O cuscuz marroquino é um prato tradicional da culinária árabe, conhecido por sua textura leve e sabor marcante. Esta receita traz uma combinação de sabores exóticos e ingredientes especiais que enaltecem a riqueza da gastronomia do Oriente Médio. O cuscuz marroquino, feito a partir da semolina de trigo, ganha vida com o preparo cuidadoso. Começando pelo processo de hidratação da semolina com caldo de legumes, seguido pelo acréscimo da mistura de amêndoas torradas, uvas-passas e damascos. Esses ingredientes conferem ao prato uma explosão de sabores e texturas, trazendo uma doçura natural e crocância inigualável. A fragrância e os aromas envolventes do alho e da cebola fritos em azeite, adicionados aos toques levemente picantes da pimenta-do-reino, resultam em uma harmonia perfeita para temperar o cuscuz. A salsinha fresca, ao final, adiciona um frescor especial a essa preparação. Este cuscuz marroquino é uma excelente opção para quem busca uma experiência culinária autêntica e memorável. Pode ser servido como prato principal ou acompanhamento, cativando paladares com seu sabor único e irresistível. Explore os encantos da cozinha árabe com esse cuscuz marroquino, trazendo à mesa toda a tradição e delícias desse país tão rico em gastronomia.
Ingredientes (6 porções)
- 1 copo americano /250 g de cuscuz marroquino (semolina)
- 2 copos americano de água fervendo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 tablete de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 6 colheres (sopa) de cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinho
- 100 g de amêndoas laminadas e torradas
- 4 colheres (sopa) de uvas-passas
- 4 colheres (sopa) de damascos picados
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
Opcional: substituir as uvas passas, damasco e amêndoas por
- 1/2 kg de camarões pequenos limpos picados
- 03 tomates sem pele picados
Modo de preparo
- 1
Em uma frigideira com azeite, frite a cebola, o alho, acrescente as amêndoas e salteie, em seguida adicione as uvas passas e o damasco.
- 2
Em um refratário, dissolva o caldo de legumes em água fervente e adicione uma colher de manteiga, coloque todo o cuscuz nesta água, cubra e deixe descansar por 5 minutos para que o cuscuz absorva toda a água.
- 3
Junte a mistura de amêndoas ao cuscuz e misture bem, acertando o sal e colocando pimenta a gosto.
- 4
Salpique com salsinha picada.
Informações adicionais
Além da receita de cuscuz marroquino: conheça outros tipos de cuscuz
Você sabia que cuscuz é um nome dado a diferentes pratos? Para saber mais sobre eles, veja a seguir quais são as diferenças entre cuscuz paulista, marroquino e nordestino e descubra como é cada um deles é feito.
Cuscuz marroquino (ou couscous marroquino)
A receita de cuscuz marroquino é feita de sêmola hidratada, adicionando água ou caldo, e temperos à moda do cozinheiro. Servido com carnes, peixes ou legumes, esse cuscuz é muito saboroso e versátil, o que o torna um ótimo acompanhamento. Para obter o melhor sabor, ele não deve ser requentado antes de posto à mesa, mas sim, servido em temperatura ambiente.
Cuscuz paulista
O cuscuz paulista paulista pode ser preparado com diversos ingredientes, que variam de acordo com o gosto pessoal do cozinheiro. Ele é feito à base de farinha de milho e é servido frio. Temperos como alho e cebola estão muito presentes nas receitas, assim como pimentões, ovos, frago, sardinha, tomate e camarão.
Cuscuz nordestino
No nordeste do país, assim como em alguns locais do Norte, a receita de cuscuz é feita com flocos de milho. Servido quente, ele pode ser recheado com carne de sol e queijo e é muito consumido no café da manhã, geralmente acompanhado de manteiga e uma xícara de café quentinho.
Agora que você já sabe como fazer cuscuz marroquino, veja também:
Cuscuz sem cuscuzeira: truques para fazer cuscuz na panela de pressão, no micro-ondas e mais
Como fazer cuscuz corretamente: veja o passo a passo
11 receitas com flocão de milho versáteis que são de dar água na boca