comum. Nesse caso o melhor é primeiro estourar a pipoca com o óleo e depois, em outra panela, fazer o caramelo com açúcar, água e, opcionalmente, o leite de coco. Aí é só juntar a pipoca pronta no caramelo ainda no fogo e misturar com uma espátula.
  5. Quando estiver pronta, a dica é esperar esfriar um pouco para o caramelo firmar e a pipoca ficar bem crocante.

O segredo da pipoca doce perfeita

Às vezes é frustrante quando vai fazer uma pipoca e os milhos não estouram. Você coloca a quantidade certa na pipoqueira ou panela, fecha a tampa para estourar e quando para de ouvir os estouros abre para achar bem menos pipoca do que sua fome pedia. Decepcionante, não é? Apesar de ser impossível garantir que todas estourem sempre porque isso depende do próprio milho, você pode aumentar o seu sucesso como pipoqueiro se escolher um milho de qualidade, não deixar no sol para evitar a desidratação e deixar de molho na água para hidratar antes de estourar.

Para algumas pessoas a pipoca da infância é a pipoca doce de chocolate. Para fazer essa versão da receita, o que você vai precisar é botar chocolate em pó ou achocolatado na mistura. Pode substituir o leite de coco se não quiser os dois sabores. Outra versão que faz sucesso entre crianças e adultos é a pipoca de leite ninho que passa a pipoca caramelizada pronta no leite em pó. Uma ideia para incrementar a sua pipoca doce vermelha com mais sabor é trocar o corante por um suco em pó de morango ou similar. O suco em pó já tem um corante embutido, mas usar ele dá ainda um leve sabor da bebida para transformar a receita em uma pipoca doce de morango. Delícia!

Veja mais:
Queijo de pipoqueiro igual o da carrocinha sem precisar sair de casa! Descubra o truque IMPRESSIONANTE
Dicas para não queimar o caramelo: veja o que fazer
Pipoqueira e acessórios de cozinha para preparar a pipoca perfeita

Temas relacionados