Se você nunca fez waffle caseiro porque não tem a máquina própria, este é o seu momento de tentar. Com truques simples você pode substituir o equipamento por utensílios de cozinha mais comuns e ainda ter todo o sabor e a experiência de um bom waffle. Veja no TudoGostoso como fazer waffle na sanduicheira, no micro-ondas e até na air fryer!
O waffle tradicional tem o formato perfeito para encher de cobertura, mas você não precisa depender da máquina de waffle
Qual a origem do waffle?
Já parou para pensar por que motivo o waffle tem aquele formato tão característico? A resposta está na origem do prato. O waffle surgiu ainda na Idade Média, na região da hoje Bélgica. Antes se usava uma chapa de ferro para prensar imagens cristãs na hóstia e esse processo deu ideia para um cozinheiro prensar uma massa de farinha e ovos com outros desenhos.
As primeiras chapas específicas para waffle tinham formato de favos de mel, o que evoluiu até o desenho que temos agora. O molde ainda beneficia o cozimento da massa, que fica crocante por fora e macia por dentro em toda tanto na borda quanto no meio.
Qual a diferença entre waffle e panqueca?
Uma massa macia e adocicada que fica boa com coberturas como mel, chocolate e frutas. Essa descrição simples serve tanto para um waffle quanto para uma panqueca americana. Mas diferenciar panqueca, crepe e waffle não é tão difícil assim. São todas massas com farinha, ovo e leite, mas o waffle tem mais manteiga para ficar crocante com interior leve.
A panqueca americana lembra mais um bolo de frigideira por ser mais denso. Enquanto isso, o crepe, que também pode ser doce, é bem fino e recheado. O formato também é um grande indicativo, já que em qualquer lugar que peça um waffle você receberá a massa com os quadradinhos para encher de cobertura.
Waffle e panqueca são quase irmãos: têm receita e gosto similares, mas têm alguns detalhes que fazem a diferença
Como fazer massa de waffle?
Fazer uma receita de waffle clássico não é difícil. Os ingredientes são bem comuns de massas: farinha de trigo, fermento, sal, açúcar, manteiga, leite e ovo. Mistura os ingredientes secos em uma vasilha, coloque os líquidos em outro recipiente e, para fechar, bate tudo junto até virar uma massa só.
A massa de waffle tem um sabor levemente adocicado e algumas pessoas adicionam baunilha. Mas o açúcar não é acentuado justamente por ter complementos doces. Mas você sabia que waffle pode ser salgado? Neste caso é só diminuir o açúcar e dispensar a baunilha, assim como em uma massa de panqueca ou crepe. Esse tipo de receita é usada para fazer um lanche salgado e cobrir o waffle com queijo derretido, bacon e mais.
Doce ou salgado, assar o waffle funciona da mesma maneira. Para quem tem a máquina de waffle, é só untar a forma, despejar a massa e esperar o tempo do equipamento. Se você não tiver máquina, confira a seguir as melhores alternativas.
A máquina de waffle é a maneira mais conhecida de fazer a receita
Como fazer waffle na sanduicheira?
Não tem máquina de waffle, mas tem sanduicheira? Dá para improvisar um waffle gostoso com formato único no equipamento. Para começar, ligue e deixe pré-aquecendo por cerca de 5 minutos. Lembre-se de untar a sanduicheira com manteiga ou margarina. Despeje a massa na sanduicheira começando pelo meio e deixando a massa espalhar. Coloque até chegar perto da borda.
Feche o aparelho e deixe assim por cerca de 5 minutos. Ela deve começar a sair fumaça pelos lados. Abra rapidamente e veja como está. Se ainda estiver muito branco, feche e deixe assar mais alguns minutinhos. Você pode ver como está a parte debaixo levantando-a com ajuda de uma espátula ou colher. Por fim, retire com cuidado para não se queimar e pode servir.
Como fazer waffle no forno?
Uma solução caseira para fazer o waffle com a carinha mais típica é usar uma forma própria que vai ao forno. É fácil encontrar formas de silicone antiaderente para waffle no mercado e são bem mais em conta do que a máquina própria. Elas são tipicamente retangulares ou com desenho de corações e tem as divisórias quadriculadas de qualquer waffle. Como é resistente ao calor de até 230ºC, você pode assar o waffle no forno com esses moldes.
