Os crepes são iguarias feitas de uma massa saborosa que envolve um recheio suculento salgado ou doce. Apesar de ter surgido na Europa, hoje cozinhas por todo o mundo fazem a receita do crepe. Ou melhor, fazem as receitas de crepes. Afinal, não existe só um modo de preparo dessa massa tão amada. Com o tempo, mudanças propositais e outras acidentais criaram novos métodos e formatos de fazer os crepes. Quer saber mais? Então confira no TudoGostoso qual a diferença entre os tipos de crepes e escolha seu favorito.
Os crepes tem vários formatos e nomes, mas uma coisa em comum: são todos gostosos
Quais são os tipos de crepes?
Os crepes mais conhecidos e consumidos são três: o crepe francês, o crepe suíço e o crepe suzette. O crepe francês é o mais comum, tanto é que, quando vamos a um restaurante e vemos apenas escrito “crepe” no cardápio, ele provavelmente se refere a um crepe francês.
Qual a diferença entre crepe francês, crepe suíço e crepe suzette?
Os três crepes têm massas parecidas, mas com pequenos ajustes tanto na receita quanto no preparo. O crepe francês leva principalmente farinha de trigo, leite e ovo. Ele é feito em uma chapa ou frigideira para formar discos bem finos. O recheio vai em cima dos discos e pode ser salgado ou doce. Depois o crepe é fechado, tipicamente em forma de triângulo ou de quadrado.
O crepe suíço tem uma aparência bem diferente. Ele é feito em uma máquina própria, chamada de crepeira, e fica com formato cilíndrico em volta de um palito para segurar e comer com a mão. É um prato feito mais em eventos por ser fácil de comer sem precisar de talheres. Por causa do formato, a receita tem mais gordura para ficar mais consistente. Já o recheio assa junto com a massa e se mistura com ela. Os recheios salgados são mais comuns, mas o crepe suíço de chocolate também faz sucesso.
Reza a lenda que o crepe suzette surgiu quando, por acidente, um chefe deixou o crepe francês com licor tempo demais na chapa e o flambou, mas mesmo assim o serviu para o Rei Eduardo VII da França. O resultado agradou tanto que virou uma receita própria com o nome da moça que acompanhava o Rei. É difícil saber o quanto da história é real, mas ela originou este crepe doce que é feito na frigideira em uma calda com manteiga e suco ou licor cítrico que é depois flambado.
Os crepes suíços precisam ser feitos em uma máquina especial para ficar no formato.
Qual a diferença entre o crepe e a crepioca?
E a crepioca, como ela entra nessa história? O nome vem de uma mistura das palavras crepe e tapioca. A receita de crepioca usa a goma de tapioca no lugar da farinha branca e é uma receita considerada mais fitness por causa dos benefícios da tapioca. Mas não chega a ser um crepe já que a farinha branca é mandatória na receita tradicional.
Qual a diferença entre a massa de crepe e a de panqueca?
A diferença entre crepes e panquecas também deve ser mencionada. As duas receitas usam uma massa com farinha, leite e ovo e são recheadas, mas alguns pontos separam o crepe francês da panqueca salgada. As receitas de panquecas têm massa um pouco mais grossa e morena. Normalmente você deve virar a massa na frigideira para tostar os dois lados assim que começa a borbulhar. Depois de rechear, ela é enrolada.
Já a receita de massa para crepe deve ser bem fina e delicada. Ela é mais clara e não fica muito tempo na chapa. É comum até assar apenas de um lado, sem virar para assar o outro lado justamente para ficar mais clarinha. A massa do crepe também não borbulha. O motivo para isso é que ela deve descansar na geladeira por duas horas para o ar sair e não formar as bolhas que deixam a massa irregular. Costuma ser dobrada em triângulo ou quadrado.
Receitas de como fazer crepe francês
A massa de crepes é simples e serve tanto para recheios salgados quanto doces
Como é uma receita de crepe salgado, o modo de preparo adiciona queijo parmesão à massa para ficar mais harmoniosa com o recheio de frango.
Quer mais ideias de recheios? Além de uma massa bem levinha, esta receita inclui sugestões de sabores salgados e doces para você se inspirar.
O creme de avelã é um recheio bem rápido para fazer um crepe francês doce e delicioso.
Receitas de como fazer crepe suíço
O crepe suíço é servido no palito e tem uma massa bem macia que se mistura com o recheio
Um crepe suíço com queijo na massa fica tão gostoso que nem precisa de um recheio complicado para devorar tudo.
Nesta receita você aprende a fazer a massa e vê sugestões de recheios salgados e doces, como queijo e presunto, goiabada com queijo e banana com canela.
Não tem uma crepeira? Sem problemas! Olha só como você pode fazer crepe suíço usando uma sanduicheira.
Receitas de como fazer crepe suzette
Os crepes do tipo suzette são feitos em uma calda cítrica flambada
Esta receita dá duas opções de calda, uma com conhaque e licor de laranja e outra com suco de laranja para ser adequado também para crianças.
O crepe suzette pode ter mais frutas na calda além das cítricas, como neste exemplo que coloca morango com a laranja.
Este crepe doce tem uma explosão de sabores na mordida por causa da noz-moscada e da pimenta biquinho.