O cuscuz é tão típico da culinária brasileira que tem até um utensílio próprio para ele: a cuscuzeira. Mas você não precisa depender desta panela diferente para preparar a delícia que é o cuscuz. Afinal, o cuscuz marroquino, nordestino e paulista podem ter as suas diferenças, mas são todos deliciosos e podem ser feitos com utensílios que tem na sua casa. Descubra no TudoGostoso como fazer cuscuz sem cuscuzeira usando vários truques práticos.
Você pode usar truques criativos para fazer cuscuz em casa
Tem como fazer cuscuz sem cuscuzeira?
Sim! Para fazer cuscuz você precisa cozinhar a farinha ou os flocos de milho no vapor. A cuscuzeira facilita por ser uma panela com um compartimento para colocar a água para ferver e outro em cima para botar o cuscuz. Mas você pode usar truques bem caseiros para fazer cuscuz sem cuscuzeira usando panela de pressão, micro-ondas ou mesmo um simples prato em cima de uma panela.
O que fazer para o cuscuz ficar fofinho?
Se estamos falando de um bom cuscuz nordestino ou paulista, então ele precisa ficar bem macio e suculento. O segredo para fazer o cuscuz ficar fofinho é hidratar a massa antes na proporção certa. A cada duas xícaras de cuscuz, coloque uma xícara de água. Despeje a água aos poucos, espalhando pela massa uniformemente e misturando até ser absorvida.
A quantidade de água pode variar, então pode precisar colocar mais do que a medida, mas cuidado para não ficar ensopado. Se você apertar a massa e ela não estiver esfarelando, então está no ponto certo. Deixe a massa descansar coberta com um pano por pelo menos 10 minutos para terminar de incorporar a água e depois é só cozinhar. Dica: se quiser dar mais sabor, você pode usar caldo de legumes em vez de água.
Como saber se o cuscuz está pronto?
Ninguém quer queimar o cuscuz, não é? Para saber quando o cuscuz está pronto sem tirá-la do vapor, o truque é prestar atenção no cheiro. Quando o cuscuz está cozido, ele solta um aroma bem característico que é fácil de perceber. Ou seja, sentiu aquele cheiro de dar água na boca? Então já pode tirar do fogo. Se quiser ter certeza, pegue um garfo e amasse o cuscuz para testar se está na consistência certa.
Quanto tempo dura um cuscuz cozido na geladeira?
Fez cuscuz demais e quer guardar para outros dias? O cuscuz cozido pode ser armazenado na geladeira ou no congelador. Na geladeira o prato dura até seis dias, enquanto no congelador por aguentar algumas semanas. Para reaquecer o cuscuz cozido, é só colocar no micro-ondas em um recipiente resistente ao calor. Esquente de um em um minuto até que ele fique todo aquecido.
Fazer cuscuz é fácil, mas precisa ter cuidado para não ficar seco ou queimar.
Como fazer cuscuz na panela de pressão
Fazer cuscuz na panela de pressão é bem prático e não precisa ficar com receio de dar errado. O que você vai fazer é cozinhar o cuscuz usando o vapor de água dentro da panela. Para isso, você vai precisar colocar o cuscuz em uma forma daquelas de bolo que seja menor do que a panela. Uma forma de pudim, que tem um furo no meio, é o mais indicado.
Coloque o cuscuz dentro da forma, junto com outros ingredientes dependendo do tipo de receita que está fazendo. Deixe bem apertadinho na forma e cubra com papel alumínio. Na panela de pressão, coloque duas xícaras de água para cobrir o fundo e então o pote do cuscuz. Por fim, feche a tampa normalmente e espere. Cerca de 10 minutos depois a panela vai fazer aquele primeiro apito e então estará pronto.
Como fazer cuscuz no micro-ondas
A receita de cuscuz no micro-ondas é rápida e ótima para fazer o cuscuz nordestino em especial. Para cozinhá-lo dessa forma, é só colocar o cuscuz em um recipiente de vidro resistente ao calor e tampar com um prato de cabeça para baixo. Bote 1 minuto e meio e espere. Se depois deste tempo ainda não estiver bom, acrescente mais 1 minuto e meio. Uma dica é colocar o recipiente do cuscuz dentro de outro pote com água. Assim você também cozinha no vapor e diminui as chances de queimar.
Como fazer cuscuz no prato
O último truque é fazer a receita de cuscuz no prato, usando um pano e uma panela comum. Primeiro coloque o cuscuz em um prato fundo e largo o bastante para cobrir a panela. Depois bote um pano de prato limpo por cima e amarre bem firme na parte debaixo. Ligue o fogão e coloque uma panela com água dentro.
Quando começar a ferver, bote o prato de cuscuz de cabeça para baixo sobre a panela. Assim o vapor da água vai passar pelo pano e cozinhar o cuscuz enquanto o prato serve como tampa e mantém o cuscuz firme no lugar. Espere uns 15 minutinhos e então tire o cuscuz, desvire, solte o pano e pronto!
5 receitas de cuscuz para colocar os truques na prática
O cuscuz marroquino é mais soltinho e precisa de menos água, mas seu sabor é garantia de sucesso em qualquer lugar.
Cuscuz nordestino é bem simples e leva poucos ingredientes. O jeito mais clássico de consumir é com uma boa manteiga.
O cuscuz paulista é bem completo e coloridos, com tantos ingredientes que vira uma refeição completa.
Esta receita de cuscuz simples é ideal para quem quer começar a aprender a fazer cuscuz sem ter medo de errar no ponto ou no tempero.
A farofa de cuscuz substitui a tradicional farofa naquele almoço com toda a família.