Quase todo mundo sabe como fazer pipoca. Basta colocar óleo ou manteiga na panela, acrescentar o milho da pipoca e mexer até começar a estourar. Mas, provavelmente, você não sabe como fazer pipoca no saco de pão, no liquidificador, na panela de pressão e de outros jeitos. Pensando nisso, o TudoGostoso preparou um artigo para te dar dicas, truques culinários e receitas de pipoca que fogem do método tradicional. Quer saber mais? Então confira!
Descubra técnicas e maneiras para fazer pipoca de formas diferentes
Por que o milho da pipoca não estoura?
Normalmente, o grão do milho-pipoca não estoura quando há alguma irregularidade na casca, como furos. Dessa forma, o vapor de água escapa e a casca não consegue explodir. Outros dois fatores são a excessiva exposição ao sol e a temperatura abaixo do ideal para estourar o milho.
Como escolher o melhor milho de pipoca?
Você pode escolher o melhor milho de pipoca avaliando alguns critérios, como embalagem intacta, optando por um milho não transgênico, escolhendo o formato da pipoca ideal (mushroom, aqueles que apresentam formato redondo e relugar e butterfly, aqueles que não possuem um formato regular) buscando por qualidade, preço e sabor.
Como fazer pipoca: no fogo alto ou baixo?
O correto é fazer a pipoca em fogo baixo, pois dessa forma você evita com que o óleo queime com facilidade e rapidez. Se você fazer pipoca em fogo alto, provavelmente o gosto do óleo queimado vai passar para a pipoca.
Quanto tempo demora para a pipoca estourar?
No fogo baixo, a pipoca estoura em aproximadamente 5 minutos.
É melhor fazer pipoca com óleo ou manteiga?
O ideal é não utilizar nem o óleo e nem a manteiga. Você pode fazer a pipoca apenas com o milho na panela. Mas quem optar por utilizar o óleo, dê preferência pelos óleos vegetais, como: óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja, óleo de coco, óleo de milho e outros.
Veja como fazer pipoca sem óleo e sem manteiga
Qual a maneira mais saudável de fazer pipoca?
A maneira mais saudável para fazer pipoca é não usar óleo nem manteiga em seu preparo e evitar a utilização de sal.
Como fazer pipoca
Agora que você já entendeu como funciona o milho de pipoca e o porquê escolher o melhor tipo de grão, veja como fazer pipoca de diferentes maneiras.
Para fazer a pipoca, uma dica é ter uma pipoqueira em casa, pois dessa forma você consegue mexer os milhos e evita que eles queimem na panela. Siga a receita e o método de preparo e pronto!
Como fazer pipoca: métodos diferentes
Quer aprender como fazer pipoca de um jeito diferente? Confere esses métodos!
De micro-ondas com água
Você não tem uma pipoqueira em casa e gostaria de fazer pipoca de um jeito mais saudável? Então, separe 1 colher de milho e acrescente 1 colher (de sopa) de água em um pote de vidro. Tampe o pote com um protetor e coloque dentro do micro-ondas por aproximadamente 5 minutos em potência máxima. Após o tempo, sua pipoca estará pronta.
Como fazer pipoca sem óleo
De sagu na pipoqueira
Você sabia que o sagu é uma fécula que se assemelha à tapioca? Para prepará-lo, você precisa aquecer a pipoqueira por 3 minutos. Quando a pipoqueira estiver quente, acrescente meia xícara de sagu. Deixe-o na panela até estourar. Por fim, tempere com sal.
No saco de pão
Você já imaginou fazer a pipoca no saco de pão? O método é simples e não precisa ter em casa uma pipoqueira. Para isso, separe 1/2 xícara de milho de pipoca, 1 saco de pão vazio e 1 folha de papel toalha. Em seguida, coloque o milho dentro do saco de pão e enrole as pontas para fechar bem. Abra o micro-ondas, coloque a folha de papel toalha embaixo e o saco de pão com os milhos por cima. Programe o micro-ondas por aproximadamente 3 minutos. E pronto!
Com óleo de coco
Como já mencionado, o óleo de coco é um óleo vegetal e é uma maneira mais saudável de preparar a sua pipoca. Para isso, você vai precisar separar uma panela ou a pipoqueira. Em seguida, coloque 1 colher (de sopa) de óleo de coco, apenas para untar o fundo da panela. Deixe o óleo por aproximadamente 3 minutos ou até esquentá-lo. Após esse tempo, acrescente 1 xícara de milho e deixe em fogo baixo. Espere os milhos começarem a estourar. Quando os milhos estourarem, mexa um pouco e sacuda, se estiver usando uma panela comum. Caso use uma pipoqueira, esse último truque não será necessário. Agora é só aproveitar!
No forno
Já ouviu falar em pipoca feita no forno? Não? Então conheça esse método prático e saudável. Para prepará-la, você vai precisar de uma forma retangular grande e de um saco de pão. O primeiro passo é preaquecer o forno a 280ºC por 5 minutos. Depois, coloque o milho de pipoca dentro do saco de pão e dobre as pontas para evitar vazamento na forma. Coloque o saco de pão na forma e reduza a temperatura do forno para 180ºC. Deixe a pipoca no forno até que o intervalo entre um estouro e outro seja superior a 3 segundos. Após esse tempo, desligue o forno, espere um pouco e abra. Pronto! A sua pipoca saudável estará pronta para curtir um filme com os amigos.
No micro-ondas com tupperware
Se você tem uma tupperware em casa, aproveite o utensílio para fazer pipoca no micro-ondas. O preparo é simples. Pegue o tupperware, acrescente 1/4 de xícara de milho e uns pedacinhos de manteiga (opcional). Tampe o pote e leve ao micro-ondas por 4 minutos na potência máxima. Se você quiser, no lugar da manteiga, é possível colocar um pouquinho de água. Deixe a pipoca entre 3-5 minutos e ela estará pronta para ser saboreada.
Como fazer pipoca na tupperware
Na panela de pressão
Por que fazer pipoca na panela de pressão? Esse método é mais rápido e não precisa usar óleo, deixando a sua pipoca mais sequinha e mais saudável. Para isso, separe uma panela e o milho. Leve a panela de pressão ao fogo médio por aproximadamente 1 minuto. Acrescente o milho, mexa bem até ela começar a estourar. Lembre-se de tampar a panela (sem a borracha) para ela não pegar pressão. Deixe em fogo baixo. Preste atenção no estouro do milho, quando finalizar é só servir.
Veja mais: