• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer para todos os milhos da pipoca estourarem com essas dicas inéditas
Aprenda como estourar todos os milhos da pipoca com esses truques incríveis do TudoGostoso

Nada mais frustrante do que preparar uma pipoca deliciosa para comer curtindo aquele filminho e se deparar com um monte de milho que não estourou no fundo da panela. Mas chega de sofrimento! Você sabe que o TudoGostoso sempre tem solução para tudo e não seria diferente para esse problema. Hoje você vai descobrir como fazer para todos os milhos da pipoca estourarem e ter o máximo aproveitamento do seus grãos. Confira!

como fazer para todos os milhos da pipoca estourarem Chega de sobrar milho na panela na hora de fazer pipoca!

Por que não são todos os milhos da pipoca que estouram?

Com certeza essa é uma daquelas perguntas que todo mundo já fez pelo menos uma vez na vida: por que sobram tantos milhos quando fazemos pipoca? Seja a pipoca de micro-ondas comprada nos mercados, seja a pipoca feita na panela e até mesmo a pipoca da pipoqueira, sempre sobram uns milhos no fundo que não estouram por nada nessa vida.

A resposta para essa pergunta é mais simples do que vocês imaginam: a culpa é dos milhos desidratados ou com a casca furada. Para você entender melhor, vamos explicar como funciona a transformação do milho em pipoca. Primeiro, o milho que usamos para fazer pipoca é bem diferente daquele milho da espiga ou da lata em conserva, também conhecido como milho verde. O milho que estoura e vira pipoca acontece porque ele é composto por mais água e por uma casca mais dura. Quando ele é aquecido, a água presente em seu interior condensa e vira vapor, causando uma grande pressão na casca, que se parte. E assim o milho vira pipoca.

Quando não há água suficiente no interior do milho, o vapor não se forma e não é capaz de estourar a casca. O mesmo acontece caso a casca esteja machucada com furada, porque o vapor vai escapar sem que ocorra o estouro.

O que é piruá de pipoca?

Piruá de pipoca são exatamente esses milhos que não estouraram durante o preparo do petisco e ficam acumulados no fundo da panela ou do saco de pipoca. Algumas vezes, é possível reutilizá-los para fazer uma nova leva de pipoca, mas nem sempre todos eles estouram.

como fazer para todos os milhos da pipoca estourarem Com as nossas dicas, sua pipoca ficará perfeita sem um monte de milho no fundo

Como fazer para que todos os milhos da pipoca estourem?

Agora chegou o momento mais esperado por todos. Antes de continuarmos, é importante dizer que é muito improvável que todos os milhos da pipoca estourem. Não tem jeito, sempre vai sobrar unzinho no final. Porém, para garantir que a maior quantidade possível irá estourar, o TudoGostoso traz algumas dicas.

Escolha um milho de pipoca de qualidade

Sem dúvidas, você já ouviu a famosa frase: o barato sai caro. E isso serve muito na hora de escolher o milho da sua pipoca. Quando ele é de qualidade, a quantidade de milhos desidratados ou com machucados é bem menor, o que acaba aumentando a quantidade de pipoca que você consegue fazer.

Jamais exponha os grãos ao sol

Nunca, em hipótese alguma, deixe os grãos de pipoca em contato direto com sol ou em local bata muito sol, porque eles irão desidratar e aí nada de pipoca para você. O melhor é deixá-lo dentro de um armário.

O jeito certo de armazenar os milhos de pipoca

Depois que você abrir o saco dos milhos, você precisa fechá-lo bem, da melhor maneira possível. Isso significa que é melhor deixá-los dentro do saco e o saco dentro de algum pote bem vedado. Nós já falamos sobre os potes herméticos aqui, e eles são um dos melhores tipos para esse caso.

Hidrate os milhos de pipoca

Pode parecer maluquice, mas a melhor maneira de garantir que todos os milhos — ou quase todos — irão estourar é hidratando-os antes de usar. Faça o seguinte: deixe os grãos de molho em água em temperatura ambiente por 15 minutos. Escorra e seque bem com um papel-toalha. Agora é só fazer sua pipoca como de costume!

Espalhe bem os milhos na panela

A verdade é que não adianta querer fazer uma quantidade grande de uma vez só, porque vai dar ruim. Para que os milhos tenham espaço de sobra para estourar, e também contato o calor, eles precisam estar na superfície quente. Ou seja, a melhor forma de fazer pipoca é espalhando os grãos pela panela, evitando deixá-los um em cima do outro.

Como reaproveitar o piruá de pipoca?

Como a gente disse anteriormente, alguns piruás são possíveis reaproveitar. Isso vale, inclusive, para a pipoca de micro-ondas, que não podemos hidratar ou espalhar os grãos para garantir um preparo perfeito.

Depois que você separou todos os piruás, hidrate-os como ensinamos acima. Mesmo que você já tenha hidratado antes, hidrate novamente. Você pode até deixar os piruás hidratando por dois dias, para se certificar de que eles absorveram mesmo a água. Depois, é só preparar a pipoca como de costume. Como a gente falou, é provável que um ou outro não estoure por causa de uma casca machucada ou algo do tipo, mas, mesmo assim, você terá a certeza que conseguiu aproveitar ao máximo os grãos de sua pipoca.

como fazer para todos os milhos da pipoca estourarem Agora, sim, a pipoca ficará perfeita todas as vezes!

Veja mais:

Sorvete de pipoca é fácil de fazer e fica muito gostoso: aprenda já a receita completa

Inacreditável! Faça pipoca no papel-alumínio que dá certo mesmo

Temas relacionados