Preparar não tem segredo: despeje a massa nas formas até cobrir todos os quadradinhos e leve ao forno pré-aquecido. Como as formas de silicone são flexíveis, a dica é apoiá-las em uma bandeja ou forma de bolo. Deixe em uma temperatura entre 200 e 220ºC por cerca de 8 minutos. Retire e veja se está firme. Se já estiver, desenforme, vire e coloque no forno por mais 5 minutos para dourar ambos os lados.
Uma das formas de silicone para waffle vem com quatro ou cinco corações lado a lado e o resultado fica lindo, além de gostoso
Como fazer waffle no micro-ondas?
A vantagem da forma de silicone é que ela é bem versátil e você pode usá-la para fazer waffle no micro-ondas. Novamente, preencha o molde com a massa e bote no micro-ondas. Se o seu aparelho for giratório e tiver o prato removível, use ele como base para deixar o recipiente firme antes de colocar a massa. Deixe por cinco minutos. No micro-ondas ele não fica dourado, então quando der o tempo basta ver se a massa está assada e soltando da forma facilmente.
O truque para fazer waffle na air fryer é botar para assar dos dois lados para assar bem
Como fazer waffle na air fryer?
Você deve estar pensando: se dá para fazer waffle no forno e no micro-ondas com esse molde, será que dá para fazer na air fryer? A resposta é sim! O que você precisa é colocar a massa na forma de silicone resistente ao calor e inserir na famosa gaveta. Fique atento ao tamanho da forma. Como o espaço da air fryer é menor do que o de um fogão, opte por uma forma de silicone menor.
Bote o waffle na air fryer a 160ºC por cerca de 10 minutos. Depois desse tempo, deve estar bem assado em cima. Retire da forma, desenforme e vire. Deixe na air fryer mais alguns minutos para dourar do outro lado. Simples e prático!
Como fazer waffle no fogão?
Além da forma de silicone, existe a forma de alumínio ou ferro com cabo que foi projetada para fazer waffle no fogão. Ela tem o mesmo desenho do waffle e é mais em conta do que a máquina. Para usá-la, unte os dois lados e preencha um dos lados com a massa. Feche, coloque no fogo e deixe por alguns minutos. Fique de olho na temperatura para não queimar. Depois de assar de um dos lados, vire para assar do outro. Quando ele estiver todo douradinho, desenforme e sirva!
Como fazer waffle na frigideira?
Não quer ter que comprar nenhum utensílio a mais? Então você pode fazer o waffle na frigideira. Unte uma frigideira pequena ou média e coloque a massa para formar o disco espesso. Deixe dourar de um lado, depois vire para dourar o outro lado. O resultado vai ser um waffle de frigideira bem parecido com uma panqueca americana, mas com uma massa mais aerada e o gosto delicioso de sempre.
Receitas de waffle para experimentar com e sem a máquina
Você pode usar essa receita de waffle simples em qualquer um dos métodos de preparo da lista. Como a massa tem um sabor mais “neutra”, ela cai bem com a cobertura que quiser, de manteiga e requeijão até chocolate e geleia.
A simplicidade é deliciosa nesta receita de waffle
Chocolate combina bem com waffle e não precisa ser apenas na cobertura. Experimente colocar gotas ou pedaços de chocolate na massa do waffle logo antes de assar.
Se usar chocolate em pó na massa, seu waffle ganha um novo sabor que fica uma delícia com um sorvete de creme e uma calda de chocolate ou frutas vermelhas. Em vez do chocolate em pó, você pode usar achocolatado, mas o truque é botar menos açúcar nesse caso para não ficar doce demais.
Ao fazer a massa, você pode adicionar vários ingredientes para dar mais sabor. Neste caso foi usado casca de limão para dar um frescor para a sobremesa.
Aumente a dose de sal e diminua a de açúcar e terá um waffle salgado pronto para um lanche especial. Se desejar, ainda pode fazer um waffle com queijo e presunto na massa ou preparar um waffle de pão de queijo.