Quando falamos de receitas que envolvem massas, a panqueca, o crepe e o waffle eventualmente entram na conversa. Afinal, são todas massas macias com um sabor que não puxa nem para o salgado e nem para o doce e que são ótimas para rechear ou cobrir com uma calda. Mas isso não significa que os três preparos são iguais.
Quer entender essa história? Descubra no TudoGostoso a diferença entre panqueca, crepe e waffle de uma vez por todas na teoria e na prática com indicações de receitas deliciosas de cada uma.
Durante o preparo, as massas da panqueca, do crepe e do waffle são bem parecidas
Por que panqueca, crepe e waffle são tão parecidos?
A receita da massa é o maior culpado da confusão. No preparo mais tradicional, panqueca, crepe e waffle levam os mesmos ingredientes base para formar a massa: farinha de trigo, ovo e leite. Manteiga, fermento, sal e açúcar são acrescentados dependendo da receita para alterar a consistência. A massa é então frita em uma chapa, frigideira ou similar.
Apesar de a proporção de cada ingrediente variar dependendo da massa que deseja, a panqueca, o crepe e o waffle continuam tão similares que você pode aproveitar a mesma massa para as três receitas sem grandes modificações. Na verdade, é um preparo tão comum que até outras receitas compartilham a mesma combinação dependendo do lugar do mundo.
A Rússia tem o blini, a Espanha tem filloa e freixuelos, a Itália tem crespelle, a Hungria tem palacsinta e assim por diante. Se incluirmos versões com ingredientes diferentes, no Brasil ainda temos o beiju, ou tapioca, e na comida ucraniana tem o deruny feito com batata. A panqueca, o crepe e o waffle são apenas os que se tornaram mais populares e se espalharam pelo mundo.
A chapa é usada tanto no preparo de panqueca quanto do de crepe
Como diferenciar a panqueca?
Para começar, é bom lembrar que existem dois tipos de preparo que são considerados receitas de panqueca. A primeira é a panqueca com recheio salgado. A segunda é a panqueca americana com cobertura doce.
A massa de panqueca salgada é fina apenas o suficiente para colocar um recheio pesado sem se desmanchar. Ela tem umas partes mais crocantes e deve ser na frigideira para ficar morena dos dois lados, esperando formar bolhas antes de virar. Depois de pronta, é enrolada com um recheio salgado por dentro até formar um tubo. É comum ainda levar a panqueca pronta ao forno com queijo e molho para gratinar. Serve para o almoço ou para o jantar.
Já a panqueca americana tem uma massa mais grossa, com manteiga, fermento e açúcar para dar a consistência e sabor. É por causa da textura e do modo de preparo em frigideira que veio o nome “pancake”, que em português seria “bolo de frigideira”. Em vez de rechear, elas são servidas em discos caprichados, normalmente empilhados e cobertos com mel, manteiga, geleia, frutas, chocolate, entre outros. É um prato que serve de café da manhã ou lanche da tarde.
Receitas de panqueca salgada e de panqueca americana
A panqueca de carne moída com molho de tomate é um prato simples para quem quer começar a fazer receitas de panqueca.
A panqueca de carne é gostosa e ideal para um almoço ou jantar
O queijo fica bem derretido como recheio de panqueca e o molho com carne e pimenta calabresa dá um tempero especial para a massa.
Para os fãs de um bom doce, a panqueca americana com calda de chocolate é irresistível.
Apesar de ser diferente dos preparos tradicionais da panqueca americana, a mistura de queijo e goiabada entra em equilíbrio com o sabor neutro da massa.
Como diferenciar o crepe?
Similares à panqueca, os crepes têm uma massa fina, com gosto nem doce e nem salgado e que leva um recheio. A própria receita da massa de crepe é praticamente a mesma da panqueca, mas um detalhe importante é que ela precisa descansar por pelo menos duas horas na geladeira antes. Essa pequena diferença faz com que o ar saia e assim a massa não apresente bolhas, ficando bem lisinha.
Além disso, o crepe não deve ficar muito no fogo para não pegar muita cor e a massa pode ser ainda mais fina. Na hora de rechear, pode optar por fazer dobrando e um quadrado ou em formato de leque. O crepe pode ser tanto salgado como prato principal quanto ser uma sobremesa com um crepe doce.
Além do crepe tradicional, também conhecido como crepe francês, tem ainda o crepe suzette e o crepe suíço. O crepe suzette tem a mesma massa do crepe francês, mas é doce e flambado com licor. Já o crepe suíço tem uma massa mais grossa e é feito no palito. Ou seja, existem até diferenças entre os tipos de crepes.
Receitas de crepes de todos os tipos
Além do recheio bem doce com creme de avelã, a massa de crepe leva essência de baunilha.
Rechear com creme de avelã ou chocolate é uma solução rápida para fazer um crepe doce delicioso
A massa de crepe é tão simples e versátil que pequenos toques incrementam o sabor sem fugir da receita. No caso deste crepe de frango, foi usado queijo ralado para salgar a massa.
O crepe suíço requer uma forma para colocar a massa e rechear direto, mas o resultado é um lanche bem macio e prático de comer.
A massa do crepe suzette não tem segredo, é a mesma de qualquer crepe doce. A magia está na calda com licor que flamba o doce.
Como diferenciar o waffle?
Os waffles são conhecidos pelo seu formato único com quadrados perfeitos para preencher com cobertura, feitos com uma máquina própria para o preparo. Este traço marcante é o que mais diferencia o waffle de uma panqueca americana, já que ambas são adocicadas e macias. Apesar de os ingredientes serem os mesmos, com farinha, ovo, leite, açúcar, fermento, manteiga e sal, a proporção muda.
A receita de waffle leva uma quantidade maior de leite, manteiga e ovo para o exterior ficar mais crocante, enquanto o interior é mais leve, enquanto a panqueca americana tem uma massa mais densa como um bolo. O waffle serve de sobremesa ou para acompanhar um lanche com chá ou café. Vale servir com mel, calda de chocolate, manteiga e sorvete.
E não pense que só existe waffle doce! Diminuindo a quantidade de açúcar, você pode fazer uma massa de waffle salgado que pode ser coberta com queijo, bacon, tomate e o que mais a sua imaginação permitir.
Receitas de waffle que vai do tradicional ao inusitado
Fazer waffle tradicional é fácil e não tem erro, é só misturar bem os ingredientes e colocar na máquina para deixar no formato certo.
Os buracos quadrados do waffle são perfeitos para encher com uma calda doce
Adicionar canela em pó vai dar mais sabor para o seu waffle. Banana e doce de leite são ótimos acompanhamentos para este preparo, você pode escolher só um deles ou então botar os dois!
Colocar chocolate na massa é uma ideia simples que torna seu waffle mais especial. Essa versão fica incrível com uma bola de sorvete de creme.
Ao fazer um waffle salgado, você pode colocar pedacinhos de queijo e de presunto na própria mistura.