Quem já provou a legítima panqueca americana sabe que pode ser um pouco difícil prepará-la em casa. Ela é macia, muito fofinha e tem um sabor incrível. Não é à toa que ela ficou conhecida no mundo inteiro e hoje em dia é muito fácil encontrá-las em cafeterias e no café da manhã de hotéis pelo Brasil. Mas se você tentou fazer a receita em casa e ela não ficou igualzinha, o TudoGostoso vai te ajudar: confira truques para fazer a panqueca americana perfeita!
Dicas para fazer a panqueca americana perfeita
Substituir o leite por coalhada
A verdadeira panqueca americana é feita com buttermilk, um resíduo líquido que é formado através da fabricação da manteiga, e tem sabor bastante ácido. Ele ajuda a deixar a massa da panqueca superfofinha, mas ele ainda não é vendido no Brasil.
Agora, se você acha que tudo está perdido, calma lá! Nós temos a coalhada para substituir esse ingrediente! A tradicional é feita com leite integral e suco de limão (ou vinagre), mas as que são vendidas no supermercado também servem! Portanto, na hora de preparar a sua panqueca, troque a quantidade de leite por coalhada ou misture utilize metade leite, metade coalhada.
Não use o liquidificador
A massa de panqueca não precisa ser batida demais, porque isso acaba deixando-a pesada. Por isso, utilize um batedor de arame para juntar os ovos e o açúcar. Quando for acrescentar os secos, bata levemente com um garfo apenas para incorporá-los à massa. Fique atento para não bater demais!
Panqueca americana com frutas vermelhas
Misturar os ingredientes secos primeiro
Pode parecer bobagem, mas colocar todos os ingredientes secos em uma tigela e misturá-los antes de juntá-los ao leite e ao ovo fazem toda a diferença. Dessa forma, não haverá pedaços de massa com muito fermento e outras com pouco.
Farinha de trigo ou amido de milho?
Muitas receitas utilizam ou farinha de trigo ou amido de milho. No entanto, a maneira para garantir o máximo de fofura é utilizar metade de farinha de trigo e metade de amido de milho. O amido de milho é um pouco mais leve e, por isso, impede que a farinha deixe a massa muito pesada. Além disso, é importante usar produtos de boa qualidade!
Panqueca americana
Claras em neve: uma aliada
Não é comum, mas você pode bater as claras em neve e depois acrescentá-la a mistura, sempre delicadamente de baixo para cima. A sua massa crescerá ainda mais, mas sem ficar pesada.
Frigideira pequena
As panquecas americanas não foram feitas para serem muito grandes nem para que a sua massa se espalhe por toda a frigideira. Por isso, escolha frigideiras pequenas que ajudarão a concentrar a massa, além de ficar mais fácil na hora de virar.
Com todas essas dicas fica até fácil preparar a panqueca americana perfeita, não é mesmo? Corre lá no TudoGostoso para ver a receita de panqueca americana!
Panqueca americana com xarope de bordo e açúcar de confeiteiro