O preparo de pratos para a ceia de Natal consiste em diversas horas utilizando o gás para garantir uma mesa farta. Isso vai desde o preparo de um arroz simples até ao processo de assar um peru no forno. Mesmo assim, existem algumas dicas e truques para ajudar a economizar gás na hora da ceia. Venha descobrir no TudoGostoso e tenha um Natal mais econômico!
Asse mais de um prato no forno
Asse vários pratos simultaneamente para aproveitar o tempo de cozimento do forno ao máximo. O sabor de um dos pratos não interfere no outro. Carnes e aves podem ser envolvidas em papel-alumínio para concentrar o calor e acelerar o tempo de preparação. Da mesma forma, o pudim também pode ser feito com outras sobremesas, como algum tipo de bolo. Para essa dica dar certo, o essencial é apenas não misturar os pratos salgados com os doces para evitar algum problema.
Evite ficar abrindo o forno
Não abra a porta do forno com frequência, pois isso faz com que a temperatura interna caia, exigindo mais gás para recuperar o calor. Abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita perfeita para o desperdício de gás e nós não queremos isso, não é mesmo? Tente observar os alimentos utilizando a luz interna ou utilize uma lanterna para poder checar melhor o ponto de cozimento dos alimentos.
Corte bem os alimentos
Alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado, exatamente o contrário dos alimentos maiores que exigem mais tempo para cozinhar. Por isso, se for possível, corte-os em pedaços menores. Como no caso da farofa pro Natal, o recomendado é cortar as linguiças e o bacon em pequenas porções para que fiquem tostados com mais facilidade.
Utilize as panelas de forma correta
Cozinhe com as panelas sempre tampadas para reter o calor e acelerar o processo de cozimento, fazendo com que a temperatura fique concentrada dentro do utensílio de cozinha. Além disso, use panelas que se ajustem ao tamanho da boca do fogão para evitar a dispersão de calor.
Descongele os alimentos com antecedência
Muitas pessoas vão às compras de alimentos como o chester e o peru com antecedência, colocam esses alimentos na parte do freezer para conservar e não apodrecerem. Se esse for o caso, descongele-os antes de cozinhar para reduzir o tempo necessário no fogão ou forno. Se possível, deixe de um dia para o outro para o tempo ser suficiente.
Veja mais
Ceia de Natal: como calcular a quantidade de comida por pessoa? Vem que o TudoGostoso responde!
Quanto custa a ceia de Natal do melhor restaurante do Brasil? Vem que o TudoGostoso te conta!
Dossiê do Chester: entenda se ave de Natal é frango e confira guia completo para temperar, tempo para assar e deixá-lo suculento