Seja nordestino ou paulista, o cuscuz é adorado pela maioria dos brasileiros. Normalmente feito a partir dos flocos ou da farinha de milho hidratada, pode ser consumido com manteiga no café da manhã, no acompanhamento de pratos principais e sopas, além de figurar como a estrela da sua festa junina. Mas como fazer cuscuz? Como hidratar corretamente? O passo a passo exige alguns pequenos truques, mas não precisa se preocupar. Vamos contar tudo que você precisa saber para fazer esse prato delicioso.
Veja dicas de como fazer cuscuz corretamente
Aprenda dicas de como fazer cuscuz
Muita gente prefere o cuscuz paulista, que na sua receita é misturado com outros ingredientes. Já uma boa parte das pessoas gosta mais do tradicional nordestino. Mas não importa o preparo, a ideia é conseguir um cuscuz molhadinho e bem macio, então vamos às dicas para isso.
De olho nas medidas
Em primeiro lugar, é preciso saber as medidas corretas para fazer um bom cuscuz. Afinal, errar na quantidade de água e farinha, para mais ou menos, pode deixá-lo muito seco ou transformar o seu prato em um mingau de milho. Então anota aí: é recomendada a proporção de uma xícara de farinha de milho - ou, na equivalência culinária, cerca de 150 g - para cada 100 ml de água. Então, seguindo essa regra, caso você use 300 g de farinha, precisa de 200 ml de água.
Para ingredientes adicionais, como leite de coco, sal, temperos ou manteiga, faça de acordo com o seu gosto. Se você não tem muita intimidade com a cozinha, siga uma das nossas receitas de cuscuz para não ter erro.
Hidratar a farinha: um passo importante
Hidratar a farinha ou o flocão é bastante importante para fazer com que seu cuscuz não fique quebradiço seco e, consequentemente, ruim de comer. Então lembre-se sempre de cumprir esse passo!
Incorpore água à farinha aos poucos, usando as mãos ou uma colher para mexer, até sentir que todo o líquido foi bem absorvido. Depois, adicione mais um pouco de água até formar uma espécie de massa dura e uniforme. Deixe descansar por alguns minutos, sempre observando, e o ponto estará certo quando você notar água escorrendo ao apertar um punhado dessa massa e ela deixar de quebrar na mão.
Como cozinhar o cuscuz
Depois da farinha devidamente hidratada e da massa pronta, é hora de começar a cozinhar. Nessa etapa, você pode usar uma cuscuzeira ou improvisar em uma panela comum, como nessa receita de cuscuz sem cuscuzeira.
Coloque água no fundo de qualquer uma das panelas, encaixe o compartimento de vapor e bote a massa de cuscuz dentro, tomando cuidado para não apertar e compactar. Depois é só tampar a panela e deixar cozinhar em fogo alto até começar a sair vapor. Feito isso, diminua o fogo e deixe por, aproximadamente, mais 10 minutos. Abra a panela de vez em quando para verificar se está macio.
Coma do jeito que quiser
Depois que você aprendeu como fazer cuscuz, é só comer como preferir. Que tal aproveitar as principais receitas com cuscuz do nosso site e comer as mais variadas versões desse prato delicioso? Então escolha a sua e corra para fazer.
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=F3CAFJgok9w&t=24s[/embed]